Zorin Grid é a nova ferramenta da Zorin para gerenciar PC com ZorinOS

Zorin Grid

A empresa ZorinGroup, que mantém o sistema operacional ZorinOS (Core, Ultimate, Education e Lite), agora está prestes a lançar uma nova ferramenta para gerenciar computadores com o sistema da empresa ou posteriormente com qualquer distro Linux.  

Em anúncio oficial no seu blog, a Zorin Group comentou que nos “últimos 10 anos, a empresa trouxe uma nova e melhor experiência para o computador aos inúmeros usuários em todo o mundo”, e que agora pretende dar mais um salto, possibilitando uma tecnologia avançada para empresas, escolas e organizações.

Interface do Zorin Grid

A ferramenta visa automatizar alguns processos, que se fossem feitos PC por PC, tomaria muito tempo e dinheiro. As principais são:  

  • Instalar e remover aplicativos;
  • Definir uma política para atualizações de softwares e patches de segurança;
  • Monitoramento do status do computador;
  • Aplicar políticas de segurança;
  • Acompanhar o inventário dos softwares e hardwares do PC;
  • Definir configurações para a área de trabalho.  

Segundo a Zorin Group, o processo será bem simples, facilitando o departamento de TI da empresa, organização ou escola.  

Quando um novo PC for incorporado, basta instalar o software cliente e assim aceitar a inscrição no Painel do Zorin Grid. Fora que você vai poder deixar pré-configurado aplicações, configurações do sistema e afins, não precisando gerar uma ISO do sistema para cada departamento ou grupo, bastando já deixar isso configurado no Zorin Grid. Eles também comentaram, que o Zorin Grid vai ter compatibilidade com outras distros Linux.  

Eles também deixaram um guia para migração do Windows para o ZorinOS, que você pode consultar aqui.  

Esse tipo de ferramenta realmente faz a diferença na hora de implementar um projeto, em que você possa automatizar e agilizar ao máximo processos, assim não deixando estações de trabalho ociosas. Creio que essa ferramenta venha na versão paga do sistema (Ultimate) e para escolas/universidades (Education) e depois para as versões Lite e Core, mas aí sem nenhum suporte da equipe do ZorinOS. Vamos aguardar pra ver 😃.  

A previsão de chegada é no verão do hemisfério norte ou no nosso inverno.   Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá no nosso fórum. Espero você até a próxima, um forte abraço.  


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Como navegar na internet e pesquisar no Google pelo terminal Linux
Continue lendo

Como navegar na internet e pesquisar no Google pelo terminal Linux

Apesar da interação com o terminal no Linux não ser mais algo obrigatório para usar as distribuições há muito tempo, o terminal é a ferramenta preferida de usuários mais avançados, especialmente profissionais na área e esse interesse acabou gerando inúmeras ferramentas interessantes, hoje você vai conhecer uma delas.
Usuários do Facebook caem em outro golpe, desta vez no sorteio de um Galaxy SIII
Continue lendo

Usuários do Facebook caem em outro golpe, desta vez no sorteio de um Galaxy SIII

Depois de caírem no golpe do sorteio de “10 iPads de 2ª geração” e do sorteio de 14 iPhones 4S, alguns usuários do Facebook “decidiram” se render a mais uma farsa. Desta vez, o atrativo era um Galaxy SIII. A mensagem tinha uma foto do aparelho juntamente com a frase: “Quer ganhar esse lindo Galaxy SIII? Basta Compartilhar no seu mural e Curtir a pagina Android. O sorteio será realizado dia 22-09 aqui mesmo na nossa página no Facebook, as 18:00″.
Projeto MU é apresentado pela Microsoft, o UEFI de código aberto
Continue lendo

Projeto MU é apresentado pela Microsoft, o UEFI de código aberto

A Microsoft, através doblog do Windows, fez o anúncio do “Projeto MU’, uma adaptação do projeto EDK II TianoCore’s para o UEFI (Unified Extensible Firmware Interface) tornando ele open source, sendo aproveitado pela empresa nos dispositivos ‘Surface” e nas versões mais recentes do Hyper-V. A novidade foi anunciado aos 40 minutos do segundo tempo de 2018, no dia 19 de Dezembro mais precisamente.