Como alterar Metadados de arquivos de áudio e vídeo no Linux usando o VLC

Como alterar Metadados de arquivos de áudio e vídeo no Linux usando o VLC

Nesta semana um amigo me pediu uma forma simples de alterar metadados de um vídeo que ele tinha no Ubuntu, uma vez que ele conseguia mexer nas informações do arquivo utilizando o próprio Windows Explorer.

Pois é, o Nautilus não tem essa função nativamente, mas acho que a maneira mais simples de todas é utilizar o VLC, até porque serve para qualquer plataforma, não somente Linux, independente de distribuição.

O VLC é um programa incrível e cheio de funções, algumas delas estão tão rebuscadas que as pessoas nem imaginam, uma delas é justamente alterar as funções de metadados dos arquivos em execução, incluindo uma função de identificar o “Audio Fingerprinting”, que também muito interessante.

O VLC está disponível para todos os sistemas operacionais e certamente você vai encontrá-lo na Central de Programas do Ubuntu, ou de qualquer outra distro. Instale ele da forma que achar mais conveniente.

Uma vez estando com o VLC instalado, basta abrir o arquivo que você desejar através dele, uma vez que o arquivo estiver sendo reproduzido, você pode acessar o menu Ferramentas>> Informação sobra a Mídia, uma janela vai se abrir onde você pode fazer todas as edições que desejar:

VLC

Depois de alterar os dados como desejar, basta clicar em “Salvar Metadados” e pronto! Muito simples e multiplataforma, lembra que funciona tanto para vídeos, quanto para músicas.

Até a próxima!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Escritor da Forbes, Jason Evangelho, nos conta como começou a divulgar Linux
Continue lendo

Escritor da Forbes, Jason Evangelho, nos conta como começou a divulgar Linux

Enquanto nós tentamos levar até você as principais informações sobre o mundo open source, tornando o público lusófono ciente das novidades, facilidades e particularidades do mundo Linux e de software livre, outras pessoas fora do Brasil estão fazendo isso também, um desses "defensores do Linux" é Jason Evangelho, escritor da famosa Forbes, que nos cedeu gentilmente uma entrevista.