Vídeo

A captura de dados ocorre há mais tempo do que você imagina!

Um assunto muito comentado hoje em dia é a captura de dados de pessoas pela internet, que gera anúncios personalizados e pode causar incômodos a alguns usuários. Entretanto, a coleta e uso de dados de clientes é praticada desde o início do comércio na humanidade, pois todo bom vendedor sabe que é necessário conhecer sua clientela. No vídeo de hoje, debatemos sobre a captura de dados de usuários por empresas de comércio e propaganda virtual.

A origem da captura de dados

Se você frequenta sempre o mesmo comércio, provavelmente já notou que os funcionários te conhecem e podem saber até mesmo suas preferências. Quando isso acontece, o cliente costuma ficar mais fiel e empático com aquele estabelecimento, no entanto, ao vivermos esta mesma situação no contexto virtual, podemos sofrer um estranhamento, parece que alguma coisa está fora do lugar.

A captura de dados já era feita desde o início dos cartões de crédito, pois foi quando os bancos passaram a ter acesso à informações precisas sobre os hábitos de consumo de seus clientes, isso ajudou o comércio a otimizar a oferta de produtos ao longo do ano. Este uso dos dados sempre esteve presente nas cláusulas de contrato dos cartões, mas só começou a ser problematizado quando aumentou de proporção com a popularização da internet, que possibilitou a obtenção de dados ainda mais íntimos de cada pessoa.

Entender como a captura de dados ocorre e a forma como essas informações são tratadas pode ajudar ter uma visão mais realista sobre o assunto, na verdade, caso isso seja realmente um problema para você, pode facilmente contornar utilizando uma VPN, mas de qualquer forma, se você logar com sua conta em algum site, sua navegação será inevitavelmente rastreada por ali.

Este vídeo é um corte do Diocast, o seu podcast sobre Linux e tecnologia. Neste episódio conversamos com o programador e educador Marco Bruno, assista a versão completa

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!