Zorin OS

Zorin OS 16 chega com novos produtos e uma nova abordagem

Embora existam inúmeras distribuições Linux disponíveis, existem certos projetos que ficam em nossas memórias e no meu caso, o Zorin OS faz parte desta lista.

Baseado no Ubuntu LTS e utilizando as interfaces GNOME e XFCE em suas versões, a distribuição chama bastante atenção, principalmente de usuários novos, que pretendem migrar e não querem uma curva de aprendizado gigante.

Após um longo tempo de espera, a nova versão dos sistemas operacionais do projeto acabou de ser lançada, trazendo várias melhorias e recursos, além de uma nova edição. Quer saber mais sobre esse lançamento? Então prepare sua bebida favorita, sente-se confortavelmente e vamos falar sobre o Zorin OS 16.

A estabilidade que você merece

O Zorin OS 16 é baseado no Ubuntu 20.04 LTS e esse pequeno atraso (coisa de um ano e alguns meses) em relação ao lançamento do Ubuntu foi utilizado para deixar o sistema ainda mais estável, já que temos vários patches de segurança e correções implementadas.

Por se tratar de uma versão LTS, vários aplicativos do sistema, incluindo a interface GNOME não estão em suas versões mais recentes, então, se você gosta de utilizar a última versão de todos os programas, o Zorin OS pode não ser a melhor opção.

Um sistema otimizado

Você deve estar pensando que se o sistema utiliza programas e uma interface em versões antigas, ele provavelmente deve ser lento, mas não é o caso.

A equipe do Zorin OS trabalhou bastante para que ele fosse extremamente veloz, otimizando bastante o seu desempenho, tanto no GNOME 3.36 quanto no próprio kernel do sistema.

Ao utilizar o Zorin OS 16, você irá perceber que ele estará bastante rápido, seja abrindo aplicativos, no tempo de carregamento e até as animações do sistema são exibidas de forma suave.

Uma nova edição

Antes de continuarmos a analisar  os novos recursos e funcionalidades, vamos falar da mais recente edição do sistema, o Zorin OS Pro, que irá substituir o Zorin OS Ultimate.

Essa mudança reflete o fato da edição Pro ser pensada para empresas e pessoas que utilizam o computador para trabalhar, buscando otimizar o tempo e produtividade. 

Uma das maiores diferenças da edição Pro em relação a Ultimate, foi o cuidado que a equipe tomou na escolha dos aplicativos pré-instalados. Dessa vez, os aplicativos pré-instalados são mais relacionados à execução de tarefas, com bem menos jogos inclusos.

Cada vez mais moderno

Além da nova base do sistema, a equipe do Zorin OS investiu bastante tempo em modernizar seu produto, deixando-o visualmente agradável e ainda mais intuitivo para seus antigos e novos usuários.

Agora o sistema traz desde uma tela de boas-vindas, até mesmo novos aplicativos e pequenas animações para o ambiente desktop.

Um tour completo

Começamos a falar das novidades do sistema pelo novo aplicativo de tour,que apresenta os recursos mais básicos do sistema e te permite até mesmo instalar uma suíte office compatível com documentos da Microsoft.

image 28

Além disso, você pode adicionar suas contas para ter acesso ao Google Drive, Agenda e ao seu e-mail, além de configurar o Zorin Connect para ter uma integração completa com seu smartphone.

Mudando o visual

Outro aplicativo que recebeu melhorias foi o Zorin Appearence, que possui agora  uma interface mais agradável e parecida com os guidelines do GNOME.

Ele permite mudar o layout do sistema, alterar os temas de ícones e GTK e  ativar o “Jelly Mode”, um efeito que deixa as janelas se movendo como uma gelatina através do desktop.

Atualmente existem 8 layouts para o sistema, sendo 4 deles disponíveis para a versão Core e 4 exclusivos da versão Pro, incluindo o layout do Windows 11, que apresenta uma interface moderna e simplificada, ideal para telas touch.

image 27

Utilizando os gestos

Os gestos de touchpad ficaram bastante populares durante os últimos anos, e a equipe do Zorin OS não iria deixar esse recurso de produtividade para trás, não é mesmo?

