Novidades no Kdenlive prometem agilizar a vida dos editores de vídeo

Novidades no Kdenlive

A nova versão do Kdenlive chega junto com o update do KDE, que abrange várias aplicações sob o “guarda-chuva” do projeto. Você pode conferir a matéria que fizemos falando sobre.    

Além dos updates corriqueiros, para consertar bugs, corrigir falhas no código e afins, tivemos algumas novidades nesta versão 19.08. As que merecem destaque são:  

– Edição de 3 pontos com teclas de atalhos do teclado. Com essa melhoria é possível desenvolver um trabalho mais rápido e economizando alguns cliques.  

– Fonte (Source): Nessa feature as linhas verticais verdes, V1 ou A2 à esquerda da faixa,  estão conectadas ao clipe de origem no box “Binário do Projeto (Project Bin)”. Somente quando um clipe é selecionado no box, a linha verde aparece dependendo do tipo do clipe (clipe A/V, imagem / título / clipe de cor, clipe de áudio).

– Target (Marcar): Na faixa V1 ou A1 elas estarão ativas quando a marcação ficar em amarelo. Uma faixa com marcação ativa reage a operações de edição, como inserir um clipe, mesmo que a fonte não esteja ativa (consulte “Exemplo de edição avançada” aqui).  

– Pressionando o shift enquanto passa o mouse sobre os clipes no Binário do Projeto, assim fazendo uma “busca” pelo clipe que precisa.  

– Ajustar a velocidade do Vídeo ou do Áudio, pressionando CTRL+clique do botão esquerdo do mouse e assim arrastando sobre o clipe que precisa.  

Outras melhorias  

  • Adicionado um parâmetro para etapas que permite aos usuários controlar a separação entre os keyframes gerados pelo motion tracker;
  • Ative novamente a funcionalidade transcodificação de clipe;
  • Adicionado uma seleção de tela no widget de captura de tela;
  • Adicionar opção para ordenar faixas de áudio em ordem inversa;
  • A duração do fade padrão agora é configurável a partir de “Configurações do Kdenlive> Misc”;
  • Render dialog: adicione o menu de contexto aos trabalhos renderizados, permitindo adicionar o arquivo renderizado como um clipe de projeto;

Renderwidget: Use o número máximo de threads no render.  

A lista completa para às melhorias, você pode consultar aqui.  

Para baixar a última versão do Kdenlive, basta acessar a seção de download no site oficial do projeto e escolher o método para a sua distro.  

Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá no nosso fórum.   Espero você até a próxima, um forte abraço.


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Talvez Você Também Goste
Ao - Microsoft To-Do App para Ubuntu
Continue lendo

Ao – Microsoft To-Do App para Ubuntu

A Microsoft tem muitos produtos interessantes focados em produtividade para empresas, um deles é o aplicativos de tasks, Microsoft To-Do, que não tem versão nativa de Linux, mas que pode ser acessado de forma primorosa pelo Ao.