Versão Lite do Zorin OS 16 é lançada com visual polido, novos apps e novo Xfce
Zorin OS

Versão Lite do Zorin OS 16 é lançada com visual polido, novos apps e novo Xfce

Querido por seus usuários, o Zorin OS é um sistema baseado em Linux que oferece uma experiência agradável, tanto para novos usuários quanto antigos, unindo beleza e praticidade.

Quatro meses após o lançamento de sua versão 16, a equipe de desenvolvimento liberou a edição Lite do sistema que traz diversas melhorias, além de alguns softwares novos.

Tirando a poeira de seu computador antigo

Baseado no Ubuntu 20.04 LTS, lançado há mais de um ano, o Zorin OS 16 traz um sistema bastante estável para os usuários e conta com os mais recentes patches de segurança e correções. 

Esta edição do sistema, veio para provar que os usuários não precisam de comprar um novo computador para aproveitarem um sistema operacional estável, completo e moderno. Segundo os desenvolvedores, o Zorin OS 16 Lite, oferece suporte para máquinas que possuam até 15 anos.

Tendo isso em mente, pode ser que ele seja o sistema ideal para dar uma modernizada em sua estação de trabalho ou quem sabe te ajudar a ressuscitar aquela máquina antiga, que está parada há alguns anos.

Melhorias no visual

Assim como a edição Core do sistema, o Zorin OS 16 Lite apresentou diversas mudanças em seu visual que vão desde a versão da interface até os aplicativos integrados, deixando o sistema cada vez mais moderno.

Com o XFCE mais recente

Dentre as principais novidades do Zorin OS 16 Lite, temos a interface XFCE que está em sua versão 4.16 que trouxe diversas otimizações e melhorias em elementos como o painel e suporte a CSD.

Dentre algumas das melhorias da interface, temos uma animação para a ocultação do painel, um novo plugin de tray para o sistema, opções de escala fracionada e suporte a luz noturna, que auxiliará diversos usuários que utilizam o computador por horas.

Um novo tema para o sistema

A nova versão do sistema possui um novo tema com visual refinado, deixando o Zorin OS 16 Lite ainda mais polido e agradável aos olhos dos usuários. 

image 9

Por padrão ele esteja no modo claro e tenha a cor de destaque azul, você pode realizar algumas alterações no tema através do aplicativo Zorin Appearence, além de selecionar um novo layout para o sistema.

image 8

Novidade no painel

Outra mudança visual que vai chamar a atenção dos usuários do sistema está relacionada ao painel, onde acessamos o menu “iniciar”, aplicativos que estão sendo executados e a tray do sistema.

Agora, ao pairar o mouse sobre um ícone de aplicativo no painel, será mostrado um preview das janelas, para oferecer ao usuário do sistema, uma melhoria em seu workflow, exigindo menos tempo para selecionar uma janela.

image 7

 Ainda mais layouts do sistema

Como já é esperado, a equipe do Zorin OS trabalhou para trazer alguns layouts para você poder deixar o sistema operacional com a sua cara. Além dos clássicos layouts Windows Like, temos outros modelos bastante populares na versão Pro do sistema.

Atualmente, existem 6 layouts, dois disponíveis na versão gratuita e quatro estão disponíveis somente na versão Pro, sendo eles:

  • Windows Like com ícones no painel;
  • Windows Like com painel em formato de lista.
image 6
  • Mac OS Like;
  • Chrome OS Like;
  • GNOME 2;
  • Windows Classic Like.
image 5

Conheça os aplicativos Zorin

A equipe do Zorin OS trabalhou em algumas aplicações exclusivas para complementar a experiência de usuário do seu sistema. Vamos falar sobre algumas delas e as mudanças que trouxeram.

Zorin Appearence

O Zorin Appearence é um aplicativo que permite aos usuários alternar entre os layouts disponíveis e customizar todo o sistema, desde o tema de ícones até a fonte que será utilizada no Zorin OS.

Ele recebeu diversas mudanças visuais que o deixaram ainda mais simples e intuitivo para os novos usuários, trazendo abas laterais e elementos maiores, para interfaces touch ou telas maiores.

image 4

Vamos conhecer o sistema?

Outro aplicativo do Zorin OS que merece destaque é o Tour, que oferece aos usuários uma primeira experiência satisfatória com o sistema, apresentando todos os recursos e funções disponíveis logo após o primeiro boot.

image 3

Vale dizer que o aplicativo Tour da versão Lite do sistema possui menos opções, visto que esta edição não possui tantos recursos quanto o Zorin OS Core.

Instalando aplicativos da forma correta

Assim como em sua versão Core, o Zorin OS Lite possui o recurso de apontar a forma “correta” de se instalar uma aplicação .exe, explicando que este é um aplicativo Windows, indicando a instalação pelo Lutris ou uma alternativa ao software que está sendo instalado.

image 2

O Zorin OS Lite também possui suporte aos principais formatos de empacotamento disponíveis no Linux, como AppImage, Flatpak e Snaps.

Utilizando o Zorin OS 16 Lite

Se você está ansioso para testar a nova edição do Zorin OS, basta realizar o download da ISO através do site oficial do sistema e reviver aquele seu computador “velhinho” que está parado há algum tempo.

Caso você queira apoiar financeiramente a equipe do Zorin OS, comprar uma licença Pro do sistema pode ser uma boa forma de realizar isso. No canal Diolinux, temos um vídeo falando sobre a versão paga do sistema, dizendo se vale ou não pagar por ela.

Você utiliza o Zorin OS 16? O que achou da versão Lite do sistema? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
415 postagens

Sobre o autor
Olá pessoas, me chamo Carlos Augusto e desde meus 6 anos sou apaixonado por tecnologia, principalmente por computação. Além de tentar ser um projeto de redator, no tempo livre gosto de fazer algumas manutenções e gambiarras!
Artigos
    Postagens relacionadas
    Zorin OSVídeo

    O Zorin OS Lite está chegando ao fim!

    Zorin OS

    Zorin OS 17.1 é mais compatível com aplicativos do Windows

    VídeoZorin OS

    Guia para atualizar o Zorin OS