Conheça as IA de código aberto lançadas pela Apple
Notícias

Conheça as IA de código aberto lançadas pela Apple

Tipicamente, a Apple não é uma empresa que lança softwares de código aberto, mas com a ascensão das inteligências artificiais, está mudando de posicionamento, brindando a comunidade open source com modelos interessantes que podem ser estudados por qualquer interessado. Hoje conheceremos dois modelos de IA de código aberto lançadas pela Apple.

Uma inteligência artificial multimodal

Em outubro de 2023, a primeira IA de código aberto da Apple foi lançada sem alvoroço, chamada Ferret, ela é multimodal, ou seja, não tem um propósito específico. Segundo estudos publicados pela empresa, a tecnologia consegue criar avatares 3D e pode gerar texto eficientemente.

A licença da Ferret permite apenas o uso para pesquisa, não comercial. Ela consegue ser leve o bastante para rodar diretamente de dispositivos, como iPhones e iPads. Dentre outras habilidades, pode identificar elementos em imagens com mais precisão do que o GPT-4.

Conheça as IA de código aberto lançadas pela Apple 2
Imagem: Apple

Preparação para o iOS 18?

Segundo a Bloomberg, o iOS 18 contará com ferramentas de linguagem por inteligência artificial que prezam pela privacidade dos usuários. A ferramenta poderia ajudar a responder mensagens e e-mails, além de criar documentos baseados em informações no dispositivo sem comprometer a integridade de dados pessoais.

Em 24 de abril, lançaram publicamente o OpenELM, um modelo de IA conversacional com código aberto, podendo ser utilizado mesmo comercialmente, capaz de rodar inteiramente em dispositivos pessoais, sem depender de servidores externos.

São oito modelos do OpenELM disponíveis publicamente, quatro pré-treinados, cobrindo tamanhos entre 270 milhões e 3 bilhões de parâmetros. A empresa adverte que o produto não possui garantias de segurança, com a possibilidade de gerar conteúdos imprecisos, ou que podem incomodar certos públicos.

Segundo estudos publicados pela empresa, os modelos foram treinados com tokens abertos vindos de sites, como o Reddit, Wikipedia, arXiv.org, entre outros. Ele foi testado numa estação de trabalho rodando o Ubuntu 22.04 num processador Intel i9-13900KF, acompanhado de 64 GB DDR5 e uma GPU NVIDIA RTX 4090 com 24 GB de VRAM, assim como num MacBook Pro M2 Max com 64 GB de RAM, rodando o macOS 14.4.1.

Ele conseguiu ser 2.36% mais eficiente do que o OLMo, uma IA de código aberto do Allen Institute for AI, utilizando metade dos parâmetros.

Embora a Apple seja uma empresa gigante, essas são suas primeiras empreitadas no universo das inteligências artificiais generativas. Lançar novos produtos com código aberto pode ser uma estratégia eficiente de tentar alcançar players mais experientes nesse mercado, como a OpenAI.

Existem várias iniciativas de inteligência artificial de código aberto, conheça a solução da The Linux Foundation para organizá-las!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!