NVIDIA contribui com drivers de código aberto
Notícias

NVIDIA contribui com drivers de código aberto

O mundo dá voltas e estamos vendo a NVIDIA contribuindo com uma área que antes não demonstrava muito interesse: os drivers de código aberto para Linux. Há alguns dias, foi com o Noveau, agora, o NVK. Em que a empresa tem contribuído, afinal?

Em duas semanas, duas iniciativas

Na última semana, Ben Skeggs, um antigo contribuidor do Noveau que trabalhava para a Red Hat voltou a atuar no driver, mas dessa vez, utilizando um e-mail corporativo da NVIDIA, indicando que está empregado pela gigante das placas de vídeo.

Ele postou de uma só vez um conjunto de 156 ajustes para o Noveau, visando limpar o código, reduzir a complexidade de fluxos de processamento e a sobrecarga do driver. Todas essas correções afetam, ao todo, dez mil linhas de código.

Como se não bastasse, ontem, outro funcionário da NVIDIA, Arthur Huillet, que igualmente trabalhou com o Noveau durante seu inicio de vida, também trouxe contribuições ao universo dos drivers de código aberto, mas nesse caso, para o NVK. O NVK é uma alternativa visando placas RTX, utilizando a API gráfica Vulkan, justamente o ponto fraco do Noveau.

A contribuição de Arthur Huillet visa implementar um recurso chamado “conservative rasterization” ao NVK, que propõe equilibrar o uso de CPU e GPU durante a renderização de polígonos, facilitando o cálculo de colisões.

Interessante ver a NVIDIA contribuindo com iniciativas de código aberto que se iniciaram pela comunidade. Mas isso não significa que eles estão necessariamente dispostos a abrir os segredos de suas tecnologias mais especiais, como os CUDA.

Ainda não sabemos onde isso tudo vai dar, é o início de uma nova era onde a marca começa a dar atenção ao público do Linux. Também pudera, sistemas Linux são extremamente populares entre desenvolvedores e entusiastas de inteligência artificial, mercado onde a NVIDIA lidera com suas placas de vídeo.

Esperamos que com tanta boa vontade, eles incluam logo em seu driver proprietário o suporte ao Wayland que ansiosamente aguardamos. Por enquanto, usuários domésticos de Linux tendem a preferir utilizar placas de vídeo da AMD justamente pela marca possuir driver oficial com código aberto, permitindo aos usuários jogarem com todo o potencial de seus equipamentos sem precisar instalar nada a mais em seus sistemas operacionais.

Fique por dentro das principais novidades do mundo do Linux e da tecnologia, assine nossa newsletter!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!