Firefox está refazendo o gerador de relatórios de erros em Rust
Notícias

Firefox está refazendo o gerador de relatórios de erros em Rust

O recurso do navegador Firefox que a Mozilla menos quer que você veja, está sendo refeito, o gerador de relatórios de erros. Hoje entenderemos o motivo para este trabalho e saberemos um pouco mais sobre como geradores de relatórios de erros funcionam.

Um tipo de software incomum

Geradores de relatório de erro são softwares com características bem específicas, eles precisam ser construídos de modo a não serem influenciados pelos erros que o ativaram. Para isso, devem ter pouca, ou preferencialmente, nenhuma dependência em pacotes do programa ao qual está atrelado. 

Segundo postagem de Alex Franchuk, desenvolvedor membro da equipe da Mozilla, o Firefox chegou a um ponto de inflexão onde o antigo gerador de relatórios, escrito principalmente em C++, não está gerando relatórios descritivos o bastante para eles corrigirem os erros existentes.

Erros menores que não encerram o programa são relatados por um sistema integrado ao Firefox, que gera relatórios consideravelmente bons, de forma tão rápida e discreta, que muitas vezes o usuário nem percebe que ocorreu algum problema. Entretanto, problemas no processo principal que causam o fechamento do programa, são a pior experiência que o usuário pode ter e são justamente esses que disparam o gerador de relatório de erro independente.

A nova edição está sendo escrita em Rust, tanto devido ao seu melhor gerenciamento de memória e facilidade de manutenção ao longo do tempo (diversas partes do Firefox vêm sido feitas em Rust), quanto para ser uma aplicação multiplataforma.

Ainda assim, estão desenvolvendo três modelos de interface, para o software manter uma aparência nativa em diferentes sistemas operacionais. Para Linux, optaram por utilizar GTK, ficando então com um aspecto mais adequado ao GNOME. No Windows, optaram pelo Win32, eles admitem que não é a solução mais popular hoje em dia e que precisarão tomar cuidado para não ficar com cara de aplicativo antigo. Enquanto no macOS, estão utilizando Cocoa/AppKit, precisando também criar chamadas intercambiáveis entre Rust e Objective-C.

Firefox está refazendo o gerador de relatórios de erros em Rust 1
Novo gerador de relatório de erro do Firefox para Linux. Imagem: Firefox

Se você já conhece o gerador de erros atual do Firefox deve estar surpreso por se parecer exatamente o mesmo. Esta é a intenção dos desenvolvedores, que os usuários nem percebam a diferença, mas os relatórios que eles receberão serão bem mais completos e detalhados.

Por enquanto o software segue em desenvolvimento, sem previsão para quando ficará pronto, nem sobre quando deve começar a ser distribuído junto ao Mozilla Firefox.

Fique por dentro das principais novidades do mundo do Linux e da tecnologia, assine nossa newsletter!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!