Na versão 16 do sistema, você possui suporte completo a todos os gestos disponíveis no ambiente GNOME, como deslizar com 4 dedos para navegar entre as áreas de trabalho virtuais e 3 dedos para abrir o menu de atividades.

Um ambiente de trabalho customizável

O GNOME disponível na versão core do sistema está ainda mais customizável e produtivo, com melhorias nas extensões Zorin Menu e Zorin Panel, que disponibilizam funções como alterar a aparência e abrir alguns aplicativos, como, por exemplo, o Nautilus.

image 26

Além disso, a nova versão inclui a extensão Zorin Desktop, um fork da extensão Desktop Icons NG (DING) que dará ao usuário um maior controle sobre os arquivos na área de trabalho.

Tenha acesso a todos os seus aplicativos

Se tem algo em que o Zorin OS não falha é entregar os aplicativos que o usuário precisa, e é claro que nessa versão não seria diferente. 

A versão 16 do sistema apresenta a maior compatibilidade com formatos de aplicativos disponíveis no mundo Linux, oferecendo suporte nativo aos repositórios do Ubuntu, formato Snap, Flatpak e AppImage, além de aplicações “.exe” e “.msi” através do Wine (com algumas restrições).

Adotando flatpaks

Assim como o elementary OS 6, o Zorin OS está entregando diversos aplicativos em formato flatpak por padrão, principalmente em sua versão Pro. 

Essa mudança permite aos usuários da versão Pro, utilizar sempre a última versão de seus softwares de trabalho, coisa que não acontecia na versão 15 do sistema, onde todos os apps estavam instalados através do repositório LTS do Ubuntu.

image 25

Gravando…

A equipe do Zorin OS adicionou um aplicativo de gravação de som ao sistema, que pode ajudar a diversos usuários que planejam criar seu podcast, começar um diário de voz, ou quem sabe gravar o áudio de algumas reuniões.

image 24

Preparado para jogos

Além do suporte a vários aplicativos, o Zorin OS também está preparado para games, trazendo as últimas versões dos drivers mesa e NVIDIA, além de possuir a Steam e o Lutris em seus repositórios.

Um recurso interessante do sistema é que ao executar o setup de um jogo no formato “.exe”, o Sideload irá abrir um diálogo, que te indicará a possibilidade de instalar o Lutris, que irá te atender melhor na hora de jogar.

image 23

Ainda sem uma versão Lite

Embora a versão 16 Core e Pro já estejam disponíveis para os usuários, as versões Lite e Lite Pro somente estarão prontas em alguns meses.

Se você possui um computador antigo ou com um hardware fraco, o Zorin OS Lite pode dar uma sobrevida, tanto que o próprio Leon do canal Coisa de Nerd publicou um vídeo onde ele “ressuscita” um netbook antigo com o sistema.

Zorin OS 16, seu próximo sistema?

Bem, o sistema já é bastante conhecido por sua estabilidade e facilidade de uso e essa nova versão está ainda melhor.

Aqui no Blog Diolinux, toda a equipe teve acesso antecipado a versão Pro e em nossas conversas, o sistema se mostrou bastante competente e para alguns membros até mesmo um próximo sistema operacional principal.

Isso se deve ao fato do sistema ser bastante simples e intuitivo, tanto que até mesmo pessoas que nunca utilizaram Linux na vida, conseguem usar o sistema sem nenhum problema.

Baixando o sistema operacional

Caso você queira dar uma chance para o Zorin OS 16 e testá-lo em uma VM, ou até mesmo instalá-lo em sua máquina de produção, basta realizar o download no site oficial.

O que você acha do Zorin OS? Você pretende utilizá-lo? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
415 postagens

Sobre o autor
Olá pessoas, me chamo Carlos Augusto e desde meus 6 anos sou apaixonado por tecnologia, principalmente por computação. Além de tentar ser um projeto de redator, no tempo livre gosto de fazer algumas manutenções e gambiarras!
Artigos
    Postagens relacionadas
    Zorin OSVídeo

    Zorin OS 17, uma boa alternativa ao Windows?

    Zorin OS

    Zorin OS 17 traz menos aplicativos e mais personalização

    Sistemas operacionaisZorin OS

    Zorin OS 16.3 traz atualizador de versão do sistema