Conheça as três distros Linux mais importantes (na nossa opinião)
No episódio do Diocast onde classificamos 20 distros Linux famosas, selecionamos três que consideramos as mais importantes: Arch Linux, Fedora e Debian. Embora elas não sejam as mais fáceis de usar, e ainda possam apresentar problemas em alguns computadores, podemos considerá-las base para o mundo Linux como conhecemos.
O Arch Linux é especial por ser ambiente de teste de muitos desenvolvedores de software, ele também é muito versátil, tem uma documentação completa e bem indexada, além disso, a distro cumpre muito bem seu papel de ser um sistema “faça você mesmo”. Certamente você vai aprender muito sobre Linux instalando este sistema.
Já o Fedora, é o primeiro lugar onde a Red Hat implementa novas tecnologias que, um dia, podem chegar ao Red Hat Enterprise Linux. Sendo assim, é uma prévia para o que está por vir no mundo Linux empresarial, além de estimular o desenvolvimento e aprimoramento do ecossistema Linux. Ele oferece uma experiência relativamente simples para novos usuários, serve de base para diversas distros e, assim como o Arch, é uma ótima opção para quem quer manter o computador com os pacotes mais recentes.
Enquanto isso, o Debian é a base para alguns dos sistemas Linux mais importantes, como o Ubuntu, ele também introduziu tecnologias muito importantes, como o formato de empacotamento APT, além de ser uma das primeiras distros de todos os tempos.
Mas essa é a nossa opinião, deixe nos comentários quais são as distros Linux mais importantes para você e assista ao episódio completo, que além de divertido, ensina um pouco sobre cada uma das distribuições abordadas!