AplicativosGamesSistemas operacionais

Open Joystick Display exibe os botões do seu controle na tela [UPDATE]

Se você produz vídeos de gameplays ou simplesmente gosta de fazer streaming de algum jogo, essa ferramenta vai lhe agradar bastante.    

Muitas vezes, vemos alguns streamers jogando e no canto aparece uma “projeção” de qual controle ele ta usando ou até mesmo quais teclas do teclado e do mouse estão sendo apertadas naquele exato momento. Para alguns pode ser bacana e para outros nem tanto, mas isso fica a cargo de cada um 😅.

q9MKOM2Ia5kEcqiYoRvszBnBGbI4FoOtlLxCctD08Or8AgpMs gt Wch9wWpPJ8B4AdHrvzPC1s9fPUkEJXKwottF1SuQ 6p1SJWsIDtyKbBooaYHqxmztHq4zgFVM6 vTvR j4y

Recentemente publicamos uma outra ferramenta que pode ajudar os streamers que usam Linux e tem uma Streamdeck da Elgato, o streamdeck_ui, facilitando assim o gerenciamento da sua live.  

Uma das coisas legais do Open Joystick Display é a animação ser quase em “tempo real”, tornando a experiência ainda mais bacana. Neste link, você pode ver todos os layouts atuais dos controles que estão nele.  

Segundo o site do projeto, essas são as features presentes até o momento:  

  • Multiplataforma;
  • Amplo suporte para joysticks / controles / gamepads;
  • Temas personalizados;
  • Mapeamentos personalizados;
  • Suporte à Chromakey;
  • Muitos de temas internos;
  • Perfis de transmissão para facilidade de uso;
  • Modo de transmissão para OBS ou XSplit;
  • Suporte para Arcade e Fight Stick;
  • Integração com NintendoSpy / RetroSpy;
  • Suporte de cliente + servidor para codificação de PCs.  

Ainda conforme o Trello deles, mais coisas estão por vir, como o suporte para teclado (e para mouse também). Isso seria muito interessante, pois facilitaria também a vida de quem faz vídeo-aulas e que precisam mostrar alguma combinação de teclas por exemplo.  

Ele tem versões para Linux, Windows e macOS, que você pode baixar acessando o site e indo até o final dele e escolhendo o seu sistema. Se precisar de um “guia do usuário”, você pode acessá-lo aqui.  

Quando fui testá-lo, em um primeiro momento não estava conseguindo no Linux Mint 19.3. Pedi para que o restante da equipe tentasse rodar ele, então o Raul no Pop!_OS conseguiu e o Dionatan também não tinha conseguido no Mint dele. Aí ele abriu um pedido de correção no projeto, que foi prontamente respondido pelo desenvolvedor. Quase que na mesma velocidade, ele achou o problema e fez uma nova versão (que está como principal no site) e assim sanando esse problema.

Nessa “conversa”, o Dionatan comentou que seria interessante em que ele fizesse o empacotamento em algum formato, como Snap/Flatpak/AppImage para melhorar a distribuição. Foi aí que o desenvolvedor comentou que está trabalhando para empacotar o programa em AppImage. Para a finalidade do app, seria bem bacana este tipo de empacotamento.  

Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá no nosso fórum. Espero você até a próxima, um forte abraço.

[UPDATE] Infelizmente o mantenedor do projeto encerrou ele, mas deixou em aberto para quem quiser “tocar” o projeto para frente, como deixou na mensagem exibida na pagina inicial do site.


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    VídeoSistemas operacionais

    Conheça 7 recursos do novo COSMIC

    Aplicativos

    Proton Mail ganha aplicativo para desktop focado em privacidade

    Sistemas operacionaisVídeo

    Parrot OS, um sistema Linux versátil para hackers