VídeoEditorial

O maior problema em jogos competitivos pode ser os jogadores

Jogar jogos competitivos sempre é uma bela injeção de adrenalina, a coordenação motora deve estar afiada, o time alinhado, todos os comandos decorados, e as mecânicas dominadas. Mas nem todo mundo possui todas essas habilidades, afinal, precisamos começar de algum lugar.

Quem já domina o jogo pode acabar se esquecendo do tempo de aprendizado e da insegurança de quem está começando. Embora o ambiente seja virtual, são pessoas reais que interagem, tão complexas quanto qualquer um, talvez aquele iniciante desprezado tenha uma habilidade ainda mais valiosa e respeitável no mundo real.

O que mantém um jogo online são os jogadores, naturalmente enjoamos de coisas que fazemos por muito tempo, ou outras coisas se tornam prioridades, dessa forma, muitos jogadores experientes deixam de jogar. Para manter a comunidade viva, novas pessoas precisam entrar, quem realmente gosta de jogar deveria acolher e celebrar os iniciantes, afinal, ninguém gosta de ficar num ambiente onde é maltratado.

Afora títulos com bugs ou outros erros técnicos, o maior problema em jogos competitivos é, frequentemente, os próprios jogadores que espantam os novatos, mesmo em partidas que não interferem na evolução do seu personagem. Apesar de algumas particularidades, as regras de etiqueta na internet são bem parecidas com as regras fora dela, o bom senso impera, não faz sentido se estressar no momento de diversão.

De toda forma, não é alguém mal-educado que precisa estragar sua jogatina, sempre há a alternativa de abstrair, desligar a voz dos outros jogadores ou o chat, entretanto, infelizmente a parte cooperativa pode ficar prejudicada, laços não serão feitos, o jogo pode não ser tão envolvente.

Trata-se de um assunto complexo, pois pessoas diversas, de vários lugares e culturas, com diferentes conceitos de diversão, se reúnem para jogar algo, por vezes, com teor violento, ou que causam grande agitação e euforia. É difícil exigir controle emocional de todas as pessoas, embora essa seja uma habilidade importante para várias áreas da vida. Numa perspectiva histórica, jogos online são uma tecnologia recente, pode ainda demorar algum tempo até realmente nos adaptarmos.

Este vídeo é um corte do Diocast, assista na íntegra o capítulo onde falamos sobre as principais novidades do Linux em 2023 e as nossas experiências em informática mais marcantes ao longo do ano!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!