Vídeo

Conheça o novo padrão no Linux empresarial em resposta à Red Hat

Após a decisão da Red Hat em limitar o acesso e uso do código-fonte do Red Hat Enterprise Linux (RHEL), distros Linux que se mantinham completamente compatíveis ao sistema se prejudicaram, precisando inovar para manter no mercado. Por isso, alguns importantes players estão se associando para criar um novo padrão no Linux empresarial, o OpenELA.

Entenda o OpenELA, associação que poderá definir um novo padrão no Linux

É inegável a qualidade da solução da Red Hat para o Linux empresarial, não à toa, acabou se tornando um padrão no mercado, em torno dele, nasceram diversas distros cuja proposta é justamente ser um clone, oferecer compatibilidade 1:1, ou algo muito próximo disso.

A natureza da licença utilizada pelo Linux garante justamente que produtos baseados nele disponibilizem seu código-fonte, permitindo a sua replicação, entretanto, a Red Hat balizou uma manobra que dificulta o trabalho de quem deseja replicar. 

Podemos compreender que, em busca de crescer no mercado, a Red Hat busque tomar para si uma fatia do mercado ocupada por cópias do seu produto. Entretanto, com esta jogada, a empresa arrisca seu protagonismo no universo do Linux empresarial.

CIQ, responsável pelo Rocky Linux, se uniu à SUSE e Oracle para estabelecerem um padrão aberto ao Linux empresarial, por meio do OpenELA (Open Enterprise Linux Association). Em seu manifesto, demonstram, ao menos a princípio, manter o propósito de compatibilidade ao RHEL, mas conforme a iniciativa ganhe tração, adquirirá poder para criar suas próprias regras.

Naturalmente, o OpenELA deverá receber novos contribuidores, afinal, diversas empresas poderão querer influenciar mudanças conforme seus interesses, tal como ocorre na The Linux Foundation, onde empresas como Meta, Google, Microsoft e Tencent contribuem, e consequentemente, melhoram seus próprios produtos.

No vídeo de hoje, discutimos sobre o novo padrão no Linux empresarial que está sendo formado, assim como suas possíveis consequências, traçando paralelos com outras iniciativas, como a que ajuda a manter o nosso querido kernel Linux.

Este vídeo é um corte do Diocast. Assista ao capítulo na íntegra, onde também conversamos sobre a crescente popularidade no Linux registrada pelo Steam e sobre a hipótese de nascer um padrão unificado, não apenas no meio empresarial, mas também para desktop, que facilite a vida dos desenvolvedores.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!