Sejam bem-vindos a mais um Diolinux News! Temos novidades sobre o OpenSUSE Leap 16, o lançamento da interface Cosmic em versão Alpha, Linux Mint 21.3, um novo padrão aberto de streaming que a Amazon quer emplacar, além da unificação do Nearby Share ao Quick Share e mais!
Amazon adota padrão aberto
Se você transmite conteúdo do celular para a TV, provavelmente já deve conhecer o Airplay da Apple, ou o Chromecast do Google, protocolos proprietários de reprodução de áudio e vídeo via internet. Eles são os mais populares, mas se depender da Amazon, teremos mais uma alternativa no mercado em breve, o mais interessante é que ela é aberta.
A empresa de Jeff Bezos anunciou que, em breve, trará suporte a transmissão de vídeo, utilizando o protocolo Matter em vários produtos, o mesmo utilizado para dispositivos de casa inteligente, que até mesmo Apple e Google suportam nos seus dispositivos e assistentes. Primeiro, o suporte deve chegar ao Echo Show 15, depois nas Fire TVs.
Certamente a Amazon compatibilizará o Prime Video com esse tipo de protocolo, mas alguns outros aplicativos também devem fazer o mesmo neste ano: Plex, Pluto TV, Sling TV e Starz.
Ainda falando em protocolos, no ecossistema Apple existe uma funcionalidade popular entre seus usuários, o Airdrop. Com ele, conseguimos facilmente transferir links, arquivos de imagem, vídeo, entre outros. Ao lado do Android, por muito tempo não se teve uma alternativa tão simples, mas, recentemente, o Google chegou a lançar a sua versão chamada Nearby Share, e a Samsung, o Quick Share.
A partir de fevereiro, os dois se fundirão numa atualização, unindo sob a marca Quick Share, com visual renovado. O Google também anunciou na CES 2024 que está negociando com fabricantes de notebook para trazer o Quick Share instalado de fábrica em computadores com Windows, acirrando a concorrência contra a Apple.
OpenSUSE Leap 16
Depois de quase 8 anos, a SUSE anunciou um sucessor ao OpenSUSE Leap 15. A equipe do OpenSUSE anunciou que, apesar do lançamento da versão 15.6 estar próximo, já trabalham numa versão ainda maior: o OpenSUSE 16.
Ele será baseado na nova plataforma ALP da SUSE, combinando os benefícios de uma distribuição avançada de nível de servidor, com a facilidade de uso característica do OpenSUSE Leap. A mudança deve demorar até o próximo ano.
Em breve, Cosmic alpha
Finalmente podemos ter uma noção de quando conseguiremos utilizar a nova interface Cosmic, da distribuição Linux Pop!_OS. A versão 24.04 do Pop!_OS será lançada no verão do hemisfério norte, o nosso inverno, nela poderemos testar o Cosmic, ainda em alfa. Finalmente poderemos ver de perto este novo projeto da System76, mas ainda assim é um alfa, então não espere utilizar a interface em produção ainda.
Assa não foi a única novidade anunciada, o Cosmic terá seu próprio aplicativo de terminal, o Cosmic Terminal. Ele terá suporte para linguagens da esquerda para a direita, assim como da direita para a esquerda, fontes com ligaduras, temas e até mesmo renderização via GPU.
Outro novo software, o COSMIC Randr é uma ferramenta de linha de comando para listar e configurar telas conectadas ao computador em ambiente Wayland. Mais uma funcionalidade em desenvolvimento, é uma ferramenta de captura de tela, visualmente parecida com a versão do GNOME e macOS.
No Cosmic, haverá suporte a computadores com gráfico híbrido, oferecendo ainda uma opção para desativar a placa de vídeo dedicada e economizar bateria. Neste modo, o computador rodará por padrão, no gráfico integrado, alternando conforme desejado pelo usuário
Novo Linux Mint
No início de dezembro, a gente comentou que o Linux Mint, tinha liberado a versão 21.3 em estágio beta. Dessa vez demorou um pouco mais que o normal, mas já temos a versão final do Linux Mint 21.3 está disponível para download! Não espere nenhuma novidade que vai mudar completamente o seu fluxo de trabalho nesse lançamento, mas ainda assim, tem várias coisas bacanas para pontuar.
A interface gráfica Cinnamon recebeu uma ferramenta chamada “Action Spices”, um serviço de plugins oficiais ou feitos pela comunidade para instalar no sistema, permitindo uma série de ações diferentes, acessíveis principalmente pelo menu de contexto, ativado pelo botão direito do mouse, como verificar se um arquivo ISO está corrompido, ou transferir um arquivo para o celular através do KDE Connect.
Quem utiliza o Hypnotix para assistir canais de TV, também tem novidades. Agora podemos marcar alguns canais como favoritos, para acessar mais facilmente. Caso queira assistir algum canal que não esteja na lista, pode adicionar manualmente, com a URL.
Uma das maiores novidades dessa versão, mas que ainda não é possível aproveitar 100%, é a compatibilização da interface com Wayland. O processo já se iniciou, e está disponível nessa versão do sistema, mas em estágio alfa, não recomendado para o dia a dia.
Se você já tem o Linux Mint instalado, basta atualizar o sistema.
Canonical deve melhorar o suporte de snaps em outras distribuições
Recentemente mostramos como instalar o suporte para Snap em quase qualquer distribuição. Apesar de perfeitamente possível, não é exatamente a melhor experiência, demandando reiniciar o computador algumas vezes no meio do processo para que funcionar.
Isso deve melhorar em breve, já que a Canonical agora terá um desenvolvedor trabalhando em período integral em melhorar a experiência no que eles chamam de “cross-distribution”, a habilidade de instalar o Snap em qualquer distro.
AYANEO prepara novo console com HoloISO
Sempre quis um Steam Deck, mas acha o preço salgado? A AYANEO, empresa popular nesse mercado de dispositivos portáteis, anunciou um novo console chamado AYANEO Next Lite, vindo com uma versão modificada do HoloISO, basicamente o SteamOS que você pode instalar em qualquer máquina.
Esse console terá uma tela de 7 polegadas 800p, processador Ryzen 5 4500U ou Ryzen 7 4800U, 16GB de memória RAM DDR4, seu preço começará em 300 dólares, 100 dólares a menos que o Steam Deck da Valve, entretanto, não sabemos o preço para o Brasil.
Jogo em promoção da semana
Em Travellers Rest, você controla o dono de uma estalagem, que precisa transformar uma pousada caindo aos pedaços em um empreendimento de sucesso. Nesse jogo, você pode produzir a sua própria cerveja, cuidar da sua fazenda, explorar o mundo, construir um bom relacionamento com os seus clientes, e muito mais!
Ele está com 25% de desconto no Steam, e, apesar de estar disponível nativamente apenas para Windows, é perfeitamente possível jogar no Linux e Steam Deck através do Proton, a camada de compatibilidade da Valve, tendo ranking platina no ProtonDB.
Receba mais notícias sobre o que acontece no mundo da tecnologia e do Linux, inscreva-se na nossa newsletter!