Top 3 leitores de E-book para LinuxO formato de arquivo e-book está em alta no mercado por ser totalmente versátil para leitura em vários dispositivos e no artigo de hoje, você irá conhecer 3 leitores de e-book para Linux.
Editorial

Top 3 leitores de E-book para Linux

Os e-books estão cada vez mais famosos no mercado por serem consideravelmente mais baratos que os livros físicos, além de serem bem mais práticos na hora da leitura, permitindo aos leitores utilizar vários dispositivos digitais e criar uma biblioteca totalmente portátil.

Sem dúvida nenhuma, eles são uma das melhores escolhas para os leitores de plantão que desejam carregar centenas de livros em pouco espaço de armazenamento, porém, uma das principais dúvidas é “qual o melhor software para leitura?”.

Não posso te responder essa pergunta com toda a precisão do mundo, pois, não sei que tipo de software irá te agradar. Mas, posso te apresentar três boas opções de leitores de e-book para Linux e facilitar a sua decisão.

O que são e-books?

Antes de te apresentar a alguns softwares para a leitura de e-books, precisamos te responder uma pergunta, o que são os e-books?

Em poucas palavras, posso te dizer que um e-book é um livro que pode ser lido de forma digital, seja através de um computador, notebook, tablet, celular e  dispositivos dedicados a leitura, os famosos e-readers.

Eles podem estar em diversos formatos de arquivo diferentes, alguns dos mais famosos:

  • Epub;
  • PDF;
  • Mobi;
  • AZW e AZW3.

Kindle, o carro chefe dos e-books

A tecnologia e-book já existe há anos, porém, o formato de leitura digital cresceu bastante depois que a Amazon lançou os seus dispositivos Kindle que contavam com a tecnologia e-Ink no mercado.

image 25

Embora o Kindle seja conhecido por ser um dispositivo de leitura, a Amazon não optou por deixar esta tecnologia disponível apenas para seus dispositivos e oferece aos leitores aplicativos de Android, iOS, macOS, Windows e até mesmo um site que pode ser transformado em um WebApp.

image 24

Para ler seus e-books do Kindle diretamente de sua distribuição Linux favorita, basta utilizar um navegador de internet de sua preferência e acessar o site de leitura do Kindle

Lembre-se que para usar o Kindle, você precisa adquirir seus e-books através da Amazon ou realizar o upload de arquivos aceitos por ele, como .doc, .rtf, .pdf e .epub através de outro software.

Calibre, um dos melhores leitores de e-book para Linux (e outras plataformas)

Se você gosta de softwares multi-funções que te permitam um maior controle sobre os arquivos que você está trabalhando, além de realizar as tarefas básicas muito bem, o Calibre é a solução perfeita.

image 23

Com ele, além de ler seus e-books armazenados localmente, você pode alterar os metadados do arquivo, adicionar capas personalizadas e até mesmo criar o seu próprio e-book, totalmente de graça.

Dentre outros recursos dele, temos:

  • Suporte aos principais formatos de e-books do mercado;
  • Conversão de arquivos de texto para formatos padrões de e-books;
  • Suporte a download de e-books através de feed RSS;
  • Compartilhamento e backup de biblioteca.

Embora o Calibre seja uma ótima opção para ler seus e-books no sistema do pinguim, ele vai muito além, possuindo versões para macOS e Windows, inclusive em uma versão portátil.

Atualmente o software está em sua versão 5.39 e para utilizá-lo, basta procurar por ele nos repositórios de sua distribuição Linux favorita, ou acessar o site oficial do software para download de outras versões

Foliate, simples e moderno

O Foliate chega como a terceira aplicação de nossa lista é relativamente moderna, mas já é bastante funcional e certamente irá te agradar, graças a sua interface simples e intuitiva, que não irá tirar seu foco da leitura de seus e-books.

image 9

Utilizando as guidelines do projeto GNOME, ele oferece um visual bastante polido, além de alguns recursos como:

  • Suporte a visualização de duas páginas e rolagem;
  • Personalização de fonte e espaçamento entre linhas;
  • Modos claro, escuro, sépia e invertido;
  • Suporte a marcações e anotações;
  • Pesquisa rápida em dicionário.

Outro recurso interessante que o Foliate oferece é o suporte a catálogos OPDS, permitindo a você adicionar links de catálogos e acessar seus e-books, além de sua compatibilidade com os principais formatos de e-books do mercado.

image 22

Caso você queira experimentar o Foliate, basta realizar o download do software em sua distribuição utilizando a tecnologia Flatpak, através do repositório Flathub.

Você costuma ler e-books? Qual será seu próximo software para leitura de e-books no Linux?

Até o próximo artigo pinguim!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
415 postagens

Sobre o autor
Olá pessoas, me chamo Carlos Augusto e desde meus 6 anos sou apaixonado por tecnologia, principalmente por computação. Além de tentar ser um projeto de redator, no tempo livre gosto de fazer algumas manutenções e gambiarras!
Artigos
    Postagens relacionadas
    EditorialVídeo

    Vale a pena mudar de uma distro LTS para Rolling Release?

    VídeoEditorial

    Por que a Geração Z tem dificuldades com computadores?

    VídeoEditorial

    Usar Linux é difícil?