“Legendary” é a mais nova forma de utilizar a Epic Games Store no Linux

legendary

Enquanto a Epic Games Store não tem previsão de uma versão oficial lançada para Linux, a comunidade está dando o seu “jeitinho” para tornar o uso dos serviços da empresa o mais simples possível no sistema do pinguim.

Mais uma alternativa para a Epic Games Store no Linux

Conforme mostramos aqui no blog, é possível instalar a versão para Windows da Epic Store nas distribuições Linux através do Lutris, porém, um grupo de desenvolvedores de boa vontade está trabalhando em uma aplicação não oficial nativa para facilitar os procedimentos de instalação, manutenção e execução de todos os jogos da sua biblioteca da Epic Games no Linux.

O projeto denominado “Legendary” é multiplataforma, funcionando até mesmo no próprio Windows. Atualmente o software pode ser utilizado através de uma interface gráfica não oficial chamada Heroic ou em modo texto através do terminal. Além disso, a implementação de uma interface gráfica oficial está nos planos e deverá ser entregue pelos desenvolvedores assim que possível.

Do que o Legendary é capaz?

Mesmo funcionando apenas em modo texto, o uso do Legendary é bastante simples e a aplicação já conta com um número significativo de funcionalidades, entre elas:

  • Autenticação com os serviços da Epic Games;
  • Download e instalação de quaisquer jogos e DLCs;
  • Instalação de patches e atualizações para os jogos instalados;
  • Suporte a jogos com autenticação online (como jogos multiplayer);
  • Sincronização com os seus saves na nuvem;
  • Execução de jogos via Wine;
  • Importação e exportação de jogos da Epic Games Store.

As funcionalidades que atualmente encontram-se nos planos dos desenvolvedores são:

  • Desenvolvimento de uma GUI (interface gráfica) simples para o gerenciamento dos jogos;
  • Melhores interfaces para que outros desenvolvedores possam utilizar a “Legendary” em seus próprios projetos;
  • Muitas correções de bugs e otimizações.

Como instalar o Legendary nas distros Linux

Até o momento em que este artigo está sendo produzido a aplicação está sendo distribuída oficialmente nos repositórios do Fedora, OpenSUSE, Manjaro/Arch Linux e Gentoo. Também está nos planos dos desenvolvedores adicionar o software nos repositórios de todas as principais distribuições Linux para desktop.

Por ainda não conter um ícone atrelado ao software nos repositórios das distros, talvez não seja possível encontrar a aplicação através da loja de aplicativos, tornando necessário o uso do terminal para realizar a instalação da aplicação.

Para instalar o Legendary no Fedora basta rodar o comando abaixo no seu terminal:

sudo dnf install legendary

No OpenSUSE o comando é o seguinte:

sudo zypper install legendary

No Manjaro ele pode ser instalado graficamente pelo Pamac, ou via linha de comando dependendo de qual é o “AUR Helper” que está instalado no seu sistema. Por exemplo, para instalar via terminal com o “yay” o comando é o seguinte:

yay -S legendary

No Gentoo primeiro você precisa adicionar o repositório “guru”, e, em seguida, instalar o software utilizando o comando a seguir:

emerge games-util/legendary

Caso a sua distribuição não esteja na lista acima, a única forma de instalar o Legendary atualmente é compilando a partir do código-fonte.

Como utilizar o Legendary

Uma vez instalado, o primeiro passo é autenticar na sua conta da Epic Games Store. Para isso, rode o comando abaixo no seu terminal:

legendary auth

Isso abrirá automaticamente o seu navegador padrão na página de login da Epic Store. Não feche o seu terminal!

login epic games

Digite as suas credenciais e clique em “Entre na sua conta agora”. Feito isso, será exibida uma tela semelhante ao que é mostrado na imagem acima, contendo um número identificado como “Sid”. Copie este número, cole-o no terminal e pressione “Enter”.

KrMQJY6qfmPDk3UUaw3YiR8Sb4PUUF6KNh4833FrvMwaHOAKpCArxyfNj

Feito isso você deverá receber uma mensagem semelhante à  mostrada na imagem acima.

Instalando games através do Legendary

Para instalar um jogo, você precisará listar quais são os títulos  disponíveis na sua conta, para assim descobrir qual é o codinome do jogo desejado. Utilizando o comando abaixo será exibida uma lista semelhante ao que é mostrado na imagem a seguir (contendo os jogos da sua biblioteca):

legendary list-games
legendary

Preste a atenção na palavra que aparece após “App name:” ao lado do nome de cada título. Esses são os codinomes dos jogos, e, é essa palavra que você irá utilizar para instalar o jogo desejado.

Seguindo esse exemplo, para instalar o Assassins Creed Syndicate, o comando ficará assim:

legendary install Albacore

Para desinstalar um jogo basta substituir a palavra “install” por “uninstall” no comando acima.

Para jogar um game que você já tem instalado basta rodar o comando “legendary launch nomedoapp”, substituindo “nomedoapp” pelo nome do jogo desejado. Seguindo com o nosso exemplo de Assassins Creed Syndicate o comando para iniciá-lo ficaria da seguinte forma:

legendary launch Albacore

A lista completa com todos os comandos que podem ser utilizados com o Legendary pode ser encontrada na página do software no Github.

Isso é tudo pessoal! 😉


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Divulgue o seu canal no YouTube gratuitamente no Diolinux
Continue lendo

Divulgue o seu canal no YouTube gratuitamente no Diolinux

A equipe do Diolinux vai dar uma oportunidade muito bacana para quem está pensando em iniciar um canal no YouTube para falar sobre Linux ou que já tem um canal que envolve o sistema de alguma forma, vamos ajudar você a ser conhecido pelo público, e o que é melhor... GRATUITAMENTE!