Você provavelmente conhece o WhatsApp, desenvolvido atualmente pela equipe do Facebook, ele é o aplicativo de mensagens mais utilizado aqui no Brasil, superando concorrentes como o tradicional SMS e o Telegram.
Recentemente, a equipe do aplicativo anunciou uma nova função que deixará o mensageiro ainda mais seguro, adicionando a criptografia de ponta a ponta nos backups das mensagens.
Aumentando a segurança
O WhatsApp é um mensageiro bastante seguro e oferece diversas opções para proteger sua segurança e privacidade, como, confirmação em duas etapas, criptografia de ponta a ponta em conversas e até mesmo desbloqueio por digital em alguns dispositivos.
Um dos recursos que ainda estavam faltando para deixar a segurança do aplicativo ainda maior estava ligado aos backups, que até poucos dias atrás não tinham nenhum tipo de criptografia própria, apenas a do serviço de armazenamento online.
A importância da criptografia
Com cada vez mais pessoas mal intencionadas buscando seus dados, a criptografia se tornou algo essencial para manter sua privacidade, principalmente em aplicativos sensíveis como mensageiros, visto que muitas vezes as mensagens podem conter detalhes pessoais ou empresariais.
Para isso, o WhatsApp trouxe a criptografia de ponta a ponta que garante o máximo de proteção em suas mensagens, evitando que hackers possam lê-las enquanto você está conversando com alguém ou enquanto elas estejam armazenadas em seu dispositivo.
Criptografando seus backups do WhatsApp
O recurso de criptografia de ponta a ponta nos backups está sendo liberado gradualmente para usuários de Android e iOS, adicionando uma camada de proteção a mais no conteúdo que está sendo armazenado no Google Drive e iCloud.
Para utilizá-lo, será necessário criar uma senha ou usar uma chave de 64 dígitos para liberar o backup, porém, vale lembrar que caso você perca o código, não será possível recuperar suas mensagens.
O processo de ativação do recurso é bastante simples, e pode ser realizado da seguinte forma:
- Abra as “Configurações” do aplicativo e navegue até a aba “Conversas”;
- Procure por “Backup de conversas” e selecione a opção “Backup criptografado de ponta a ponta”;
- Toque em continuar e siga as instruções do aplicativo.
Pronto, seu WhatsApp agora está criptografando seus backups rotineiros. Vale dizer que também é possível desativar a criptografia de backups caso você queira, selecionando a opção “Desativar” na aba de “Backup criptografado de ponta a ponta”.
Caso você ainda não tenha essa opção disponível, ela pode ser disponibilizada em breve para o mensageiro.
Você utiliza o WhatsApp? O que achou desse novo recurso? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!