Veja como está ficando o Pop!_OS COSMIC em Rust
O Pop!_OS é uma distribuição bastante querida pela comunidade Linux, não à toa, tantas pessoas ficaram empolgadas ao saber que os desenvolvedores da System76 estão refazendo sua interface gráfica COSMIC utilizando a linguagem Rust, para substituir a antiga base GNOME. No vídeo de hoje, mostramos como está ficando o novo COSMIC em Rust até o momento, mas como a interface ainda pode estar um tanto longe de ser lançada, tudo o que você ver aqui pode mudar.
Apesar de não termos nenhuma versão pronta do novo COSMIC em Rust, a System76 liberou uma alternativa experimental chamada COSMIC-SESSIONS, que pode ser instalada no Pop!_OS para que a gente veja como está ficando. Entretanto, ela ainda está bem incompleta e sua instalação e configuração não são exatamente intuitivas, pois demanda habilitar o Wayland no sistema e compilar uma parte da interface, portanto, usuários que não tem familiaridade podem acabar quebrando o sistema operacional.
Sendo assim, neste vídeo mostramos tudo o que o COSMIC em Rust já tem, para que você não precise ter todo esse trabalho para experimentar uma interface gráfica que ainda não está totalmente funcional e não serve para o uso no cotidiano. Será que reinventar a roda está trazendo frutos para a System76?
Por que Pop!_OS COSMIC em Rust?
Rust é uma linguagem de programação relativamente recente que está fazendo sucesso entre os programadores, por permitir um maior controle sobre os recursos computacionais, semelhante ao que ocorre com a linguagem C, mas com um gerenciamento de memória automatizado eficiente, facilitando em muito o trabalho dos desenvolvedores de software. Além disso, por ser moderno, ele abstrai funções grandes em apenas um comando, o que por um lado, pode esconder problemas de otimização no software, mas por outro, otimiza o tempo dos programadores.
Segundo os desenvolvedores do COSMIC, desenvolvê-lo em Rust o torna mais eficiente no uso de recursos e aumenta a confiabilidade e estabilidade do ambiente gráfico, tornando o Pop!_OS mais rápido, responsivo e funcional. Além disso, o novo COSMIC terá o compositor Wayland, que oferece um melhor suporte à tecnologias como HiDPI e HDR, além de aprimorar a experiência com placas de vídeo NVIDIA.
A comunidade também especula que a escolha do Rust pode ajudar mais pessoas a se envolverem com o projeto, pois é uma linguagem mais fácil de aprender do que o C, por exemplo, e está sendo adotada também por outros projetos importantes, como o próprio Kernel Linux.
O que você achou de como está ficando o novo COSMIC em Rust? Conte-nos nos comentários, onde você também compartilha suas opiniões com a comunidade Diolinux Plus!