Muitos usuários gostam de personalizar o seu desktop Linux, preferindo em alguns casos por uma dock na parte debaixo, assim para “ficar parecido” com a dock do macOS. Uma dock que faz essa função, é o Latte Dock.
Essa dock foi pensada e desenvolvida para quem usa KDE, assim dando uma harmonia ao ambiente utilizado. Ela é a fusão de outros dois projetos, o Now Dock e Candil Dock, assim “nascendo” o Latte Dock.
No anúncio oficial no blog, Michail Vourlakos (psifidotos) , lista algumas melhorias feitas na dock e novidades, como:
- O Latte quando transparente, a cor da janela aberta será usada;
- Os indicadores agora ganharam suporte aos estilos do Unity e do Dash to Panel, podendo ser instalados através da Store do KDE;


- Múltiplos Layouts em diferentes atividades dentro do KDE Plasma;
- Configurações mais flexíveis da dock / painel, assim se ajustando ao gosto do usuário;
- Emblemas para notificações de atalhos aperfeiçoada;
Michail também comentou, que atualmente ele é o único dev do Latte Dock, por isso ele vai estar focado nas correções de bugs e melhorias no código. Novas funções, no momento ele não está interessado, a não ser que outros devs queiram ajudá-lo, sendo que essas solicitações devem ser reportadas no bugs.kde.org. A solicitação vai ficar aberta por um mês, se não tiver nenhum retorno, ela será fechada.
Para rodar o Latte Dock você vai precisar do Qt na versão 5.9 (mínimo) ou na 5.12 e o Plasma nas versões 5.12 (mínimo) ou na 5.15. Para baixar a nova versão, a 0.9.0, você pode tanto usar o download.kde.org ou store.kde.org e seguir às instruções de instalação.
Para ver o post completo do anúncio, com vídeo do Dev explicando cada função nova, basta acessar aqui.
Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá no nosso fórum. Espero você até a próxima, um forte abraço.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.