Debian cria página para detalhar as suas derivações

Debian cria página para detalhar as suas derivações

O Debian é uma das distribuições que mais originou outros projetos, só para citar alguns exemplos, podemos colocar em uma pequena lista o Kali Linux, Ubuntu, SteamOS, Tails, entre muitos, muitos outros! O Debian, não como “pai de todos”, mas de muitos, decidiu catalogar os seus “filhos.”

O Debian, juntamente com o lançamento da versão 9, Stretch, lançou também uma página para tentar reunir informações importantes sobre as distribuições Linux que são derivadas dele, tanto para informar as pessoas, quanto para divulgar esses projetos.

A página no “censo” mostra também várias informações sobre os projetos derivados do Debian, como eles explicam na documentação. São dados exemplos do que é diferente em cada sistema em relação ao Debian e em muitos casos também comentando sobre o que os projetos tem em comum e como eles se relacionam e se ajudam. Essa página da Wiki do Debian também deverá receber atualizações constantes, adicionando mais e mais distribuições. Você mesmo pode colaborar, basta seguir as instruções contidas nela.

O Debian decidiu exibir os seus “filhos” um pouco mais, e dada a lista, com tantos projetos bacanas, ele certamente deve ser um “pai” orgulhoso.

Até a próxima!

Talvez Você Também Goste
Novidades nos testes do kernel Linux
Continue lendo

Novidades nos testes do kernel Linux

Em recente reunião do Linux Kernel Plumbers, que ocorreu em Lisboa, Portugal, o tópico “automação de testes para o kernel Linux” foi discutido. Os principais desenvolvedores do Linux uniram-se com o objetivo de empregar esforços em uma estrutura de testes sólidos: o KernelCI. Agora na Open Source Summit Europe, em Lyon, França, o KernelCI passa a ser um projeto da The Linux Foundation e receberá os investimentos e recursos necessários.