bottles
Notícias

Com o Bottles ficou (ainda) mais fácil rodar programas Windows no Linux

O Bottles é uma ferramenta gráfica que facilita a execução de softwares e jogos do Windows no Linux, via Wine.

Entendendo o “Bottles Environment”

O Bottles Environment apresenta uma nova maneira de lidar com prefixos do Windows usando ambientes, uma combinação de configurações, bibliotecas e dependências prontas para uso.

Escolha entre pré-definições para um ambiente de jogos ou de software, com base no tipo de programa que você deseja executar. Usuários mais avançados podem escolher o ambiente personalizado para configurar o Bottles por conta própria.

2022 01 24 15 27

Altamente ajustável 

A ferramenta permite personalizar o ambiente Windows facilmente, escolha se deseja usar dxvk, vkd3d, gamemode, esync, fsync ou outro. 

O Bottles também possui a capacidade de adicionar facilmente variáveis ​​de ambiente, substituir DLLs, gerenciador de tarefas integrado para processos Wine, importação / exportação de Bottles, bem como um banco de dados de instaladores experimentais, entre muitos outros recursos.

Você pode alterar suas preferências do Bottles a qualquer momento para melhorar a compatibilidade do software.

2022 01 24 15 39

Gerenciador de dependências integrado

Os softwares para Windows podem precisar de dependências para funcionar corretamente, o Bottles possui um gerenciador de dependências poderoso e fácil de usar que automatiza a tarefa de instalar as dependências necessárias. Basta procurar o pacote que você precisa e depois “instalar”.

As dependências também podem ser instaladas automaticamente pelos instaladores oficiais do Bottles. Portanto, se você optar por instalar, por exemplo, o instalador da Epic Games Store, verá as novas dependências instaladas após o processo.

2022 01 24 15 40

Fácil de restaurar

O Bottles possui um gerenciador de versões que permite restaurar facilmente um estado anterior. Se ativada, a ferramenta criará automaticamente um “novo estado” quando você instalar uma nova dependência em seu ambiente.

Sendo assim, se algo der errado com o seu ambiente Bottles, você pode ir até a seção “Controle de versão” e restaurar o estado anterior.

2022 01 24 16 03

Novos recursos em sua última versão

Recentemente, o Bottles chegou a sua versão 2022.1.14. Além do recurso de versionamento ter se tornado estável, esta versão traz alguns novos recursos para usuários que instalam a versão Flatpak do aplicativo. Um deles é um novo console que pode ser usado no lugar do wineconsole, a versão não Flatpak inicia seu emulador de terminal padrão.

bottles wine console 1

Outro recurso exclusivo da versão Flatpak é um novo tempo de execução do Bottles, um arquivo de bibliotecas do Ubuntu 20.04 LTS que deve melhorar a compatibilidade do runner.

Isso está desativado por padrão e está disponível apenas para quem instalou o Bottles via Flatpak, mas estará disponível para todos os usuários em versões futuras. Você pode habilitar o recurso nas preferências do aplicativo.

Experimentando o Bottles

Para experimentar a ferramenta é muito simples, o Bottles está disponível como um pacote DEB para Debian e derivados, como um pacote AUR para Arch Linux e derivados, bem como um AppImage que deve funcionar na maioria das distribuições Linux.

Porém, como alguns recursos são exclusivos da versão Flatpak, por enquanto, é recomendado instalá-lo via Flatpak.

2022 01 24 16 30

E você, já experimentou o Bottles para rodar softwares Windows no Linux? 

Abraços, amigos.
Até a próxima.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
98 postagens

Sobre o autor
Opa! Fala, meus consagrados. Me chamo Durval Henrique, mais conhecido por aí como Lavrudinho. Apaixonado pelo conceito de tiling window manager, entusiasta da tecnologia em geral e um projeto de desenvolvedor web.
Artigos
Postagens relacionadas
Notícias

NVIDIA contribui com drivers de código aberto

Notícias

Conheça as IA de código aberto lançadas pela Apple

NotíciasVídeo

Conheça a nova plataforma da Linux Foundation para IA generativa