Como remover objetos de uma imagem no GIMP “magicamente”

Como remover objetos de uma imagem no GIMP "magicamente"

O GIMP possui muitos recursos interessantes, um dos que eu mais gosto é o “Heal Selection”, uma ferramenta que permite remover objetos de uma imagem de forma “miraculosa”. Aprenda a fazer.

O filtro “Heal Selection” faz parte de um pacote de plugins extras do GIMP, então você precisa adicioná-lo, o nome dele é plugin-registry.

Você pode encontrar ele pelo gerenciador de aplicativos preferido, no Ubuntu você pode usar o Synaptic, ou fazer pelo terminal:

sudo apt install gimp-plugin-registry 

Depois de instalado, abra o GIMP e você verá que existem novas opções de efeitos no seu GIMP, aliás, este é um ponto forte do programa, você pode incrementar os recursos do editor através de complementos e plugins (normalmente grátis), fica aqui uma dica extra para você, dê uma olhada no nosso post “17 Dicas para você turbinar o GIMP“. 

Heal Selection

Hoje vou mostrar para você uma dos recursos mais legais do GIMP na minha opinião, o Heal Selection. Como comentei antes, você precisa instalar o complemento do Plugin-Registry para ter acesso a ele. Mas…

O que ele faz?

Basicamente, ele permite que você remova objetos de uma imagem preenchendo o fundo de forma automática, baseando-se no material em torno da seleção.

O primeiro passo é selecionar o objeto que você quer remover, para isso você pode usar qualquer ferramenta de seleção. Como neste exemplo eu quero remover uma nuvem, selecionei a ferramenta de seleção elíptica e desenhei um círculo em torno dela.

Para usar o “Heal Selection”, vá até o menu Filtros>>Realçar>>Heal selection…

Heal Selection no GIMP

Vai se abrir uma janela te dando algumas opções, sinta-se à vontade para explorar as opções que você tem ali até encontrar o melhor resultado, normalmente o padrão já traz um resultado interessante, neste caso, basta dar “OK”.

Heal Selection

Aguarde a aplicação do Filtro e você automaticamente verá o resultado, como na imagem abaixo:

Heal Selection, resultado no GIMP

Dependendo da complexidade do fundo, o resultado não será o ideal, mas mesmo assim não deixa de ser um efeito interessante. Combinando ele com outros efeitos do editor o resultado será excelente.

Até a próxima!

Talvez Você Também Goste
Monitoramento de hardware em jogos no Linux
Continue lendo

Monitoramento de hardware em jogos no Linux

Softwares para monitoramento de hardware em jogos são ferramentas muito utilizadas entre os gamers de PC. Muitos recém chegados ao mundo dos games no Linux, estavam acostumados a utilizar aplicações como o Fraps ou Afterburner no Windows, e no Linux não fazem idéia de como monitorar o desempenho do seu hardware enquanto jogam.