NotíciasVídeo

Conheça a nova plataforma da Linux Foundation para IA generativa

Sejam bem-vindos a mais um Diolinux News! No episódio dessa semana, nós temos ainda mais novidades da interface Cosmic, melhorias no APT para os usuários de Debian e Ubuntu, uma nova plataforma da Linux Foundation para IA generativa e muito mais notícias!

Nova plataforma da Linux Foundation para IA generativa

Hoje, quando a gente fala de IA, pensamos na OpenAI, na Microsoft e no Google, certo? O problema, é que apesar dessas 3 terem as plataformas de IA mais populares, nenhuma delas tem seu código aberto (mesmo uma delas tendo Open no nome).

Ao contrário do caminho seguido por elas, a Linux Foundation está com uma nova iniciativa chamada Open Platform for Enterprise AI, que quer incentivar empresas a criarem ferramentas de inteligência artificial generativa com código aberto.

Existem algumas grandes empresas fazendo parte dessa iniciativa, e você deve conhecer algumas delas, como a Intel, Hugging Face, MariaDB, Red Hat e VMWare. Ainda não temos grandes projetos dessa iniciativa, já que ela ainda é muito recente.

Antigo desenvolvedor do Nouveau manda um patch como funcionário NVIDIA

O Nouveau é um driver de código aberto para quem utiliza placas de vídeo da NVIDIA. Um dos desenvolvedores do driver era o Ben Skeggs, que era um funcionário da Red Hat. Em setembro do ano passado, ele deixou de trabalhar no desenvolvimento do Nouveau, e se removeu da lista de mantenedores do projeto.

Após meses de silêncio, ele reapareceu com um novo patch GIGANTESCO no Nouveau, e o maior plot twist de todos: ele enviou o patch utilizando o e-mail corporativo da NVIDIA. Ou seja, agora não só ele está trabalhando na NVIDIA, como a empresa está fazendo com que ele trabalhe em código para o driver open source.

Será que isso pode representar uma nova era da NVIDIA, que está se tornando mais aberta? Veremos.

Novo Firefox 125

Firefox recentemente chegou na versão 125 trazendo uma série de novidades pequenas, a que mais se destaca, o navegador conta com suporte para o codec AV1.

O AV1 é um novo codec de vídeo, é um progra que comprime e descomprime vídeos digitais. Hoje, os formatos mais populares no mercado são o H.264 e H.265, que são proprietários, e exigem que os distribuidores de software e hardware paguem uma licença para usar.

É por isso que no Linux, a Twitch no Firefox não funciona, requerendo a instalação de alguns pacotes para que você consiga usar o player, já que esse H.264 não pode ser distribuído com o próprio sistema gratuitamente.

O AV1 é um novo formato, totalmente aberto, sem a necessidade de pagar nada para ninguém, que tem grandes empresas por trás, como Amazon, Apple, Google, Intel, e a própria Mozilla. Agora, a partir do Firefox 125, o navegador poderá utilizar o codec AV1 em serviços que já contam com o suporte, como a Netflix e o YouTube.

Novo APT 3.0

Outro software que está com novidades é o APT, o gerenciador de pacotes do Debian e distribuições baseadas nele. Logo, ele chegará na versão 3.0, trazendo uma novidade muito pedida por alguns usuários.

O APT em si já é uma ferramenta muito poderosa, realizando as tarefas com muita rapidez, funcionando de maneira bem estável, mas uma reclamação constante dos usuários, é a maneira com a qual ele exibe as informações.

Não existe uma formatação muito boa dos textos, e quando você está instalando algo com muitos pacotes, acaba ficando meio perdido em tanto texto junto. O APT 3.0 deve resolver isso, trazendo uma exibição em colunas, suporte para cores e até mesmo uma nova barra de progresso.

Infelizmente não dará tempo do APT 3.0 chegar para o LTS do Ubuntu, que será lançado nessa semana, mas a próxima versão 24.10, e o Debian 13, que deve chegar no próximo ano, ambos receberão o APT 3.0.

