VídeoTutoriais

Aprenda a instalar Snaps em qualquer distro Linux!

Criado pela Canonical, o formato de empacotamento de arquivos Snap vem instalado no Ubuntu desde a versão 18.04. Ele isola aplicativos do restante do sistema, uma vantagem em segurança, e tem alguns programas exclusivos, mas vários outros sistemas não são nativamente compatíveis, demandando passos extra para isso. Neste tutorial, demonstraremos como compatibilizar e instalar Snaps em qualquer distro Linux.

Sua distro é compatível com Snaps?

Antes de mais nada, você precisa saber se sua distro já é compatível com Snaps. Segundo a lista presente na documentação oficial, atualmente, além das flavors do Ubuntu, temos:

  • KDE Neon;
  • Manjaro; 
  • Solus;
  • Zorin OS.

Como deixar seu sistema compatível com Snaps

Para compatibilizar sua distro Linux com pacotes Snaps, deve-se copiar e colar alguns comandos de terminal e fazer passos presentes na documentação oficial. Entretanto, pode haver variações para cada sistema, tomemos o Fedora como exemplo:

Rolando a página de instalação do daemon do Snap, vemos uma lista de distros que não vem com o Snap; encontre a sua. Você obterá um tutorial completo em inglês, se preferir, pode utilizar alguma ferramenta de tradução, mas o procedimento é relativamente simples e não deve ter grandes variações. No Fedora, para instalar o daemon, basta copiar e colar no terminal o comando:

sudo dnf install snapd

Esses comandos podem mudar com o tempo, sendo assim, recomendamos consultar e copiar diretamente da documentação. Após pressionar Enter e aguardar a instalação, precisa sair e entrar novamente em sua sessão, ou então simplesmente reiniciar o computador. 

Instalando Snap no Fedora

Alguns aplicativos, como o Espanso, precisam extrapolar o isolamento dos snaps, para isso, deve habilitar o suporte clássico. A denominação “clássico” inspira-se nos formatos de pacotes consagrados, .deb e .rpm, que tem contato direto com o sistema operacional. Para isso, durante a redação deste artigo, a documentação orienta utilizar o comando de terminal: 

sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap

Ele faz um link entre a pasta /var/lib/snapd/snap com a pasta /snap. Novamente reinicie sua sessão (ou o computador) e pronto, seu Fedora já está compatibilizado ao formato de pacotes Snap. 

Em algumas distros é igualmente simples, em outras, mais complexo, é inviável manter tutoriais de todas elas, sendo que, sem aviso, algum detalhe pode mudar. A Canonical está ciente do inconveniente que é toda essa variedade para instalar um formato de pacote que pretende ser simples, por isso já se movimenta para deixar mais fácil.

Como instalar Snaps

Agora que sua distro está devidamente compatibilizada, vamos instalar um aplicativo empacotado no formato Snap para testar. Para isso, basta acessar o site do Snapcraft, pesquisar por algum aplicativo, clicar sobre ele e então, em Install. Se abrirá um balão, para quem utilza o Ubuntu, basta clicar em View in Desktop store, se não for o caso, precisa copiar o comando fornecido e colar no terminal, após pressionar Enter, a instalação ocorrerá. Concluído, podemos encontrar o novo aplicativo no menu do sistema.

Aprenda a instalar Snaps em qualquer distro Linux! 2

Agora, se o que você quer é o contrário, remover completamente a compatibilidade com Snaps do seu sistema operacional, siga este tutorial!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!