Vídeo

O cabo de rede pode deixar a internet lenta?

Quando estamos com problemas de internet, com baixa velocidade, o primeiro culpado é quem? O provedor de internet? Ainda que, em muitos casos, o seu provedor de internet possa ter culpa, o serviço deles é somente parte do quebra-cabeça que pode formar uma rede. Já parou para pensar que o problema esteja em um cabo de rede lento?

Todo o seu equipamento precisa estar conforme a largura de banda que você trafega, caso exista algum aparelho com limitação de velocidade, ele será o gargalo da sua rede, pode ser um roteador mais lento e antigo, pode ser uma placa de rede mais antiga e com velocidade limitada. Dificilmente nessa lista de culpados, a gente coloca o cabo de rede.

Para você que nunca parou para pensar nisso, eles não são todos iguais. Mesmo que você só use internet via Wi-Fi na sua casa, um cabo de rede leva a internet até esse roteador que funciona também como ponto de acesso.

Ainda que existam várias tecnologias para transferência de dados em altíssima velocidade, especialmente em data-center, para uso doméstico e empresarial tradicional, são geralmente usados os cabos de rede de par trançado, também chamados de cabos ethernet.

Conheça as 6 principais categorias de cabo de rede

Apesar de parecidos, esses cabos de rede são divididos entre seis principais categorias, abreviadas por “CAT”: CAT5, CAT5e, CAT6, CAT6a, CAT7 e CAT8. Esse tipo de informação, você encontra impressa em cabos de rede de qualidade.

CAT5 é um modelo de cabo um pouco mais antigo, até difícil de achar hoje em dia, eles conseguem atingir no máximo 100Mbps de velocidade, ou seja, mesmo que tenha uma internet mais veloz, com esses cabos, você ficará limitado.

Os cabos também tem uma distância nominal para consistência de dados baseado na distância e no tamanho do cabo, um CAT5 suporta no máximo 100 metros, mas pode sofrer com interferências, já que esse é mais um fator que existe em cabos de categoria diferente, o isolamento.

Se o CAT5 atinge a velocidade de transferência máxima de 100 Mbps e 100 metros de distância, o CAT5e, tem melhor desempenho e estabilidade nos mesmos 100 metros, com uma velocidade de 1000Mbps, ou 1Gbps, como preferir. É esse tipo de cabo que você quererá na sua rede atual para uma qualidade mínima de internet.

Vale lembrar que, especialmente em empresas, ou caso você tenha um servidor em casa, essa é velocidade máxima de transferência entre computadores também, desconsiderando alguma interferência, enquanto a velocidade para acessar algum site, dependerá do seu provedor, do servidor do próprio site, entre outros fatores. Geralmente, esse é o melhor custo benefício para a maioria das redes domésticas, com cabos curtos, que não terão mais do que alguns poucos metros.

CABOVELOCIDADEDISTÂNCIABLINDAGEM
CAT5100 Mbps100 metrosNÃO
CAT5E1 Gbps100 metrosNÃO
CAT61 Gbps100 metrosSIM
CAT6A10 Gbps100 metrosSIM
CAT710 Gbps100 metrosReforçada
CAT840 Gbps30 metrosReforçada

Cabos CAT6 têm basicamente a mesma capacidade de transferência de um CAT5e, porém, com mais blindagem. Cabos CAT6a têm suporte para 10Gbps, ou seja, se você for colocar numa empresa, ou tem uma internet realmente rápida, essa é uma opção melhor, ele também tem blindagem e consegue garantir essa taxa de transferência nos mesmos 100 metros.

CAT7 tem propriedades parecidas do CAT6a, tanto em velocidade de transferência, quanto em distância coberta, porém, eles são ainda mais blindados, com aterramento, alta velocidade, e um custo mais alto também.

Por fim, os cabos CAT8, que atualmente conseguem atingir até 40Gbps em distâncias de até 30 metros, caindo para até 25Gbps em distâncias maiores.

Para mais do que isso, é geralmente usado fibra óptica. Quanto mais blindado for o cabo de rede, menos interferência ele recebe, mas menos flexível ele tende a ser, então, a melhor escolha depende um pouco do tipo de instalação e do orçamento.

Os cabos também suportam frequências diferentes entre as categorias e podem comportar também outras conexões, diferentes do RJ45, o conector mais tradicional.

Menos de 2 metros de um cabo CAT8 pode custar 70 reais, enquanto um CAT6 do mesmo tamanho pode custar entre 10 e 15 reais, geralmente.

Quem sabe da próxima vez que for fazer um upgrade na sua rede, você possa pensar nesse fator também, mas vezes é algo que pode fugir do seu controle, afinal, você pode morar em um prédio com cabo de rede antigo, sem maneiras práticas de trocar tudo.

Se você não entende muito sobre como a sua rede doméstica funciona, descubra o significado de muitas siglas que a gente vê por aí!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!