Entenda o que é o Linux Gutta e veja se compensa ter um computador com ele
Há bastante tempo várias pessoas vêm comentando na comunidade Diolinux sobre um tal Linux Gutta, um sistema que vem instalado em computador da Acer. A maioria só está meio perdida, tentando entender como usar o sistema, mas se você fizer uma pesquisa rápida no Google, vai encontrar vários casos no reclame aqui e no fórum da Acer, de consumidores reclamando que não conseguem fazer nada com o computador.
Entenda se vale a pena comprar um computador ou notebook com este sistema, o que a Acer está fazendo com um Linux que ninguém nunca ouviu falar, e o que é um Linux Gutta.
Por que tem computador que vem com Linux e outros com Windows?
Linux é uma tecnologia muito útil e importante para a nossa tecnologia atual, tirando computadores com Windows e alguns produtos da Apple, é provável que todo eletrônico ao seu redor rode Linux, incluindo o seu Smartphone Android.
Existem também diversos sistemas com base Linux que podem ser usados em computadores e laptops, sendo comum encontrar em modelos à venda. Alguns têm ofertas até interessantes, tipo os computadores da Dell, que podem vir com Ubuntu, um sistema Linux, ou distro, como a gente chama, muito grande e famosa.
Mas nem sempre é assim, muitas marcas comercializam computadores com sistemas Linux desconhecidos, defasados, ou inadequados para quem não está habituado. Frequentemente encontramos até mesmo anúncios onde o sistema operacional é descrito como Linux, sem especificar a distro. Para quem não conhece muito bem esse universo, Linux não é tudo a mesma coisa. É como informar que o computador tem placa de vídeo, memória e processador, sem especificar detalhe algum.
Muitas dessas empresas colocam Linux nos computadores, não porque querem que o usuário tenha uma experiência diferente ou até melhor, mas para economizar, baratear o custo de produção, e por consequência, conseguir posicionar o produto numa faixa de preço mais competitiva.
Quando um fabricante, grande ou pequeno, quer vender seus computadores com Windows, ele precisa entrar em algum acordo com a Microsoft, comprar licenças OEM, e instalar nas suas máquinas.
Mesmo que o valor por licença de um acordo comercial entre a Microsoft e um fabricante seja menor do que você pagaria no mercado normal, isso ainda gera um custo extra para a produção dos laptops, repassado para o consumidor final no preço do equipamento. Distros Linux geralmente são gratuitas ou mais baratas para distribuir, resultando num produto com preço mais acessível.
O que é o Linux Gutta?
A maioria das fabricantes de computadores e laptops parecem se preocupar em vender barato, não com a experiência do usuário Linux. É como se já esperassem que o consumidor fosse formatar com outra distro ou o Windows, mesmo que pirata. O que nos leva ao Linux Gutta, que parece ser exatamente esse caso do, vendi e saí correndo.
Isso não reflete necessariamente a qualidade dos computadores da Acer ou de qualquer outra marca que vende com esse tipo de sistema. Em muitos casos o equipamento é bem interessante para a faixa de preço, com boas peças e design bacana.
O problema do Linux Gutta é que ninguém sabe do que se trata, e mal se tem ideia de quem faz ele, não tem uma ISO para baixar para recuperar o sistema, algo que o fabricante deveria disponibilizar, não tem documentação, não tem nenhuma informação relevante.
Por conta disso, não conseguimos baixar o sistema para testar e mostrar o que ele é exatamente. Apenas colhemos imagens, informações e relatos pela internet. Talvez onde haja mais informação reunida seja no próprio site da Acer. Ainda assim, a publicação com mais de 400 palavras, mais confunde do que explica, com informações desencontradas e problemas de tradução. Uma pequena amostra:
“Gutta é um sistema operacional de desktop Linux baseado no kernel do Linux e software de desktop convencional, compatível com notebooks, desktops e multifuncionais.”
“O Deepin pré-carrega quase 30 softwares originais, bem como enormes número de aplicativos da comunidade de código aberto, para atender demandas diárias de estudo e trabalho dos usuários.“
Tem tanta coisa errada que é difícil de saber por onde começar. No meio da explicação, começa subitamente a falar do Deepin e esse, sim, é um sistema que conhecemos bem. Decifrando o texto, podemos dizer que o Linux Gutta deve ser baseado no Deepin, uma distro Linux chinesa bem conhecida.
O que resta saber é se quem faz o Linux Gutta, é a Wuhan Technology, empresa chinesa, ou mesmo a Union Tech, a empresa superior a Wuhan, que está fazendo um sistema para o Governo da China.
Também descobrimos que a Gutta Software é uma empresa baseada em Singapura e que o nome formal da empresa seria “Gutta Software pte. ltd.”, sendo fundada em 2021. Ainda descobrimos o Gutta Investment, empresa com nome similar, que fechou as portas em 2018, wla era uma holding para outras empresas. Talvez ambas tenham alguma relação, ainda que não exista uma evidência conclusiva para isso.
Qual a opinão do público sobre o Gutta?
O Linux Gutta não tem um site, não tem como baixar ele de lugar nenhum, não tem como atribuir o projeto a ninguém diretamente. No fórum da Acer tá cheio de gente pedindo informação sobre o Linux Gutta, e nunca tem uma resposta satisfatória.
É uma quantidade enorme de postagens envolvendo frustração, que respingou até no nosso fórum, o Diolinux Plus. Um dos integrantes da nossa comunidade, o Renato, conhecido também como FastOS, comprou um Acer Aspire 5, que veio com o Linux Gutta, e escreveu um post com o relato dele.
A postagem ficou bem interessante, ele incluiu algumas imagens que mostram como o sistema se parece, o que ajuda a matar um pouco da curiosidade, e essencialmente, parece o Deepin, mas com alguns ajustes visuais.
Ele conta que a experiência com o Gutta não foi boa, e segue mostrando como foi melhor instalar o Fedora, um sistema Linux bem superior, sem dúvida.
Membros do canal também conversaram com a gente pelo grupo exclusivo do Discord sobre experiências, ainda que breves, com o Linux Gutta. Eles relataram o mesmo, que o Gutta é uma versão piorada do Deepin, sem a loja de aplicativos, por isso tem tanta gente pela internet perguntando como se instala programas no sistema.
Um membro ainda contou que ao ligar para o suporte, pedindo ajuda com Linux, eles informaram que os produtos foram desenvolvidos para rodar o Windows, mesmo sendo vendidos com Linux.
Vale a pena comprar um computador ou notebook com o Linux Gutta?
Apesar de não termos conseguido baixar e testar, com tudo o que encontramos parece não ser uma boa ideia usar o Linux Gutta, mas isso não precisa te impedir de comprar um computador desses.
Com o custo mais baixo, pode ser uma boa opção para quem consegue instalar outro sistema operacional, principalmente se for uma boa distro Linux, aproveitando todo o potencial do computador, sem custo adicional. Se Linux não for a sua praia, instalar o Windows também é uma alternativa.
Muitos desses computadores tem um bom hardware, mas se vier com o Linux Gutta, já sabe que você provavelmente vai ter que formatar e instalar um sistema operacional melhor.
O mais estranho é que existem muitas distribuições Linux melhores para rodar nesses computadores, que certamente entregariam uma experiência ótima para os usuários. O que será que precisa acontecer para as marcas prestarem atenção nisso? Vender um computador desses é basicamente entregar um problema na mão de quem comprou.
A prática de vender computadores com uma distro Linux inadequada é tão comum entre diversas marcas, que eventualmente alguns desses sistemas ficam até famosos por sua baixa qualidade. Veja o exemplo do Satux!