KDE Plasma 5.27 – Primeiras impressões
No vídeo de hoje, você vai conhecer as nossas primeiras impressões do KDE Plasma 5.27, onde exploramos todos os destaques da nova versão da interface gráfica, como o tão esperado gerenciador da disposição de janelas e as novidades na loja de aplicativos e do Krunner. Testamos a interface no Debian instalado em uma máquina virtual, sendo assim, esta análise desconsidera possíveis mudanças no desempenho.
O KDE Plasma é uma das interfaces gráficas mais populares do mundo Linux, ela se parece um pouco com o Windows Explorer, mas é totalmente personalizável e foi escolhida para integrar o sistema operacional do console Steam Deck, o que aumentou muito o interesse do público sobre ela.
KDE Discover
A loja de aplicativos KDE Discover sempre é alvo de críticas devido ao seu visual defasado e desempenho questionável, nesta atualização, ele recebeu um pouco de atenção dos desenvolvedores, mas continua com um design e funcionalidade um tanto estranhos. Sua aparência remete mais a um repositório do que a uma loja, ademais, apesar de os aplicativos estarem divididos entre setores que fazem sentido, o critério das categorias não é nem um pouco explicado na interface. Por exemplo, por que um software entra para a “Escolha do editor”?
Além disso, pesquisar pelo nome de um programa não garante que ele apareça em primeiro lugar entre os resultados, na verdade, talvez você precise rolar muito a página, ou pode ser que ele não exista por lá, te obrigando a procurar por algum outro repositório como o FlatHub, ou pelo site oficial na internet. Dois conteúdos interessantes que foram adicionados são um link de doação para os desenvolvedores de cada aplicação, semelhante ao que já faz o Elementary OS e ao que o FlatHub pretende fazer e uma classificação etária aos jogos.
Disposição de janelas no KDE Plasma 5.27
Uma das principais novidades anunciadas pelo KDE Plasma 5.27 é o tilling manager, ou o gerenciamento da disposição de janelas, que está semelhante ao encontrado em outras interfaces, como o Cinnamon, o XFCE e o Windows Explorer, mas por aqui isto é altamente personalizável, como tudo no KDE Plasma. De fato esta ferramenta funciona muito bem, basta arrastar a janela para os cantos da tela que ela se ajusta automaticamente, de acordo com a configuração do sistema.
Por padrão, a tela pode ser dividida em duas metades e essas duas metades podem ser divididas ao meio, cabendo até quatro janelas ao mesmo tempo, mas clicando sobre uma janela e depois pressionando as teclas Meta (também conhecida como tecla Windows) + T, você consegue personalizar a disposição das janelas pela tela e o espaço livre entre elas, podendo caber inúmeras janelas simultaneamente, conforme sua preferência.
Novidades no KRunner
O KRunner é uma pequena barra onde você consegue pesquisar por arquivos no sistema, abrir programas e executar comandos do terminal de forma rápida e prática. Agora ele está mais funcional, pois aceita que você faça operações matemáticas, veja o horário em outros fusos e converta unidades e moedas. Para acessar o KRunner, utilize o atalho Alt + Espaço.
Conte-nos nos comentários o que você achou do novo KDE Plasma 5.27, Dessa forma você interage com o fórum Diolinux Plus! Já testou esta versão da interface?
Se assim como a gente, você ama o Linux, vista uma roupa que te represente e mostre ao mundo o seu amor pelo Pinguim!