gnome 42 alpha testes
Tecnologia

GNOME 42 Alpha está disponível para testes

É ótimo ver um projeto como o GNOME avançando o mais rápido possível. Desde o lançamento do GNOME 40 o projeto trouxe uma nova proposta de utilização do desktop e já estamos esperando a nova versão e observando o que GNOME 42 alpha está prometendo.

A versão 41 da interface de usuário lançada oficialmente em setembro de 2021 já trouxe mudanças significativas para os usuários.
No último mês tivemos um post completo sobre as novidades da versão 42, que deverá ser lançada em março deste ano. E agora, o GNOME 42 Alpha já está disponível para ser testado.

As novidades do GNOME 42 Alpha

As principais novidades esperadas para o GNOME 42 são mais programas portados para o GTK 4 e o libadwaita, deixando a interface mais sólida.

Dezenas de aplicativos e módulos foram atualizados para a versão 42 alpha e migrados do GTK3 para o GTK4, também utilizando libadwaita. Como  o epiphany, sendo a base do navegador “gnome web”, teve seu nome mudado apenas para “web”.

Disk Usage Analyzer

O Disk Usage Analyzer 42 já está completamente convertido para GTK4 e libadwaita. Além disso, os desenvolvedores ajustaram o estilo para que os números nas células sejam alinhados, fazendo com que interface do usuário se desloque durante a digitalização.

gnome42alpha disk

Gnome Calculator

Na calculadora, entre outras mudanças, destacamos as atualizações nas traduções, adicionada a opção de conversão de moedas e definida a largura padrão para o modo básico e de teclado.

gnome42alpha calc

Gnome Characters

A versão 42 do GNOME Characters ganhou suporte para a nova preferência de estilo escuro via libadwaita.

gnome42alpha caracthers

Gnome Clocks

Já no aplicativo de relógio além da migração para o GTK4, foram realizadas atualizações de tradução.

gnome42alpha clock

Nautilus (Files)

O Nautilus foi uma das aplicações que mais recebeu melhorias visuais, algumas como: melhora da disposição na interface de pesquisa e a melhora no desenho do caminho das pastas.

gnome42alpha nautilus

Control Center

O painel de configurações na versão 42 alpha já tem uma nova opção na área de aparência, onde você pode selecionar a opção “tema escuro” nativamente.

gnome42alpha config

Já posso utilizar o GNOME 42 Alpha?

No blog oficial do GNOME, existe um arquivo para compilação manual. Porém, a opção mais prática, segura e simples para testar a versão 42 é utilizar o gnome boxes, baixando a versão nightly do GNOME OS.

Ao que tudo indica o Ubuntu 22.04 já deverá trazer essa nova versão do GNOME, então a expectativa está alta para o lançamento, assim poderemos experimentar todas essas novidades mais de perto.

Nos conte qual a sua expectativa e também o que achou das novidades do GNOME 42 alpha.

Muito obrigado pela leitura. Até a próxima.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
62 postagens

Sobre o autor
Sou Lucas. Tenho tecnologia correndo nas veias (literalmente); meu pai já trabalhava com tecnologia quando nasci! Minha jornada profissional nessa área se iniciou em 2001 efetivamente. Amo Linux no Desktop, Deus, minha família e conversar, se quiser, só chegar!
Artigos
Postagens relacionadas
TecnologiaVídeo

EPOMAKER x AULA F75 - O teclado super completo pode ser seu, de presente!

Tecnologia

Desvendando o CMS Headless: um jeito diferente para gerenciar conteúdo 

TecnologiaNotícias

Pela primeira vez, o Diolinux concorre ao iBest!