A maioria de vocês provavelmente já realizou um teste de velocidade diversas vezes. Todavia, de tempos em tempos recebemos questionamentos dos nossos leitores sobre quais dos sites que proveem esses serviços são os mais confiáveis e quais são as melhores opções para se utilizar no computador ou no smartphone.

Apesar dos testes de velocidade serem tarefas relativamente simples, muitas pessoas têm dúvidas sobre quais desses testes irão prover uma informação mais precisa.

Conhecendo alguns testes de velocidade

Com base nessas dúvidas que nos foram apresentadas, decidimos criar uma lista com 5 dos melhores sites e serviços de teste de velocidade da atualidade.

01. Fast.com: o serviço de teste de conexão da Netflix

Provido pela Netflix, o “Fast.com” é um dos serviços de teste de velocidade mais utilizados da atualidade. Dentre todos os itens desta lista este é provavelmente o mais fácil de se utilizar, já que ao acessar o site o teste já será iniciado automaticamente.

teste de velocidade fast netflix

O “Fast.com” mostra todas as informações básicas, sendo elas: velocidades de download, upload e ping. O serviço pode ser utilizado através de qualquer navegador ou do aplicativo que está disponível para Android na Play Store.

02. Speedtest by Ookla: um veterano do teste de velocidade

O Speedtest By Ookla é um dos serviços de teste de conexão mais conhecidos e antigos. Disponível desde 2006, o serviço é capaz de utilizar um grande número de servidores por todo o Brasil e tem se mostrado um dos mais confiáveis da sua categoria.

speedtest ookla

O Speedtest By Ookla pode ser utilizado em qualquer sistema operacional através do navegador, ou das aplicações que podem ser instaladas no Android, Windows ou macOS.

03. Minha conexão: um teste “gourmetizado”

O teste do Minha Conexão, além de funcionar muito bem, oferece aos usuários alguns recursos extras, como por exemplo: um ranking de quais são os melhores provedores da sua região, a velocidade da sua conexão comparada com a média da sua cidade, um sistema de avaliação dos fornecedores e o histórico de todos os testes que você já realizou.

mimha conexao

O “Minha Conexão” pode ser utilizado através do navegador ou aplicativo para Android disponível na Play Store.

04. Copel Telecom: apenas funciona

O teste de velocidade fornecido pela Copel Telecom não possui quaisquer funcionalidades extras, porém, entrega o que promete e é mais uma boa alternativa nessa categoria.

copel telecom

Ao contrário das outras opções desta lista, o teste da Copel não possui aplicativos para computadores ou smartphones, mas mesmo assim pode ser utilizado em ambos os dispositivos através do navegador.

05. speedtest-cli: teste a velocidade como um “verdadeiro hacker”

O “speedtest-cli” é um software para distribuições Linux e macOS. Com ele, você pode testar a velocidade da sua internet rodando um simples comando no seu terminal.

speedtest-cli

O speedtest-cli mostra informações básicas, como download, upload e ping. Para instalá-lo, utilize o comando a seguir de acordo com a sua distribuição Linux:

Debian, Ubuntu e derivados:

sudo apt install speedtest-cli

No Fedora:

sudo dnf install speedtest-cli

No Manjaro pesquise por “speedtest-cli” no Pamac ou rode o comando abaixo:

sudo pacman -S speedtest-cli

Para utilizar o software basta rodar o comando:

speedtest

 Otimizando os resultados dos testes

Procure realizar os testes utilizando uma rede cabeada ou conexão WiFi de 5GHz. Testes em redes “wireless” de 2.4GHz irão funcionar, porém, poderão exibir resultados imprecisos. 

Também é importante testar em pelo menos três serviços diferentes, assim evitando cometer um engano caso o teste escolhido esteja sofrendo algum tipo de mau funcionamento.

Alguns serviços, como por exemplo o Steam, Google Drive e o site do Ubuntu, costumam efetuar os downloads utilizando a capacidade máxima da minha conexão. Por outro lado, frequentemente tenho problemas de velocidade ao fazer o download de ISOs do Fedora e do Elementary OS.

Isso acontece porque a velocidade de download está sempre limitada à qualidade dos servidores do serviço utilizado. Por exemplo, alguns sites de download possuem planos “Premium”, de forma que ao utilizá-los de forma gratuita a velocidade de conexão é bastante reduzida.

Isso é tudo pessoal! 😉


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Porque o React é tão popular?
Continue lendo

Porque o React é tão popular?

Saiba um pouco mais sobre a tecnologia React e descubra alguns dos motivos que a tornaram tão popular entre os desenvolvedores front-end.