Novidades do Cosmic

Na semana passada a gente teve um vídeo no canal Diolinux mostrando algumas novidades do futuro Cosmic da System76, agora a empresa dona do Pop!_OS liberou mais algumas novidades para a gente.

Antes de falar do Cosmic em si, também temos novidades para o atual Pop!_OS 22.04. Ele foi recentemente atualizado, e agora traz o kernel 6.8, com isso ganhou suporte para Intel Xe, Intel Arc e até mesmo o chipset Zen 5 da AMD. Eles já estão testando o kernel 6.8.2 e o Mesa 24.0.3, que serão liberados assim que estiverem prontos.

Mas agora falemos de Cosmic. Se você viu nosso vídeo, percebeu que o Cosmic terá uma possibilidade muito grande de customização da interface. Agora, eles informaram que a customização também impactará aplicativos GTK 3, 4 e até mesmo os distribuídos via flatpak. Isso quer dizer que se você fizer toda uma customização de cores no seu sistema, não ficarão alguns aplicativos para trás destoando do resto do sistema.

Nas configurações do Cosmic, agora a área de teclado foi implementada. Você poderá adicionar mais de um idioma, e também será possível digitar caracteres especiais com alguns atalhos.

Eles também mostraram que a comunidade já está trabalhando em projetos pensados para a nova interface Cosmic. Um desenvolvedor criou um aplicativo chamado COSMIC Tasks, basicamente um aplicativo de listas pensado para a nova interface da System76.

Emuladores no iOS

Recentemente a gente falou sobre a mudança na loja da Apple, permitindo emuladores de jogos, mas que não existia uma clareza muito grande de que tipo de emuladores seriam permitidos.

Agora a gente já tem mais certeza disso, porque os primeiros emuladores começaram a aparecer por lá. O Delta, que já era um emulador muito famoso, mas precisava ser instalado através da AltStore, agora está disponível para todo mundo diretamente da loja, e permite jogar uma série de consoles antigos da Nintendo.

Outro emulador que prometeu chega é o Provenance, que permitirá a emulação de PS1 e Sega Saturn. Mas nesse caso, o desenvolvedor informou que ainda precisa ajustar algumas coisas no software antes de lançar para todo mundo.

Porém, outro emulador famoso, chamado DolphiniOS, informou que não estará disponível na App Store, porque a Apple não permite a publicação de emuladores com JIT, o que é indispensável para um desempenho aceitável desse emulador. De qualquer maneira, já ficou mais claro sobre o que é e não é permitido.

Ubuntu 24.04 terá suporte para imagens HEIC

E falando em iOS, agora no Ubuntu 24.04, ele terá suporte nativo para visualizar imagens em HEIC. Esse não é um dos formatos mais populares de imagem do mercado, mas os usuários de iOS estão bem familiarizados, já que a câmera da Apple tira fotos nesse formato por padrão.

Já era possível visualizar imagens nesse formato no Ubuntu, mas era necessário instalar alguns pacotes manualmente.

Team Fortress 2 64bit

O Team Fortress 2, jogo de FPS da Valve que inclusive foi uma das inspirações para o Overwatch, ressurgiu do nada com um update.

Agora, o jogo conta com suporte para 64 bits, e no Linux, ele ganhou suporte para Vulkan, através do DXVK. Para a grande maioria dos usuários, isso representará um ganho de desempenho.

Jogo em promoção da semana

Falando em jogo, que tal uma sugestão para você se divertir nesse final de semana? Sekiro é um jogo da FromSoftware do gênero soulslike, onde você é um guerreiro no Japão do final dos anos 1500, que precisa defender um jovem senhor, e nada vai te parar nessa jornada, nem mesmo a própria morte.

Esse jogo está com 50% de desconto no Steam, e roda no Linux através do Proton, a camada de compatibilidade da Valve. O título está com ranking Platina lá no ProtonDB.

Receba mais notícias sobre o que acontece no mundo da tecnologia e do open source, inscreva-se na nossa newsletter!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!