Sistemas operacionaisSoftwares

Projeto AppStream para unificar a instalação de pacotes nas distros Linux

AppStream um projeto de grandes

Para quem não conhece este conceito, o AppStream é um projeto que está sendo debatido pelas principais distros do mundo Linux, estão nessa parada a Red Hat, o OpenSuse, Debian, Ubuntu, Mandriva para criar uma central de aplicativos única para o Linux.

Distribuições que se beneficiariam da AppStream

Eu já  vi isso antes…

Pois é, se você é usuário Ubuntu, certamente já utilizou uma ferramenta muito legal chamada de Central de Programas do Ubuntu para instalar as principais aplicações no seu sistema. Como sabemos, a central de programas do Ubuntu só pode ser instalada em distros baseadas no Debian e por tanto que usei o gerenciador de pacotes APT com binários do tipo .DEB.

O projeto AppStream visa formar um repositório de software com interface gráfica semelhante a da central de programas do Ubuntu só que compatível com todas, ou pelo menos as principais, distros Linux da atualidade. 

Esse é um projeto que vem sendo discutido a algum tempo já, sem sair do papel infelizmente, porém uma notícias que ví hoje, vinda do “lado verde da força”, dizia que o OpenSuse estaria trabalhando na AppStream e teria dedicado até uma equipe para realizar o desenvolvimento do projeto.

Bom, muito bom!

A possibilidade de unificar uma central de programas que funcionasse perfeitamente nas principais distros, do meu ponto de vista, seria uma ótima notícia para o mundo Linux.

Ajudaria para a disseminação do software livre, e conseguiria novos adeptos. Acho que quem uso o computador de maneira doméstica, entenda-se, ouvir música, navegar na internet e cuidar de umas galinhas na mini fazenda se sentiria mais a vontade com um processo de instalação unificado.

Se você decidir usar Linux, depois de uma certa pesquisa vai decidir (tenho quase certeza) em usar uma distro baseada no Debian, possivelmente o Ubuntu ou o Mint, agora eu lhes pergunto, essas duas distros são melhores que o OpenSuse ou o Mandriva, ou qualquer outra? Não, categoricamente! Não vamos entrar no mérito de cada distro, mas o grande diferencial do Ubuntu é o suporte da comunidade, o grande diferencial do Mint é o baixo impacto de modificação e adaptação do novo usuário, visto que ele vem “pronto” para o uso.

Queremos APPS!

Um usuário comum, não avançado, definitivamente não se importa e nem quer se importar com qual gerenciador ou modelo de pacote é melhor, apt, urpm, yum, zypper etc. Aliás, um usuário comum prefere nem saber destas “complicações”, ele só quer que as coisas funcionem direito, e que isso seja feito com o mínimo de cliques possíveis, e acho que definitivamente a AppStream iria revolucionar.

Nos resta agora esperar mais notícias sobre o desenvolvimento da AppStream.

E você leitor, o que acha da unificação de pacotes das distros com a AppStream?

Dica Extra: Aprenda a instalar a central de programas do Ubuntu no Debian

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!