Zorin OS 16 Education foca atender o ambiente escolar
Zorin OS

Zorin OS 16 Education foca atender o ambiente escolar

Todos nós passamos uma parte considerável de nossas vidas no ambiente escolar e a partir de lá, formamos nossas ideias e opiniões que ajudaram a moldar nosso caráter. Nossas experiências e as escolhas futuras são bastante influenciadas por esse período, mesmo quando já estamos na faculdade ou em um emprego.

No século XXI, os computadores estão em alta no meio educacional e são ótimas ferramentas para adquirir conhecimento, porém, nem sempre nossos pequenos e jovens têm acesso a boas opções de sistemas operacionais, o que pode criar uma ideia errada sobre algumas soluções, como, por exemplo, o Linux.

Pensando nisso, a equipe do Zorin OS criou uma versão educacional, que visa ser a porta de entrada de muitos alunos para o mundo do pinguim, ajudando a preparar os alunos com as habilidades necessárias para entender o mundo de hoje e construir o mundo de amanhã.

Minha história com Linux nas Escolas

Antes de ingressar no projeto Diolinux como um redator, eu passei muito tempo no ambiente escolar, como aluno e como voluntário. Auxiliando na implantação de projetos de TI e até mesmo na criação de alguns eventos beneficentes e formaturas.

Durante o tempo em que eu estava neste ambiente, comecei a ampliar meus conhecimentos em informática, foi quando decidi dar uma nova chance ao Linux e enfim me apaixonei por este universo.

Após meses de uso, comecei a perceber uma certa deficiência, faltavam bons sistemas operacionais para o meio educacional e comecei a iniciar uma migração leve de algumas máquinas para o sistema do pinguim, mesmo assim, parecia que ainda faltava algo para emplacar o Linux nas Escolas.

As distribuições para uso em ambiente escolar sempre eram muito poluídas, com um visual pouco coeso e sobrecarregado de funções que a maioria dos alunos não utilizaria no dia a dia em um laboratório de informática e na maioria das vezes, eu adaptava um sistema de desktop comum como o Mint para o uso nos laboratórios de informática.

Visando entregar boas ferramentas para um grupo muito específico (alunos e professores) sem assustá-los com um visual totalmente diferente do que eles estão acostumados, o Zorin OS Education 15 se mostrou uma ótima opção e a chegada do Zorin OS 16 Education veio refinar ainda mais esta solução.

Aplicativos educacionais para todo o tipo de aula

Matemática, química e até mesmo engenharia, o Zorin OS 16 Education está repleto de aplicações que visam criar um ambiente de aprendizado completamente estruturado para todos os alunos, desde a educação básica até a técnica.

Os softwares são bastante simples e intuitivos para entregar uma boa experiência de uso até para os pequenos, que podem até mesmo aprender alguns conceitos como lógica de programação através de jogos e histórias animadas.

image 40

Aplicativos como o LibreCAD, Builder e Fritzing ajudarão os alunos do ensino médio a aprenderem novas habilidades para ingressarem no mercado de trabalho ou até mesmo, descobrirem a faculdade que desejam fazer.

Aproveitando que estou falando sobre oportunidades de aprender algo novo, já pensou em aprender Shell Script para criar projetos memoráveis, como softwares via terminal ou até mesmo scripts para criar seu Linux educacional? Então venha saber mais sobre este curso gratuito do Diolinux Play em parceria com o Slackjeff.

Mas você deve estar pensando “nem todos os alunos precisam aprender programação” e isso apesar de não ser obrigatório, pode significar um diferencial que será útil para a vida toda. O Zorin OS Education também oferece aplicações voltadas para ensino técnico, além de clássicos softwares voltados ao ensino de idiomas, ciências, matemática e até mesmo música.

Vale dizer que todas as aplicações foram selecionadas por sua interatividade com o usuário, para que alunos de todas as idades possam aprender com mais facilidade e tornar o aprendizado mais empolgante e envolvente.

Todos conectados?

Um dos grandes diferenciais desta versão do Zorin OS Education está relacionado aos novos softwares de gerenciamento ofertados aos usuários, como o Veyon e o Zorin Grid, que permitirão aos professores e administradores de sistemas realizar configurações em poucos cliques.

image 4

Aqui no Blog Diolinux, temos um artigo dedicado ao Zorin Grid e alguns dos benefícios que esta ferramenta pode trazer, tanto para instituições de ensino, quanto em grandes empresas.

Utilizando o Zorin OS 16 Education em sua escola

Se você deseja utilizar o Zorin OS 16 Education em sua instituição de ensino ou é um profissional autônomo que deseja trabalhar com a migração de ambientes escolares para Linux e acredita que o Zorin OS Education pode ser uma boa solução, basta acessar ao site oficial do projeto.

Ele possui 2 versões, a principal utilizando o ambiente gráfico GNOME e a versão Lite com o XFCE, sendo esta uma escolha ideal para uso em computadores de pregões antigos que contam com poucos recursos.

Você já conhecia o Zorin OS Education? O que achou da versão 16 deste projeto?

Até o próximo artigo pinguim!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
415 postagens

Sobre o autor
Olá pessoas, me chamo Carlos Augusto e desde meus 6 anos sou apaixonado por tecnologia, principalmente por computação. Além de tentar ser um projeto de redator, no tempo livre gosto de fazer algumas manutenções e gambiarras!
Artigos
    Postagens relacionadas
    Zorin OS

    Zorin OS 17.1 é mais compatível com aplicativos do Windows

    VídeoZorin OS

    Guia para atualizar o Zorin OS

    Zorin OSVídeo

    Zorin OS 17, uma boa alternativa ao Windows?