Já falamos aqui no Diolinux algumas vezes sobre webapps, como o Ice para Ubuntu e Mint e o Tangram. Desta vez, iremos te apresentar o Nativefier, uma ferramenta de linha de comando para transformar qualquer website em um aplicativo desktop.
Open source e multiplataforma, ele está disponível tanto para Linux, quanto para Windows e MacOS. Basicamente, o Nativefier utiliza o Electron para empacotar o website em um executável do sistema de destino.
A principal diferença entre o Nativefier e alternativas como o Ice e o Webpin do ElementaryOS é a sua possibilidade de customização. Através de uma série de comandos, é possível alterar desde coisas mais simples como o nome e ícone do aplicativo, até a arquitetura (32 bits, 64 ou ARM), versão do Electron e até injetar código CSS ou JS.
Para instalar o Nativefier, é necessário ter instalado antes o NodeJS e o gerenciador de pacotes NPM. O procedimento é bem simples:
No Ubuntu, Linux Mint e derivados, basta utilizar o seguinte comando no terminal:
sudo apt install nodejs npm
No Fedora, o comando é bem parecido:
sudo dnf install nodejs npm
Após instalado o NodeJS, iremos utilizar o gerenciador de pacotes NPM para instalar o Nativefier. Basta inserir o seguinte comando no terminal:
sudo npm install nativefier -g
Feito isso, o Nativefier já está pronto para ser utilizado. O procedimento para a criação de um webapp é bem simples. Basta abrir um terminal na pasta onde você quer instalar os arquivos do webapp, e digitar o seguinte comando:
nativefier --name “Nome do App” https://play.diolinux.com.br
No comando, basta substituir “Nome do App” pelo nome de sua escolha e a URL do comando pelo website desejado.
O Nativefier conta com uma lista de comandos disponíveis para modificar o seu webapp e você pode conferir clicando aqui.
Para executar o aplicativo, existem duas opções: criar um arquivo .desktop para acessar o webapp através do menu, ou abrir o terminal na pasta onde estão os arquivos e iniciar com o seguinte comando (substituindo para o nome do arquivo executável da sua pasta):
./nomedoarquivo
No canal do Diolinux existe um vídeo ensinando a criar arquivos .desktop e você pode verificar no vídeo abaixo:
Algo que eu sempre faço toda vez que instalo um novo sistema é instalar o Whatsapp Web através do Nativefier, utilizando um código javascript para deixar o Whatsapp com o tema escuro. Para isso, eu entro no Userstyles, seleciono a customização que eu quero e clico em “Install style as userscript”. Feito isso, será realizado o download de um arquivo .js onde contém toda a customização CSS para deixar (neste caso) o Whatsapp com modo escuro.
Feito isso, basta fazer o seguinte comando:
nativefier --name “Whatsapp” --inject “arquivo.js” https://web.whatsapp.com
Em “arquivo.js”, você deve alterar para o local onde o arquivo baixado está localizado. Também é possível simplesmente arrastar o arquivo para o terminal, e o local será informado automaticamente.
Feito isso é só iniciar o aplicativo e pronto!
Se quiser saber mais, veja este vídeo do Diolinux sobre o Nativefier:
Se você tiver alguma dúvida sobre tecnologia, ou quiser compartilhar conhecimento com a comunidade, o Diolinux Plus é o espaço ideal para isso. Vem fazer parte da nossa comunidade!
Até a próxima!
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.