Diocast

O dia que o Linux passou o macOS na Steam – Diocast

Neste episódio do Diocast: finalmente o Linux passou o macOs na Steam Hardware Survey, pela primeira vez na história, a Linux alcançou o segundo lugar, com 1,96% de participação, deixando o macOS para trás com 1,84%. Isso pode parecer pouco, mas é um avanço para a Linux, que vem ganhando cada vez mais espaço e compatibilidade no mercado de jogos, graças a iniciativas como o Proton, o Steam Deck e o SteamOS. 

A criação da Open Enterprise Linux Association ou OpenELA também não ficou de fora, essa nova empresa formada pela SUSE, Oracle e CIQ, para fomentar a criação de um padrão aberto para Linux em ambiente empresarial. A OpenELA pretende oferecer uma alternativa à Red Hat Enterprise Linux (RHEL), que domina o segmento de servidores e nuvem. A ideia é que a OpenELA possa certificar e suportar diferentes distribuições Linux que sigam as especificações definidas pela empresa, garantindo assim interoperabilidade, segurança e estabilidade para os clientes corporativos. 

Também analisamos uma matéria publicada pelo site ZDnet sobre porque o Linux não tem maior espaço no desktop e como isso poderia mudar. O autor do artigo sugere que um dos principais problemas do Linux no desktop é a falta de um padrão unificado, que facilite a vida dos usuários e dos desenvolvedores. A solução proposta na matéria é que a Linux Foundation poderia criar uma distro própria que serviria como um modelo de Linux padrão para desktops, assim como faz a RHEL para servidores. Será que isso realmente poderia atrair mais usuários e desenvolvedores para o Linux no desktop, aumentando assim sua participação de mercado? 

Deixem seus comentários abaixo e não se esqueçam de ouvir o episódio completo do Diocast para saber mais detalhes e opiniões sobre esses temas.

Apoiadores deste episódio

✅ A galera da Trybe trouxe algo realmente empolgante, especialmente para aqueles de vocês que têm interesse em inteligência artificial e IAs generativas, como o ChatGPT. Ela abriu 5000 vagas gratuitas para um curso incrível que vai te ensinar como utilizar IA generativa para impulsionar sua carreira, independentemente da sua área de atuação. O novo curso é “Inteligência Artificial na Prática“, ele vai te guiar através do uso de ferramentas como o ChatGPT e geradores de imagem para criar textos, diálogos, imagens, código e muito mais, explorando ao máximo essas tecnologias incríveis.

Vale ressaltar que o curso é 100% online e está temporariamente gratuito. Mas atenção, as vagas são limitadas e estão acabando. Se esse assunto te interessa, essa é uma oportunidade imperdível! Clique aqui para obter mais informações e garanta seu lugar enquanto ainda dá tempo.

StreamYard é um estúdio virtual que permite que você faça lives profissionais, interagindo com seus convidados e seu público nas principais redes sociais.

Onde ouvir o Diocast sobre o dia que Linux passou o macOs na Steam

O Diocast está disponível em todas as principais plataformas de podcast. Você pode ouvir diretamente do Apple Podcasts, Google Podcasts, Pocket Casts, Deezer ou em vídeo, no Diolinux Labs e Spotify! Você também pode acompanhar os lançamentos em qualquer outro aplicativo utilizando o feed RSS.

Se preferir, também é possível ouvir diretamente no portal Diolinux através do player acima ou na página dedicada ao Diocast.

Participantes

Links Relevantes

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
186 postagens

Sobre o autor
Entusiasta de tecnologia que sempre gostou de desmontar tudo, o que me levou ao interesse por software livre e todas as possibilidades que ele oferece. Sou Editor-chefe no blog Diolinux e também trabalho consultor de SEO, gestor de tráfego e otimização de presença digital. Mastodon
Artigos
Postagens relacionadas
Diocast

Essa Computex pode ter mudado o Desktop para sempre - Diocast

Diocast

App Showcase - Apps Essenciais para sua máquina - Diocast

Diocast

O Meu Linux é Melhor que o Seu! E posso provar. - Diocast