Vídeo

Vanilla OS abandonando o Ubuntu e novidades do COSMIC do Pop!_OS

Hoje comentaremos duas notícias do mundo Linux, a primeira é sobre o Vanilla OS abandonando o Ubuntu e a outra é sobre as novidades que já temos sobre a nova interface gráfica do Pop!_OS, o COSMIC, que está sendo feito em Rust e não mais será baseado no GNOME.

Vanilla OS abandonando o Ubuntu e indo para o Debian

A distro Vanilla OS, criada pelos mesmos desenvolvedores do Bottles, lançou no ano passado e trouxe a proposta inovadora de suportar diversos repositórios, mantendo todas as aplicações isoladas em containers, ele tem base imutável, além disso, busca proporcionar uma experiência GNOME mais próxima do original.

Entretanto estamos vendo o Vanilla OS abandonando o Ubuntu e mudando sua base para o Debian Sid, a versão instável e rolling release do Debian. Dessa forma, o sistema deixará a nomenclatura baseada na mesma do Ubuntu, sua segunda edição se chamará Vanilla 2.0, com o codinome Orchid.

Dentre os motivos para o Vanilla OS estar abandonando o Ubuntu, os desenvolvedores citam o trabalho feito para modificar a base Ubuntu, com o fim de alcançar a experiência que eles querem para os usuários do sistema, afinal, o sistema da Canonical realiza grandes alterações em sua interface GNOME e favorece o uso dos pacotes Snaps em detrimento dos demais. 

Todo este trabalho seria reduzido adotando a base Debian e como a versão aderida possui sempre as últimas novidades do mundo Linux, o Vanilla OS passa a ter a liberdade de lançar novas edições quando for melhor para os desenvolvedores, sem depender do cronograma do Ubuntu. Alterar a base de um sistema Linux nunca é algo simples, mas como o Vanilla OS ainda é estreante, este é um bom momento para tomarem este tipo de decisão.

Quais novidades já temos sobre o COSMIC?

O COSMIC é a interface do Pop!_OS, baseada em GNOME, entretanto, os desenvolvedores estão deixando a antiga base de lado e refazendo toda a interface do zero, utilizando a linguagem de programação Rust. Recentemente fizemos um vídeo onde testamos a versão pré-alpha do COSMIC, para ver como está ficando, mas ainda não dava para dizer muito sobre como seria o resultado final, agora, o CEO da System76, Carl Richell, fez uma postagem no Twitter que nos mostra melhor como está ficando.

Em um de seus posts, Richell disse que o novo COSMIC está ficando bonito e apresentou uma foto mostrando a interface com alguns elementos com transparência, além de um contorno neon para as janelas. Pela imagem, também parece que estão abandonando o tom alaranjado da sua identidade visual, além disso, o calendário está na dock, mas nos comentários ele informa que pode ser movido para a barra superior.

Algumas perguntas da comunidade foram respondidas pelo CEO, dessa forma, ficamos sabendo que, ao menos por enquanto, o COSMIC não apresentará menus globais, apesar de que, em tese, poderiam ser criados applets para isso no futuro. Também foi confirmado que poderemos trocar as cores predominantes da interface e que teremos a opção de utilizar o gerenciador de áreas de trabalho pela barra do sistema ou por atalhos e elas poderão atuar de forma independente em cada monitor, semelhante a como ocorre com os TWMs.

Assista ao vídeo até o final para saber mais sobre essas notícias e as nossas opiniões. Caso queira ficar ainda mais inteirado sobre as novidades do mundo da tecnologia e do Linux, acompanhe os vídeos do Diolinux News, que são lançados toda quarta-feira no nosso canal Diolinux Labs e assine a nossa Newsletter!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!