NotíciasSistemas operacionais

Zorin Grid: gerencie seus PCs com Zorin OS

A empresa Zorin Group, que mantém o sistema operacional Zorin OS (Core, Ultimate, Education e Lite), agora está prestes a lançar uma nova ferramenta para gerenciar computadores com o sistema da empresa ou posteriormente com qualquer distro Linux.  

Em anúncio oficial no seu blog, a Zorin Group comentou que nos “últimos 10 anos, a empresa trouxe uma nova e melhor experiência para o computador aos inúmeros usuários em todo o mundo”, e que agora pretende dar mais um salto, possibilitando uma tecnologia avançada para empresas, escolas e organizações.

Interface do Zorin Grid

Conheça alguns recursos do Zorin Grid

A ferramenta visa automatizar alguns processos, que se fossem feitos PC por PC, tomaria muito tempo e dinheiro. As principais são:  

  • Instalar e remover aplicativos;
  • Definir uma política para atualizações de softwares e patches de segurança;
  • Monitoramento do status do computador;
  • Aplicar políticas de segurança;
  • Acompanhar o inventário dos softwares e hardwares do PC;
  • Definir configurações para a área de trabalho.  

Segundo a Zorin Group, o processo será bem simples, facilitando o departamento de TI da empresa, organização ou escola.

Quando um novo PC for incorporado, basta instalar o software cliente e assim aceitar a inscrição no Painel do Zorin Grid. Fora que você vai poder deixar pré-configurado aplicações, configurações do sistema e afins, não precisando gerar uma ISO do sistema para cada departamento ou grupo, bastando já deixar isso configurado no Zorin Grid. Eles também comentaram, que o Zorin Grid vai ter compatibilidade com outras distros Linux.  

Eles também deixaram um guia para migração do Windows para o ZorinOS, que você pode consultar aqui.  

Esse tipo de ferramenta realmente faz a diferença na hora de implementar um projeto, em que você possa automatizar e agilizar ao máximo processos, assim não deixando estações de trabalho ociosas. Creio que essa ferramenta venha na versão paga do sistema (Ultimate) e para escolas/universidades (Education) e depois para as versões Lite e Core, mas aí sem nenhum suporte da equipe do ZorinOS. Vamos aguardar pra ver 😃.  

A previsão de chegada é no verão do hemisfério norte ou no nosso inverno. Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá no nosso fórum. Espero você até a próxima, um forte abraço.  

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    Navegadores de internet tem brecha de dados pela GPU via WebGPU

    Notícias

    NixOS mais FreeBSD resulta em NixBSD

    Notícias

    Godot quer começar a embarcar em aplicativos