Sistemas operacionais

Bodhi Linux 7 traz nova opção com kernel mais recente

Após dois anos do lançamento da versão 6, temos o Bodhi Linux 7, uma distro leve, baseada no Ubuntu, com a interface Moksha, criada sobre o Enlightenment DE. Afinal, o que temos de novo nesta edição do sistema que propõe oferecer uma base mínima para rodar qualquer software que o usuário quiser?

O que há de novo no Bodhi Linux 7

A interface Moksha foi um importante alvo de mudanças:

  • Ela agora não depende mais de bibliotecas sem suporte;
  • Permite dividir a tela entre janelas arrastando-as para os cantos;
  • Ganhou um novo tema denominado Moksha Green, mais escuro e minimalista;
  • A ferramenta “Não pertube” foi expandida para itens no menu;
  • A pré-visualização de arquivos foi aprimorada;
  • Há um menu inteligente para orientação automática em múltiplos monitores;
  • Suporte ao systemd para sysactions.

Dessa vez, a tela de login foi atualizada, o Slick Greeter permite revelar a senha clicando sobre o ícone de olho. Plymouth, a tela de inicialização do sistema está redesenhada, com aspecto simplificado.

plymounth
Novo Plymouth do Bodhi 7.0

Você pode visualizar os atalhos de teclado do com um novo menu ativado pelo comando “Super + F1”, também é possível simplesmente arrastar itens do menu do sistema à área de trabalho para mover ou criar um atalho.

teclas de atalho
Menu de teclas de atalho do Bodhi Linux 7.0

Modularidade é um ponto-chave no Bodhi Linux, vários módulos foram aprimorados para esta edição, o que exibe as condições da bateria recebeu ajustes de visualização, configurações de hora e data foram incluídas ao módulo do relógio, as configurações de notificação podem ser acessadas pelo módulo de notificações, há um atalho para copiar no módulo de captura de tela.

Como este é um sistema que valoriza o consumo mínimo de recursos, nesta versão, ele aderiu uma metodologia mais rígida para a limpeza de memória, conseguindo manter funcional e rápido, mesmo com pouco.

memoria consumida
Memória consumida pelo Bodhi Linux 7.0

Outra novidade é o gerenciador de navegadores, baseado no do Zorin OS, por onde você pode instalar ou desinstalar mais de 10 opções. Falando nisso, o navegador nativo continua sendo o Chromium, dessa vez, na versão 115.

gerenciador de navegadores
Novo gerenciador de navegadores do Bodhi Linux 7.0

Instale o Bodhi Linux 7.0 agora mesmo!

O Bodhi Linux 7.0 é baseado no Ubuntu 22.04 LTS, a imagem padrão oferece o kernel 5.15 LTS, oferecendo mais estabilidade, sendo adequada principalmente para hardwares mais antigos. Também temos a imagem HWE, com o kernel 6.2, como um intermediário, além disso, há uma nova opção, denominada s76, com o kernel 6.4, ideal para quem possui dispositivos mais recentes ou precisa de uma funcionalidade específica. Todas as opções podem ser baixadas pelo site oficial do projeto.

neofetch

Quer se manter atualizado sobre o que há de novo no mundo Linux e da tecnologia, ainda com a oportunidade de interagir com uma comunidade engajada? Conheça o fórum Diolinux Plus!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!