A popularidade do navegador está muito longe do que já foi, mas ao que tudo indica, esse não é um fator que desanime a equipe da Mozilla de continuar trabalhando para entregar um produto cada vez melhor! E o Firefox 102 está oferecendo uma ótima experiência de uso.
O que foi melhorado no Firefox 102
Uma das novidades do Firefox 102 que mais se destaca é a implementação do GeoClue. Trata-se de um software de código livre exclusivo para as distribuições Linux que utiliza informações de diversas fontes para prover a localização geográfica aproximada do usuário para programas que utilizam este tipo de recurso.
O GeoClue pode determinar a sua localização com base em informações como: GPS, Wi-Fi, modems 4G, endereço de IP, entre outros.
No Firefox, o GeoClue irá melhorar a experiência de uso de sites como o Google Maps e serviços de streaming como a Netflix, que oferecem conteúdos conforme a localização geográfica do usuário.
Outras novidades da versão 102
Outras melhorias do Firefox 102 estão relacionadas a acessibilidade, mais especificamente, direcionadas para pessoas com deficiência visual. A partir dessa versão, ao utilizar um leitor de tela no Windows, pressionar a tecla “Enter” para ativar o elemento selecionado não irá mais falhar ou ativar o elemento errado.
Além disso, avanços na segurança e usabilidade também foram implementadas, como:
- Agora será possível desativar o painel “pop up” que se abre automaticamente ao iniciar um novo download;
- A proteção contra rastreio (tracking) foi aprimorada e agora consegue mitigar um número maior de parâmetros quando a opção de privacidade “Rigoroso” estiver ativada nas configurações;
- A decodificação de áudio foi movida para um processo separado, aprimorando a estabilidade do app;
- Um novo visualizador de PDF com melhorias relacionadas a renderização foi adicionado ao Firefox 102;
- Adicionado suporte a Content-Security-Policy (CSP) e integração com WebAssembly;
- Um grande número de correções de bugs e ajustes de segurança também foram adicionados ao navegador.
O Firefox 102 é uma versão ESR (Extended support release/lançamento de suporte extendido) que veio para substituir a versão 91, que terá o seu suporte encerrado no dia 20 de setembro de 2022.
A minha experiência recente com o Firefox
Há alguns anos, o Google Chrome é o meu navegador principal. Porém, todas as melhorias que a equipe do Firefox tem feito chamaram muito a minha atenção e há algumas semanas, decidi dar uma chance ao navegador.
Após algumas semanas de testes, cheguei a conclusão de que é perfeitamente possível, para mim, utilizar o Firefox como navegador padrão. Porém, a experiência sem dúvida é inferior àquela que eu encontro no Google Chrome.
Mais lento, mais bugs, porém ainda utilizável
O carregamento de uma boa parte das páginas é perceptivelmente mais lento e alguns sites apresentam bugs que atrapalham bastante a navegação. O exemplo mais notável foi o site de streaming OiPlay, em que os conteúdos são exibidos sem os seus títulos e imagens de capa.
Você utiliza o Firefox ultimamente? Conte-nos como é a sua experiência com este e outros navegadores que não utilizam o Chromium como base.
Isso é tudo pessoal! 😉