O WhatsApp é um dos principais mensageiros para dispositivos móveis e um dos mais utilizados aqui no Brasil, seja para se comunicar com sua família, amigos e até mesmo colegas de trabalho.

Embora seu uso em celulares seja bastante satisfatório, é comum  utilizá-lo no computador através de sua versão Web, para digitar de forma confortável e evitar se distrair com os outros aplicativos no celular.

No artigo de hoje, vamos mostrar três formas de utilizar o WhatsApp Web no Linux, já que diferente do Windows, ainda não existe uma aplicação oficial.

Direto de seu navegador preferido

Se você curte o estilo minimalista, ou simplesmente não gosta de ficar instalando softwares desnecessários em sua máquina, utilizar a maioria dos seus aplicativos através do navegador de internet pode ser uma boa opção.

O primeiro método, e talvez o mais utilizado é acessar o site do WhatsApp Web através de seu navegador de internet favorito.

image 61

WhatsApp Web App

Embora utilizar o WhatsApp Web através do navegador de internet seja bastante prático, pode ser que este método não seja o ideal para o workflow de alguns usuários que preferem uma janela exclusiva para o mensageiro ou acesso fácil através de um ícone na barra.

Se este é o seu caso, um webapp pode ser uma solução bastante interessante, visto que existem várias formas de criar webapps no Linux. 

Uma forma bastante conhecida é criar um atalho através do Google Chrome (ou qualquer outro navegador base Chromium). Com a versão Web do mensageiro aberta, basta clicar nos três pontinhos ao lado da extensão e em mais ferramentas, selecionar a opção criar um atalho.

image 60

Caso você não utilize um navegador baseado no chromium, o programa Nativefier pode ser uma solução interessante para criar seus webapps. Aqui no blog, temos um artigo ensinando a como utilizar o WhatsApp através do Nativefier.

Aplicativos não oficiais

Mesmo sem um aplicativo oficial do mensageiro para Linux, a comunidade não deixa de criar alternativas através de aplicativos não oficiais, note que ao pesquisar WhatsApp na loja de aplicativos de sua distribuição, provavelmente existe algum aplicativo.

Alguns dos aplicativos mais conhecidos para utilizar o WhatsApp Web no Linux são o WhatsAppQT que está disponível via Flatpak e o Whatsdesk, empacotado em Snap.

Você utiliza o WhatsApp Web no Linux? Qual sua forma preferida? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste