A versão 5.16 do Kernel Linux foi anunciada trazendo melhorias significativas em relação a placas de vídeo Intel e a AMD, chips M1 da Apple e aos novos processadores Alder Lake S, principalmente devido à nova tecnologia futex2 ou futex_waitv, que pode aumentar o desempenho nos games.

Melhorias importantes no Kernel Linux 5.16
O Kernel Linux e consequentemente as distros Linux para desktop, já possuem um bom desempenho em jogos há algum tempo.
Um dos destaques do Kernel Linux 5.16 é a tecnologia chamada futex2, que promete tornar sua experiência em jogos mais rápida, tanto em jogos nativos para Linux, quanto em jogos sendo executados via Wine.
A “mágica” por trás do FUTEX2
Futex siginifica “Fast Userspace Mutex” o que em uma tradução livre seria “Espaço do usuário para exclusão mútua rápida”. A tecnologia futex2, que teve seu desenvolvimento patrocinado pela Valve, permite que os jogos esperem por vários ‘futexes’ com uma única chamada de sistema, o que deve ajudar a reduzir a utilização da CPU e pode aumentar o FPS para muitos jogos.
Outras melhorias importantes para gamers
Além do futex2, o Kernel 5.16 traz outras melhorias para usuários de desktops, notebooks e claro, para os gamers. Entre outras são elas:
- Suporte de monitoramento de hardware para muitas outras placas-mãe ASUS.
- Adicionado suporte de DisplayPort 2.0 para GPU AMD.
- Melhorias para o controle DualSense do PlayStation 5.
- Suporte para Nintendo Joy-Con e Pro Controller.
Em breve a nova versão do Kernel 5.16 estará disponível nas principais distribuições Linux.
A lista completa de todas as novidades e melhorias no Kernel Linux 5.16 pode ser encontrada no post oficial (em inglês), escrito por Linus Torvalds.
Você é Linux Gamer? Se atualizar seu sistema operacional com o Kernel 5.16 para desfrutar dessas melhorias para jogar, nos diga nos comentários como foi a experiência com essa nova versão de Kernel.
Obrigado pela leitura. E até a próxima!