Embora existam inúmeras distribuições Linux disponíveis, existem certos projetos que ficam em nossas memórias e no meu caso, o Zorin OS faz parte desta lista.
Baseado no Ubuntu LTS e utilizando as interfaces GNOME e XFCE em suas versões, a distribuição chama bastante atenção, principalmente de usuários novos, que pretendem migrar e não querem uma curva de aprendizado gigante.
Após um longo tempo de espera, a nova versão dos sistemas operacionais do projeto acabou de ser lançada, trazendo várias melhorias e recursos, além de uma nova edição. Quer saber mais sobre esse lançamento? Então prepare sua bebida favorita, sente-se confortavelmente e vamos falar sobre o Zorin OS 16.
A estabilidade que você merece
O Zorin OS 16 é baseado no Ubuntu 20.04 LTS e esse pequeno atraso (coisa de um ano e alguns meses) em relação ao lançamento do Ubuntu foi utilizado para deixar o sistema ainda mais estável, já que temos vários patches de segurança e correções implementadas.
Por se tratar de uma versão LTS, vários aplicativos do sistema, incluindo a interface GNOME não estão em suas versões mais recentes, então, se você gosta de utilizar a última versão de todos os programas, o Zorin OS pode não ser a melhor opção.
Um sistema otimizado
Você deve estar pensando que se o sistema utiliza programas e uma interface em versões antigas, ele provavelmente deve ser lento, mas não é o caso.
A equipe do Zorin OS trabalhou bastante para que ele fosse extremamente veloz, otimizando bastante o seu desempenho, tanto no GNOME 3.36 quanto no próprio kernel do sistema.
Ao utilizar o Zorin OS 16, você irá perceber que ele estará bastante rápido, seja abrindo aplicativos, no tempo de carregamento e até as animações do sistema são exibidas de forma suave.
Uma nova edição
Antes de continuarmos a analisar os novos recursos e funcionalidades, vamos falar da mais recente edição do sistema, o Zorin OS Pro, que irá substituir o Zorin OS Ultimate.
Essa mudança reflete o fato da edição Pro ser pensada para empresas e pessoas que utilizam o computador para trabalhar, buscando otimizar o tempo e produtividade.
Uma das maiores diferenças da edição Pro em relação a Ultimate, foi o cuidado que a equipe tomou na escolha dos aplicativos pré-instalados. Dessa vez, os aplicativos pré-instalados são mais relacionados à execução de tarefas, com bem menos jogos inclusos.
Cada vez mais moderno
Além da nova base do sistema, a equipe do Zorin OS investiu bastante tempo em modernizar seu produto, deixando-o visualmente agradável e ainda mais intuitivo para seus antigos e novos usuários.
Agora o sistema traz desde uma tela de boas-vindas, até mesmo novos aplicativos e pequenas animações para o ambiente desktop.
Um tour completo
Começamos a falar das novidades do sistema pelo novo aplicativo de tour,que apresenta os recursos mais básicos do sistema e te permite até mesmo instalar uma suíte office compatível com documentos da Microsoft.
Além disso, você pode adicionar suas contas para ter acesso ao Google Drive, Agenda e ao seu e-mail, além de configurar o Zorin Connect para ter uma integração completa com seu smartphone.
Mudando o visual
Outro aplicativo que recebeu melhorias foi o Zorin Appearence, que possui agora uma interface mais agradável e parecida com os guidelines do GNOME.
Ele permite mudar o layout do sistema, alterar os temas de ícones e GTK e ativar o “Jelly Mode”, um efeito que deixa as janelas se movendo como uma gelatina através do desktop.
Atualmente existem 8 layouts para o sistema, sendo 4 deles disponíveis para a versão Core e 4 exclusivos da versão Pro, incluindo o layout do Windows 11, que apresenta uma interface moderna e simplificada, ideal para telas touch.
Utilizando os gestos
Os gestos de touchpad ficaram bastante populares durante os últimos anos, e a equipe do Zorin OS não iria deixar esse recurso de produtividade para trás, não é mesmo?
Na versão 16 do sistema, você possui suporte completo a todos os gestos disponíveis no ambiente GNOME, como deslizar com 4 dedos para navegar entre as áreas de trabalho virtuais e 3 dedos para abrir o menu de atividades.
Um ambiente de trabalho customizável
O GNOME disponível na versão core do sistema está ainda mais customizável e produtivo, com melhorias nas extensões Zorin Menu e Zorin Panel, que disponibilizam funções como alterar a aparência e abrir alguns aplicativos, como, por exemplo, o Nautilus.
Além disso, a nova versão inclui a extensão Zorin Desktop, um fork da extensão Desktop Icons NG (DING) que dará ao usuário um maior controle sobre os arquivos na área de trabalho.
Tenha acesso a todos os seus aplicativos
Se tem algo em que o Zorin OS não falha é entregar os aplicativos que o usuário precisa, e é claro que nessa versão não seria diferente.
A versão 16 do sistema apresenta a maior compatibilidade com formatos de aplicativos disponíveis no mundo Linux, oferecendo suporte nativo aos repositórios do Ubuntu, formato Snap, Flatpak e AppImage, além de aplicações “.exe” e “.msi” através do Wine (com algumas restrições).
Adotando flatpaks
Assim como o elementary OS 6, o Zorin OS está entregando diversos aplicativos em formato flatpak por padrão, principalmente em sua versão Pro.
Essa mudança permite aos usuários da versão Pro, utilizar sempre a última versão de seus softwares de trabalho, coisa que não acontecia na versão 15 do sistema, onde todos os apps estavam instalados através do repositório LTS do Ubuntu.
Gravando…
A equipe do Zorin OS adicionou um aplicativo de gravação de som ao sistema, que pode ajudar a diversos usuários que planejam criar seu podcast, começar um diário de voz, ou quem sabe gravar o áudio de algumas reuniões.
Preparado para jogos
Além do suporte a vários aplicativos, o Zorin OS também está preparado para games, trazendo as últimas versões dos drivers mesa e NVIDIA, além de possuir a Steam e o Lutris em seus repositórios.
Um recurso interessante do sistema é que ao executar o setup de um jogo no formato “.exe”, o Sideload irá abrir um diálogo, que te indicará a possibilidade de instalar o Lutris, que irá te atender melhor na hora de jogar.
Ainda sem uma versão Lite
Embora a versão 16 Core e Pro já estejam disponíveis para os usuários, as versões Lite e Lite Pro somente estarão prontas em alguns meses.
Se você possui um computador antigo ou com um hardware fraco, o Zorin OS Lite pode dar uma sobrevida, tanto que o próprio Leon do canal Coisa de Nerd publicou um vídeo onde ele “ressuscita” um netbook antigo com o sistema.
Zorin OS 16, seu próximo sistema?
Bem, o sistema já é bastante conhecido por sua estabilidade e facilidade de uso e essa nova versão está ainda melhor.
Aqui no Blog Diolinux, toda a equipe teve acesso antecipado a versão Pro e em nossas conversas, o sistema se mostrou bastante competente e para alguns membros até mesmo um próximo sistema operacional principal.
Isso se deve ao fato do sistema ser bastante simples e intuitivo, tanto que até mesmo pessoas que nunca utilizaram Linux na vida, conseguem usar o sistema sem nenhum problema.
Baixando o sistema operacional
Caso você queira dar uma chance para o Zorin OS 16 e testá-lo em uma VM, ou até mesmo instalá-lo em sua máquina de produção, basta realizar o download no site oficial.
O que você acha do Zorin OS? Você pretende utilizá-lo? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!