Retrospectiva 2020: As 5 notícias mais marcantes!

Retrospectiva 2020: As 5 notícias mais marcantes!

O ano de 2020 está quase no fim e durante ele, tivemos vários acontecimentos, bons e ruins que mudaram nossa forma de ver muita coisa ao nosso redor. Humanamente falando, pudemos provar da empatia de muitas pessoas somadas ao descaso de outras.

2020 foi um ano atípico para todos nós, onde tivemos que nos adaptar nesta época de pandemia. Da mesma forma, também no mundo tecnológico tivemos grandes feitos, sejam bons ou ruins. 

Será que estamos preparados para rever todo o nosso passado dentro do espaço de tempo de um ano? Conseguimos acompanhar todas as mudanças que aconteceram no espectro tecnológico? Em um ano, muitas coisas mudaram e aconteceram. Cabe a nós listarmos as mais importantes.

Sendo assim, prepare sua bebida favorita e vamos conferir agora os principais acontecimentos no mundo virtual que conseguimos acompanhar dentro deste tão longo e, ao mesmo tempo curto, ano de 2020.

Os impactos do Coronavírus no mercado

Bem, dentre todos os acontecimentos globais de 2020, o Coronavírus foi um dos mais importantes, já que alterou diretamente o modo como nós vivemos. Grandes escritórios adotaram o trabalho remoto, algo que segundo várias empresas, nunca iria emplacar.

Além do trabalho remoto, que teve um grande impacto, várias coisas rotineiras em nossas vidas foram alteradas, como formas de pagamento, entretenimento, e até mesmo, o famoso “rolê” do final de semana onde íamos a um bar ou alguma lanchonete comer um lanche.

O streaming de conteúdo ficou em alta, seja através da Netflix, Prime Video, live streams na Twitch ou shows ao vivo de artistas no Youtube. Assim como o streaming, o delivery ficou bastante famoso e a demanda de produtos em supermercados, lanchonetes e restaurantes ficaram cada vez mais digitais.

Mesmo com vários impactos negativos, a pandemia nos trouxe alguns impactos positivos que levaremos ao longo de nossas vidas. Temos um artigo bastante completo falando um pouco mais sobre como o Coronavírus afetou positivamente o mercado.

Lembrando, que ainda estamos em meio a uma pandemia, então, evite sair desnecessariamente, e se possível evite aglomerações.

Linux Mint e os Snaps

Outro assunto que teve bastante repercussão no mundo Linux foi a polêmica criada pelo Linux mint quanto a adoção dos snaps em sua versão 20.

O sistema operacional que é bastante querido por brasileiros e iniciantes do mundo Linux por sua semelhança ao sistema da Microsoft, decidiu remover e “proibir” a instalação de aplicativos no formato Snap da Canonical em seu sistema.

Poucas novidades, muita polêmica! – Linux Mint 20 Beta

O desenrolar da história se iniciou graças ao aplicativo “Chromium”, um navegador de internet que é uma alternativa open source ao Google Chrome. Ao instalá-lo no Ubuntu através do APT, o gerenciador de pacotes padrão do Debian/Ubuntu/Mint, ele instalava a versão em snap da aplicação sem notificar o usuário.

Para resolver esse impasse, a equipe do Linux Mint optou por desativar o suporte a pacotes snaps da Canonical em seu sistema operacional, que curiosamente utiliza os repositórios da Canonical para se manter em pé com sua versão padrão.

Durante muito tempo, os usuários ficaram órfãos do navegador Chromium, porém, a versão 20.1 do sistema trará o navegador em seus repositórios. A Canonical abriu um diálogo com a equipe do Linux Mint para que juntos possam resolver esse problema.

Pagamentos em um PIX

Como dito acima, várias coisas foram trazidas juntamente com a pandemia, e a inovação foi uma delas. Desenvolvido pelo Banco Central, o Pix é uma tecnologia de pagamentos que tem em seu propósito democratizar o mercado financeiro e resolver problemas como custos e prazos.

De forma bastante diferente de serviços como TED e DOC, o Pix irá funcionar 24 horas por dia e 7 dias por semana, realizando operações monetárias de forma instantânea. A equipe do Blog Diolinux esteve em uma reunião online para apresentação da nova solução de pagamentos, e temos um artigo completo para que você fique antenado.

Youtube-dl desativado

O Youtube-dl é um projeto bastante querido por vários usuários. A partir dele é possível realizar downloads de várias plataformas de distribuição de conteúdo em formato de vídeo, auxiliando bastante o consumo de conteúdo educacional em locais com internet limitada.

Há alguns poucos meses, a equipe da RIAA (Recording Industry Association of America, Inc.) notificou o projeto pela lei de direitos autorais DMCA (Digital Millennium Copyright Act), e exigiu a remoção do projeto pela Microsoft, detentora do Github.

A Microsoft, foi bastante criticada por “ceder” facilmente ao pedido, porém, em pouco menos de um mês, a equipe do GitHub conseguiu reativar o repositório, após resolver os problemas legais com a RIAA.

Mudanças no CentOS

Por último, mas não menos importante, o CentOS, uma distribuição Linux focada em servidores baseada no Red Hat Enterprise Linux, teve sua versão estável descontinuada pela Red Hat, ficando apenas com sua versão “rolling release”.

Essa mudança gerou bastante revolta nos usuários do sistema, que teriam que migrar para o RHEL caso quisessem continuar utilizando a versão estável, e durante esse processo, alguns projetos já consolidados, como o Oracle Linux, decidiram que era hora de tirar uma “lasquinha” dessa decisão da Red Hat.

Mesmo com o “fim” do CentOS, o mundo open source não para e já existem projetos focados em substituir o CentOS, como o Cloud Linux.

Considerações finais

Essas foram apenas  5 notícias muito marcantes no mundo da tecnologia e open source no ano de 2020, mas você pode sempre colaborar nos comentários, com sua lista de notícias!

Desde já um feliz e próspero ano novo, e que possamos continuar juntos em 2021!

Nos vemos no próximo artigo!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Como proteger os dados de sua empresa de maneira clara e eficiente
Continue lendo

Como proteger os dados de sua empresa de maneira clara e eficiente

Proteger as informações particulares e da sua empresa, sempre foram questões importantes, que devem ser discutidas e informadas. Por isso trazemos um artigo feito por Claudio Tadeu Lima Filho e Longinus Timochenco são, respectivamente, coordenador de Segurança da Informação e diretor de Cyber Defense da Stefanini Rafael na América Latina.
Por que o inglês é vital para os profissionais de TI?
Continue lendo

Por que o inglês é vital para os profissionais de TI?

Apesar de ser apenas a terceira língua mais falada do mundo – atrás de mandarim e espanhol, acredite – o inglês é considerado hoje o idioma universal. Falar inglês significa ser capaz de se comunicar em basicamente qualquer lugar do mundo, ter a possibilidade de ganhar mais e hoje, na era da globalização, ser capaz de consumir conteúdos de qualquer canto do planeta em apenas alguns cliques.