Se você é um leitor assíduo do blog Diolinux, já deve conhecer uma pequena parte da minha jornada e saber que o uso de tecnologia nas escolas é uma pauta que particularmente me chama a atenção.

Eu passei um bom tempo em uma escola trabalhando como voluntário, gerenciando projetos voltados à comunicação e tecnologia, sempre procurando uma máquina para migrar para Linux, ou, uma solução que pudesse ser utilizada em sala de aula para facilitar a vida dos professores e alunos.

No artigo de hoje, vamos conhecer uma ferramenta voltada a educação que se popularizou bastante durante a pandemia do Covid-19 e certamente será bem-vinda para que as escolas se tornem cada vez mais tecnológicas, o Google Classroom.

Os problemas para a criação de escolas 100% digitais

Sabemos que o processo de informatização de ambientes escolares sempre caminhou a passos curtos, embora diversas escolas utilizem computadores para tarefas administrativas como digitação de provas, controle de notas e slides para auxílio em aula, a migração para um workflow 100% digital ainda está longe de acontecer.

Durante os cinco anos em que estive de voluntário na minha antiga escola, sempre me perguntava o porquê das escolas não utilizarem a tecnologia a favor do ensino. Com base no convívio e conversas com meus professores, me deparei com alguns motivos.

O primeiro se deve ao fato de que uma migração neste nível, seria um processo “trabalhoso”, visto que diversos setores como secretarias, direção e corpo docente precisariam ser treinados para se adequar as novas tecnologias utilizadas em classe.

Outro fator que posso citar, está relacionado a uma falta de boas soluções para realizar tarefas de gerenciamento escolar, onde o professor pudesse com facilidade, lançar notas, trabalhos, confirmar presença e até mesmo aplicar provas enquanto compartilhava estes dados com setores como a secretaria ou direção.

Google Classroom, uma solução simples e intuitiva

Pensando em trazer ainda mais tecnologia para o setor escolar o Google lançou em 2014 uma solução que seria revolucionária no futuro próximo, o Google Classroom, com seu sistema de gerenciamento de conteúdo escolar.

Ele foi pensado inicialmente como mais uma aplicação da iniciativa Google for Education, onde os professores pudessem compartilhar materiais complementares das suas aulas e tivessem uma relação mais próxima com os alunos. Porém, com o avanço das tecnologias da empresa ele acabou ganhando diversos recursos.

Atualmente, ele pode ser usado como um ambiente escolar completo, onde os alunos podem interagir com os professores e outros alunos, além de permitir aos professores aplicarem provas utilizando formulários e até mesmo dar aulas ao vivo com o Google Meet.

image 5

Alguns recursos do Google Classroom

Para ser utilizado em larga escala em instituições de ensino como escolas e faculdades, o Google Classroom precisa de oferecer recursos que façam com que tanto os alunos quanto os professores se sintam em uma sala de aula.

Todo o poder do Google Docs

Para entregar uma grande variedade de recursos, o Google oferece uma integração completa com grande parte das aplicações disponíveis na empresa, como a suíte de escritório Google Docs e o Google Drive.

image 4

Aproveitando que estamos falando das integrações com o Google Docs, ele permite aos professores criar seus materiais diretamente da plataforma, desde os slides que serão utilizados como material complementar, até as provas que podem ser feitas com o Formulários do Google, permitindo que você possa corrigi-las automaticamente.

O docente ainda pode definir os alunos que irão fazer determinadas atividades, a pontuação que cada atividade terá e um prazo de entrega final.

image 3

Vale dizer que não são apenas os professores que irão se beneficiar do uso dos aplicativos do Google, visto que os alunos podem utilizar soluções como o Google Agenda e até mesmo o aplicativo de Tarefas do Google para se manterem organizados e com os estudos em dia.

image 2

Suas aulas ao vivo ou gravadas, da forma que preferir

Bem, dar aulas através do Google Classroom está longe de ser uma tarefa complicada, pois ele se integra a outros dois serviços da empresa, o YouTube e o Google Meet. Que são verdadeiros aliados na hora de compartilhar conhecimento com seus alunos.

Independentemente da forma que você escolha para dar suas aulas em vídeo, ao vivo ou gravadas, você ainda pode utilizar outras tecnologias do Google para deixar seu conteúdo ainda mais dinâmico e intuitivo, como o Apresentações do Google e o Jamboard.

image 1

Caso você ainda não saiba o que é o Google Jamboard, ele é um aplicativo de lousa interativa do Google que te permite desenhar, escrever, inserir imagens e até mesmo post-its, servindo como um quadro escolar digital completo com o qual você pode salvar todos os conteúdos de suas aulas.

image

Certamente, esta solução irá elevar ainda mais o nível de suas aulas online e combinada com todo o poder que o Google oferece, pode mudar o ensino à distância (e presencial) da forma que conhecemos.

Google Classroom + Chromebooks

A Google já é altamente reconhecida por seu navegador e ele fez tanto sucesso entre os usuários de computadores e celulares, que se tornou a base de um sistema operacional poderoso, o Chrome OS que vêm embarcado nos Chromebooks.

Eles são computadores de baixo custo que possuem um desempenho muito satisfatório, devido à leveza e otimização que a Google trouxe para o sistema operacional baseado em Web e pode executar aplicações de Android e Linux.

Por serem hardwares de baixo custo, diversas instituições de ensino começaram a oferecê-los como uma opção para que os alunos possam ter suas aulas, por um e-mail institucional em que podem ter acesso às salas de aula no Classroom e um Google Drive exclusivo para as aulas.

Inovando a forma de ensinar

Algumas instituições de ensino já implementaram o uso do Google Classroom para aumentar a qualidade do ensino à distância durante a pandemia e minha antiga escola foi uma destas instituições.

Durante uma conversa com alguns professores que já tinham cerca de 20 anos dando aulas e tiveram que se adaptar ao novo sistema de ensino, perguntei o que eles acharam do Google Classroom e a opinião deles sobre o uso da ferramenta do Google após a pandemia.

Todos com os quais eu conversei gostaram de trabalhar com a plataforma de ensino do Google e disseram que pretendem utilizá-lo como uma ferramenta complementar as aulas presenciais, para compartilhar com seus alunos conteúdos extras e atividades como dever de casa.

Você já conhecia o Google Classroom? O que acha desta ferramenta do Google? 

Até o próximo artigo pinguim!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste