Vídeo

Conheça 3 tendências das distros Linux que devem permanecer

É impossível prever exatamente como será o futuro, mas analisando as tendências atuais, dá para ter alguma idéia do que está por vir. No vídeo de hoje, analisamos três tendências das distros Linux que o mercado está valorizando cada vez mais e que as principais distribuições estão aderindo de alguma forma. Você saberá exatamente o que são essas tendências e o porquê delas estarem se tornando um novo padrão no mundo Linux.

A tecnologia segue sempre avançando, a única constante é a mudança, enquanto algumas distros, como o Fedora, costumam aderir às novidades rapidamente, outras como o Debian, são mais conservadoras, entretanto, a maioria das distros ficam em algum lugar no meio do caminho deste espectro, dessa forma fica um tanto difícil determinar exatamente quais tendências vieram para ficar, ainda assim, selecionamos algumas que estão ficando muito populares e que acreditamos que têm futuro.

No vídeo de hoje falaremos sobre softwares em containers, sistemas de arquivos com snapshots e bases imutáveis com atualizações atômicas e explicamos o porquê de serem tendências das distros Linux. O nome de cada tecnologia em específico não importa muito, pois isso pode mudar com o tempo, o que vale é a funcionalidade e o conceito que elas carregam em si, que é o que deve ser mantido. Essas informações podem ser preciosas para você se orientar em seus estudos e permanecer atualizado sobre as novas tecnologias e tendências.

Sistemas de arquivos com snapshots

Uma tendência que vem sendo buscada nos últimos anos é garantir a estabilidade e diminuir o tempo de inatividade em serviços. O Linux move a internet e as empresas dependem cada vez mais do pinguim para se manterem produzindo e atenderem aos seus clientes, portanto, perder dados ou deixar que um site saia do ar por alguns minutos podem significar prejuízos, por isso, cada vez mais distribuições, como o Fedora, openSUSE e Arch Linux estão apresentando sistemas de arquivos como o BTRFS.

O BTRFS possui muitas características desejáveis para a estabilidade e versatilidade de um sistema operacional, como a compactação de arquivos e snapshots, que permitem um fácil retorno a um estado anterior, caso algo dê errado. Talvez não seja o BTRFS que se consolide no mercado, mas a possibilidade de fazer snapshots sem comprometer muito o armazenamento parece ser algo que veio para ficar. O Ubuntu, por exemplo, preferiu implementar o suporte a ZFS, que possui qualidades similares.

Bases imutáveis com atualizações atômicas e softwares em containers

Esta não é uma grande novidade, vários smartphones Android e sistemas operacionais para computadores como o ChromeOS, MicroOS, Fedora Silverblue, Vanilla OS e em parte, o macOS, baixam imagens do sistema completas quando recebem atualizações, cada um com sua tecnologia e a seu modo. 

Para lidar com sistemas operacionais que possuem pastas que não podem ser alteradas diretamente e utilizam sistemas de arquivos com snapshots, é natural que a forma de empacotamento de softwares acabe mudando. A tendência é que cada vez mais programas sejam isolados em containers, como ocorre com o Flatpak, AppImage, Snap e a Docker, pois dessa forma são criados padrões previsíveis na distribuição de softwares entre as distribuições Linux, eliminando o trabalho de empacotar novamente para cada sistema operacional.

Nós temos uma playlist com todos os vídeos que já fizemos sobre tecnologias que acreditamos serem tendência no mundo Linux, confira!

Quais tendências das distros Linux você acha que devem ganhar importância? Tem alguma ferramenta que você acredita que está com os dias contados? Conte-nos nos comentários e interaja com a comunidade Diolinux Plus!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!