Já faz um bom tempo que o Guitar Hero teve sua última versão oficial lançada, mas, por se tratar de um jogo tão memorável, diversos títulos similares ao jogo clássico foram criadas, como o Guitar Flash e o Clone Hero.
Os anos passam, a tecnologia evolui, novas formas de produção de conteúdo e entretenimento são criadas a todo instante. E, embora não goste de admitir, eu estou ficando velho e lentamente o sentimento de nostalgia se aquece em meu coração.
Eu nunca fui um grande fã de jogos, mas sem dúvida nenhuma, um dos títulos que marcaram a minha infância foi o Guitar Hero, provavelmente pelo fato de que eu gastava grande parte dos meus ganhos no fliperama da cidade sonhando me tornar o “herói do rock”.
Guitar Hero, um jogo clássico dos consoles
Independente de sua afinidade com video games, você provavelmente já se deparou com o título Guitar Hero alguma vez em sua vida, seja em sua versão original ou nas centenas de cópias modificadas que eram vendidas para o Playstation 2.
Com uma seleção de músicas bastante eclética e uma guitarra de plástico em alguns kits, o antigo sonho de adolescente que consistia em criar uma banda de rock com seus amigos não era tão difícil de se realizar.
O jogo possuía mecânicas interessantes de uso dos instrumentos que eram vendidos separadamente do CD e console, porém, caso você não tivesse acesso ao hardware dedicado, sua experiência de jogo não era afetada, visto que o controle de seu console poderia ser utilizado sem maiores problemas.
Continuando o legado dos pacotes de música customizados
A franquia Guitar Hero ficou bastante famosa, porém, seu último título foi lançado no ano de 2015 e desde então, não temos novidades sobre um retorno do jogo, mas o legado de um título tão importante não poderia ficar para trás. Aqui no Brasil, os donos de PS2 ainda podem comprar versões modificadas (e ilegais) vendidas no comércio local, contendo todo o tipo de música, desde o rock brasileiro (como Mamonas Assassinas e Legião Urbana) e até mesmo versões com Forró e Brega Funk.
Já no mundo PC, alguns desenvolvedores se uniram para criar o Clone Hero, um jogo multiplataforma que como o próprio nome diz, é um clone do clássico Guitar Hero, com a diferença de que você pode adicionar suas músicas para jogar, tornando o título muito divertido, como podemos ver neste vídeo do Guigo Akirah, streamer na Twitch.
Como instalar o Clone Hero no Linux
Bem, agora que você já conhece um pouco mais do Clone Hero e seu antecessor, vamos aprender a instalar o jogo em sua distribuição Linux favorita, para isso, vamos acessar o site oficial do jogo e realizar o download do pacote .tar.gz.
Feito isso, navegue até a pasta onde seus downloads ficam salvos e extraia este arquivo.
Ao abrir a pasta, você irá se deparar com algumas pastas e o arquivo executável do jogo, para poder iniciar o jogo, precisamos dar permissão de execução. Para isso, clique no arquivo “clonehero” com o botão direito e em propriedades.
Navegue até a aba permissões e marque a opção “Permitir execução do arquivo como um programa”.
Pronto, agora basta fechar esta janela e dar um duplo clique no arquivo Clone Hero. Caso você queira, pode criar um atalho no menu de aplicações para facilitar o processo de abrir o jogo.
Por padrão, o Clone Hero conta com algumas músicas que podem ser jogadas, mas você pode realizar o download de listas personalizadas na internet e até mesmo criar suas próprias músicas para tornar o jogo ainda mais divertido.
Você curte jogos musicais como o Clone Hero? Já conhecia este projeto incrível?
Até o próximo artigo pinguim!
Errata: Havíamos informado que o jogo era software livre, mas, após uma pesquisa mais detalhada, vimos que se trata apenas de um jogo gratuito.