Notícias

CloudLinux cria um novo sistema para substituir o CentOS

A recente decisão da Red Hat em descontinuar o CentOS fez com que muitos usuários “torcessem o nariz” para a empresa. A distro que já estava no mercado há 16 anos e era como se fosse um “preview” para o Red Hat Enterprise Linux (RHEL) angariou um grande número de usuários ao longo de todos esses anos e conforme relatamos no artigo que fizemos sobre o assunto, todas essas pessoas terão até no máximo o final de 2024 para largar de vez o CentOS.

O efeito Fênix

Conforme é dito por algumas pessoas internet afora, projetos livres/open source não realmente morrem, apenas adormecem ou se modificam.

A vantagem de projetos de softwares com o código aberto é que eles podem ser continuados a partir do ponto em que pararam, mesmo após os seus desenvolvedores originais os abandonarem. Softwares abertos sempre podem “ressurgir das cinzas”.

A decisão tomada pela Red Hat, pôs sim um fim na linha de desenvolvimento original do CentOS, mas não necessariamente matou o sistema operacional. O fato do projeto ter acabado não significa que todo o trabalho que levou a distro a ser o que ela é, tenha ido “ralo abaixo”.

Dentre as diversas tentativas de terceiros continuarem o desenvolvimento do CentOS que já surgiram ou virão a surgir, esta é aquela que neste momento me parece provavelmente ser a mais promissora delas: o CloudLinux OS.

Quem é esse tal de CloudLinux OS e o quê ele quer?

O CloudLinux OS não está “nascendo” agora, visto que o mesmo já existe desde 2010. O projeto que é mantido pela empresa também denominada “CloudLinux” sempre foi um fork do CentOS. E, agora que o sistema de origem “deixará de existir”, a CloudLinux decidiu criar um novo projeto intitulado “Project Lenix”, baseando o seu S.O. diretamente no Red Hat Enterprise Linux.

O “nova” distro que será patrocinada pela CloudLinux continuará sendo livre, direcionada à comunidade e completamente compatível com o RHEL 8 (e versões posteriores). A empresa sediada nos Estados Unidos e liderada por Igor Seletskiy, Jim Jackson e Peter Bauert irá investir cerca de um milhão de dólares por ano no seu novo projeto e planeja criar nos entornos do mesmo uma comunidade grande e sólida semelhante a do próprio CentOS.

Por que a CloudLinux está fazendo todo esse investimento?

O trio americano espera pôr a CloudLinux “no mapa”, alcançando um alto nível de crescimento proporcionando às pessoas a possibilidade de conhecerem todas as soluções que ofertam, como por exemplo o seu software de updates que não exige uma reinicialização do sistema e o seu serviço de suporte estendido.

Segundo o que foi divulgado no artigo oficial de lançamento do novo projeto, a CloudLinux tem tudo o que precisa para tornar este novo objetivo uma realidade. Contando com toda a sua infraestrutura, softwares e a experiência de uma grande equipe de desenvolvedores com mais de uma década de trabalho construindo e mantendo um sistema operacional provindo do Red Hat Enterprise Linux.

Conforme foi explicado por Igor Seletskiy:

“Red Hat’s announcement has left users looking for an alternative with all that CentOS provides and without the disruption of having to move to alternative distributions. We promise to dedicate the resources required to Project Lenix that will ensure impartiality and a not-for-profit community initiative. CloudLinux already has the assets, infrastructure, and experience to carry out the mission, and we promise to be open about the process of developing Project Lenix.”

“O anúncio da Red Hat deixou os usuários procurando por uma alternativa capaz de oferecer tudo o que o CentOS entregava e sem o transtorno de ter que migrar para uma distro alternativa. Nós prometemos dedicar os recursos coletados para o Projeto Lenix, o que irá garantir a imparcialidade e uma iniciativa comunitária sem fins lucrativos. A CloudLinux já possui os recursos, a infraestrutura e a experiência para seguir com esta missão, e nós prometemos sermos abertos sobre o processo de desenvolvimento do Projeto Lenix.”

O quê a comunidade ganha com isso?

Aqueles que atualmente encontram-se utilizando a versão 8 do CloudLinux OS podem ficar tranquilos, já que o mesmo continuará recebendo updates de segurança até 2029, e contará com planos de suporte estendido para os anos seguintes.

Você que está rodando o CentOS 8, que possui suporte oficial até o final de 2021, poderá migrar para o nosso novo sistema baseado no Red Hat Enterprise Linux que será bastante similar ao atual CentOS. Este também possuirá suporte até 2029, e será completamente gratuito.

A melhor notícia para os atuais usuários do CentOS 8 é que, a migração poderá ser feita simplesmente rodando um comando que irá alterar as “chaves” e os repositórios originais pelos do nosso novo sistema. Nenhuma formatação será necessária, o que deve evitar quaisquer perda de dados e tempo.

O quê você acha sobre a descontinuação do CentOS e sobre a solução que está sendo ofertada pela CloudLinux? Conte-nos nos comentários abaixo!

Isso é tudo pessoal! 😉

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!