Vídeo

7 dicas para melhorar o Wi-Fi

Atualmente, ter um plano de internet com rede Wi-Fi, se tornou obrigatório em muitas residências e empresas. Dessa forma, conseguimos conectar não apenas computadores e celulares, mas também videogames, televisões e outros dispositivos inteligentes. Entretanto, a rede sem fio contém algumas limitações quanto alcance e interferência de outros dispositivos. Confira 5 dicas para melhorar o Wi-Fi, que podem proporcionar uma conexão mais estável.

Diagnostique qual o problema da rede para melhorar o Wi-Fi

Quando estamos insatisfeitos com o Wi-Fi, primeiramente, devemos diagnosticar qual componente da rede está limitando a conexão. Para isso, um bom método é começar pela raiz: a internet chega primeiramente ao modem, conecte um computador diretamente a ele via cabo e teste a velocidade e latência da rede

Se estiver tudo certo, vá ao próximo equipamento da rede, provavelmente o roteador. Novamente, teste a velocidade da conexão cabeada, assim como o Wi-Fi próximo. Se estiver tudo conforme o contratado, confira se há um bom alcance de sinal na área problemática.

Posicione o roteador corretamente

Caso o problema da sua Wi-Fi ocorra num determinado local da casa, você pode tentar resolvê-lo reposicionando o roteador. Barreiras como paredes de concreto e vidros, podem enfraquecer o sinal severamente. Colocar o roteador num local alto pode ajudar a aumentar o alcance.

Especificações do roteador

Ao assinar um plano doméstico de acesso à internet, normalmente, nos é fornecido não apenas um modem, mas também um roteador. Frequentemente esses equipamentos são um “quebra-galho”, podem ser insuficientes, dependendo do número de dispositivos conectados e da demanda de dados. 

Segundo Maxwell Roger, do canal Max Dicas, numa casa com quatro smartphones, dois computadores, televisão e videogame conectados à internet, para uma boa conexão Wi-Fi, deve ter ao menos um roteador com especificações AX 1800. Isso significa que o roteador consegue lidar com um fluxo de dados de até 1800 Mbps. Entretanto, a velocidade pode ser limitada pela largura máxima da banda da frequência utilizada.

Você ainda pode utilizar algum computador parado para criar seu próprio roteador, podendo ser mais poderoso do que a maioria das soluções do mercado.

Seletor de banda automático

Roteadores podem operar em diferentes bandas, alguns deles permitem selecionar automaticamente qual oferece a melhor conexão, numa tecnologia denominada Smart Select. É recomendável que este seletor automático permaneça ativo, afinal, podemos ter vizinhos com outras redes Wi-Fi, ou aparelhos que também operam em frequência semelhante, como telefones sem fio e micro-ondas, causando interferência. Entretanto, o seletor pode apresentar falhas, uma recomendação nessas ocasiões, é reiniciar o roteador.

Wi-Fi 6

Ao adquirir um novo roteador, atente-se se ele é compatível com a tecnologia Wi-Fi 6. O Wi-Fi 6 oferece conexão consideravelmente mais rápida e estável, utilizando as diferentes bandas com mais eficiência, dividindo os canais em subcanais alocados a vários dispositivos simultaneamente.

Ainda temos o Wi-Fi 6E, que acrescenta a banda de 6 GHz, reduzindo a latência, aumentado a velocidade e o número de dispositivos conectados.

Cabo de rede

De nada adianta possuir um bom roteador, se os cabos de rede utilizados são de má qualidade. Saiba como escolher o melhor cabo de rede para o seu uso.

Redes Mesh

Pode ser que, pela extensão da área de cobertura desejada, ou pelas características do ambiente, seja necessário expandir sua rede Wi-Fi com mais roteadores. Antes, essa demanda era dominada pelos repetidores de sinais, cada um criando uma nova rede Wi-Fi, que muitas vezes o usuário precisa se conectar manualmente. 

Atualmente, temos uma solução mais robusta, as redes Mesh. Uma rede Mesh tem o funcionamento semelhante a redes de telefonia móvel; o dispositivo conectado escolhe automaticamente qual roteador está oferecendo a melhor conexão.

Este artigo é baseado em dicas que o Maxwell Roger nos passou numa conversa que tivemos no Diocast, o seu podcast sobre Linux e tecnologia. Confira o episódio completo, onde ele nos contou sobre os principais cuidados que devemos ter ao montar uma rede Wi-Fi caseira, como escolher a melhor tecnologia de roteador, como evitar interferências de outros equipamentos que podem prejudicar a qualidade do sinal e também nos deu dicas de equipamentos homologados e disponíveis no Brasil para quem quer elevar o nível da qualidade e eficiência da sua rede caseira.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!