Passamos cerca de 10 anos de nossa vida no ambiente escolar, onde formamos nosso conhecimento em matérias básicas como português, matemática e geografia, além de aprendermos princípios e valores com as pessoas estão a nosso redor.
De fato, aprendemos muita coisa, seja de forma voluntária ou involuntária e a cada ano, a base curricular é ampliada com novos conteúdos e ferramentas de aprendizado, como, por exemplo, os laboratórios de computadores que estão sendo cada vez mais utilizados.
O uso crescente de computadores no ramo da educação básica levanta um pequeno questionamento, por quê não utilizar Linux nas escolas? Será que a plataforma do pinguim não está pronta para o meio estudantil?
No artigo de hoje, tentarei responder a estas dúvidas, te apresentando fatos para você tirar suas próprias conclusões e quem sabe ao final dele, não podemos iniciar um debate no Diolinux Plus?
Educação a distância e o auge da informática nas escolas
Já fazem alguns anos que algumas escolas tentam implementar o uso da tecnologia na educação através de aulas de informática, apresentação de trabalhos em formato digital e até mesmo momentos de pesquisa em laboratórios de informática.
No ano de 2020 devido à pandemia da Covid-19 e o formato de ensino à distância, o uso de equipamentos como Computadores, Celulares e Tablets aumentaram de forma considerável, “forçando” a evolução do sistema de ensino.
Esse fato é interessante, pois mesmo com as aulas presenciais retornando, houve uma pequena evolução, provas realizadas por formulários, canais do Google Classroom e Discord onde mais conteúdos relacionados a aula podiam ser compartilhados.
Em uma conversa com alguns amigos professores, eles disseram que não pretendem regredir e será mais comum que alunos passem algum tempo a mais em laboratórios de informática para realizarem pesquisas e trabalhos.
A primeira impressão é a que fica
Eu passei um bom tempo como voluntário em uma escola do ensino fundamental e médio da minha cidade e durante este período, sempre tentei incentivar o uso de sistemas operacionais livres como o Linux e com ele, o uso de softwares livres.
Já devo ter migrado dezenas máquinas que utilizavam o sistema da Microsoft em versões desatualizadas ou até mesmo pirateadas para a plataforma do pinguim e sempre ouvia a mesma pergunta de alunos que estavam ao meu redor “por que usar Linux se ele é ruim?” e adicione os mais variados questionamentos.
A primeira coisa que eu perguntava era “porque você acha ruim?” e na maioria das vezes a resposta é “já usou os computadores da escola?” Sim, eu já utilizei e entendia a frustração, na época tínhamos um laboratório relativamente antigo, onde as máquinas eram multiterminal e utilizavam o Linux Educacional 3.
Podemos dizer que os alunos não tiveram uma boa primeira impressão com o Linux nas escolas e ao utilizarem os computadores do projeto que eu cuidava, que na época estavam com o Linux Mint 18.3, perceberam uma diferença considerável, tanto no visual do sistema quanto no desempenho.
Linux nas escolas e o impacto que pode ser causado
Atualmente, a maioria dos centros de ensino contam com um laboratório de informática básico para atender demandas como pesquisa em sala de aula, cursos técnicos sobre alguns softwares e até mesmo aulas de informática.
Embora isso seja bastante positivo, vários laboratórios utilizam o sistema da Microsoft por padrão e softwares proprietários, fazendo com que os alunos aprendam a utilizar um software e não os conceitos por trás do mesmo.
Além disso, por estarem em contato com o sistema operacional da Microsoft diariamente, muitos alunos deixam de conhecer outras opções viáveis, como os sistemas operacionais baseados em Linux e quando a conhecem, tiram a conclusão de que é algo ruim por não ser apresentado pelos professores em sala de aula, ou muitas vezes apresentado erroneamente com base no que aprenderam a décadas atrás.
Quem sabe com uma maior utilização de Linux nas escolas e mais adoção de software livre no ambiente escolar, ainda mais pessoas poderiam se interessar pelo sistema do pinguim e até mesmo poderíamos ver uma maior adoção de softwares como o LibreOffice, GIMP, Nextcloud e vários outros.
Um dos maiores aliados nessa “batalha” para a utilização de Linux e softwares livres em escolas e ambientes governamentais é o Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL) que desenvolve tecnologias open source como o Linux Educacional e mantém espelhos de diversos projetos aqui no Brasil.
Além do Linux Educacional, existem diversos projetos que visam ampliar o uso de Linux no ambiente escolar, como o Educatux.
Você acredita que a utilização de Linux e software livre em ambientes escolares seria benéfica? O que você faria para ampliar o conhecimento destas tecnologias nas escolas? Vamos continuar essa discussão através dos comentários e até o próximo artigo!