Como instalar o Antimicro no Ubuntu 20.04

Ubuntu 20.04 Antimicro Linux Jogos Games

Quando vamos jogar, independente do sistema operacional, em alguns jogos podemos utilizar controles de Playstation e em outros de Xbox (original ou genéricos) para termos uma boa experiência. Para isso, precisamos mapear os botões no controle, e o Antimicro faz esse serviço no Linux.

O que é o “mapeamento de botões” 

O mapeamento serve para você indicar ao sistema operacional, se os botões do controle plugado estão sendo reconhecidos da forma correta, além de podermos mapear funções para o teclado e mouse também.

Instalando o Antimicro no Ubuntu 20.04

Instalar o Antimicro no Ubuntu 20.04 é bem simples, não requer nenhum PPA adicional ou qualquer coisa do tipo. Antigamente, era necessário adicionar o PPA ppa:ryochan7/antimicro e instalar o mesmo via linha de comando ou baixando um arquivo .deb.

Isso ocorre por que o Antimicro tem o código aberto, podendo assim ser modificado e adaptado para necessidades das distros, como o Ubuntu, que agora o mantém nos seus repositórios. Permitindo assim a instalação facilitada.

Hoje em dia você pode instalar o Antimicro de 3 (três) formas diferentes, uma sendo via terminal, outra via loja de aplicativos e a outra via Synaptic. Todas elas irão instalar a versão mais recente do projeto, que é a 2.23 conforme o GitHub do projeto.

Primeiro, vamos para a instalação via terminal que é um procedimento bem simples e não requer a adição de PPA ou coisas do tipo. O comando para instalar o Antimicro é:

sudo apt install antimicro -y

A segunda forma com que podemos instalar o Antimicro, é via loja de aplicativos do Ubuntu (Ubuntu Store), basta digitar “antimicro” na barra de pesquisa e clicar no resultado que aparecer.

AntimicroPesquisaUbuntu2004

Depois, você vai clicar em instalar e digitar a sua senha. Feito isso, é só esperar o processo de instalação ser concluído.

AntimicroBotaoInstalarUbuntu2004
TelaSenhaInstalacaoAntimicroUbuntu2004
 Ubuntu 20.04 Antimicro Linux Jogos Games

A terceira forma para instalar o Antimicro, é através do gerenciador de pacotes Synaptic. Se você não tiver ele instalado, basta procurar na loja e instalá-lo. Depois disso, com ele aberto, clique no botão de  “pesquisa”  e digite “antimicro”, e aí, basta esperar o resultado aparecer.

No caso do GIF acima, eu já estava com o Antimicro instalado, mas o procedimento é simples. Depois que você selecionou o pacote (utilizando o quadradinho do lado esquerdo), basta clicar em aplicar e esperar a instalação ser finalizada que o programa estará apto para o uso.

Utilizando o Antimicro

Quando você inicializa o Antimicro, ele já exibe uma tela com o nome e modelo do controle que foi reconhecido. Nos meus testes, utilizei um controle de Xbox 360 genérico e um controle original de PS3.

  • 2020 06 23 20 43
  • 2020 06 23 20 44

Você deve ter reparado que existe a frase “NO KEY” entre colchetes [ ] , isso quer dizer que não tem nenhum botão do teclado ou do mouse atribuído. Vamos pegar como exemplo o botão A do controle e atribuir uma tecla a ele.

No caso vamos atribuir que o botão A do controle de Xbox 360 será o equivalente a tecla E no teclado, que infelizmente no Antimicro não tem no padrão brasileiro (ABNT2, que tem o Ç).

2020 06 23 22 41

Depois de escolhida a tecla, ela será associada e a frase de [NO KEY] dará lugar para a tecla selecionada, como na imagem abaixo.

2020 06 23 22 45

Caso você precise apagar as configurações feitas, basta clicar no botão “Reset”, para limpar as configurações feitas no Antimicro.

Mas, se o seu caso for verificar se os botões do controle estão funcionando perfeitamente, fazer alguns testes ou qualquer coisa do tipo, você pode clicar na opção “Controller Mapping”, assim fazendo a configuração. Vale lembrar que podem ser criados até 8 perfis diferentes.

2020 06 23 22 49

Até o momento, o modelo de base para a figura da área de testes é a do controle do XBOX 360, mas como o programa é de código aberto, qualquer um que tenha conhecimento pode aprimorá-lo ou até mesmo fazer um fork do mesmo.

Um aplicativo muito útil, pena que fica “dependendo” da “boa vontade” das distros em mantê-lo funcional e nas suas versões mais atuais. Espero que consigam algum dev para dar um “up” nele e assim incrementar novidades. Como o finado projeto Open Joystick Display, que foi encerrado pelo mantenedor mas que ainda funciona nas distros atuais, só precisando de alguém que assuma o projeto para correções de bugs e afins.

Bom é isso pessoal, diga aí nos comentários se você já usou o Antimicro e se já, como ele te ajudou ✌😉.

Nos vemos no próximo artigo, forte abraço!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Google embarca na onda de assinatura de apps no Android
Continue lendo

Google embarca na onda de assinatura de apps no Android

A plataforma Android está prestes a receber uma enorme mudança de paradigmas, um comportamento semelhante a serviços, como: Spotify, Netflix e o “aluguel” de livros da Amazon. Já pensou em utilizar os apps do Android sem propagandas, sem a necessidade de comprá-los, sem microtransações dentro do app e tudo isso de forma legal?
Ransomware infectou 153 servidores Linux na Coreia do Sul
Continue lendo

Ransomware infectou 153 servidores Linux na Coreia do Sul

Neste ano os Ransomwares viraram moda, muita gente que nunca tinha sequer ouvido falar neste tipo de malware passou a tomá-los quase como corriqueiros. O WCry acabou ficando famoso em Maio deste ano ao afetar diversas empresas ao redor do mundo, afetando principalmente máquinas com Windows desatualizado, mas ele não é o único que existe e desta vez o Linux foi vítima também.