O projeto KDE está trabalhando diariamente para você ter a melhor experiência possível ao utilizar seus produtos, sejam os softwares desenvolvidos pela equipe ou sua interface gráfica Plasma.
Falando sobre sua interface, recentemente, a equipe de desenvolvimento do KDE lançou a versão 5.25 do KDE Plasma, que trouxe ainda mais beleza e estabilidade para este projeto incrível, além de alguns conceitos novos para o ambiente desktop.
No artigo de hoje, você irá saber quais as novidades que compõem o KDE Plasma 5.25, desde os novos recursos adicionados até os bugs corrigidos nesta grande atualização.
KDE Plasma 5.25: novos conceitos para o clássico ambiente desktop
Se tem algo que a equipe do KDE sabe fazer é inovar e oferecer novidades para seus usuários, seja na interface de um aplicativo, ou na forma que você irá interagir com algumas funções do sistema.
Pensando nisso, para a versão 5.25 do KDE Plasma, os desenvolvedores decidiram inovar ainda mais na interface, trazendo diversos recursos e conceitos novos para a interface.
Um pouco de cor no sistema
Bem, a equipe do KDE acertou em cheio quando trouxe o recurso de “cor de destaque” para sua interface e a atualização mais recente do Plasma veio para deixar este recurso ainda mais poderoso.
Com o Plasma 5.25, você pode sincronizar a cor de destaque de seu sistema com a utilizada em seu papel de parede.
Isso eleva a customização do sistema a um nível ainda maior, pois todos os componentes do sistema que utilizam a cor de destaque irão atualizar a cor de destaque de forma automática.
Agilize seu trabalho com gestos
Se você utiliza um notebook, provavelmente já deve ter utilizado o touchpad dele para interagir com o seu sistema alguma vez e embora muitas pessoas pensem que é improdutivo trabalhar com ele, seu touchpad pode ser uma ferramenta de produtividade incrível.
Pensando nisso, a equipe do KDE adicionou alguns novos atalhos de touchpad para aumentar sua produtividade em sistemas que utilizem a interface Plasma. Estes gestos são:
- Deslizar com três dedos: ao deslizar 3 dedos no touchpad para a esquerda ou direita, você irá alternar entre as áreas de trabalho virtuais.
- Deslizar com quatro dedos para baixo: deslizar com quatro dedos para baixo irá mostrar todas as janelas abertas na interface do plasma.
- Deslizar com quatro dedos para cima: deslizar com os quatro dedos para cima irá mostrar todas as áreas de trabalho virtuais disponíveis.
- Pinçar com quatro dedos: ao realizar o movimento de pinça com quatro dedos, você terá acesso ao modo de visão geral do sistema (semelhante a overview do GNOME).
Caso você utilize um dispositivo com tela sensível ao toque, é possível configurar uma posição da tela onde você deslizará seu dedo para acessar uma determinada função, te mantendo sempre produtivo.
Melhor suporte para dispositivos touch
Aproveitando que eu falei sobre as telas sensíveis ao toque, o KDE Plasma 5.25 trouxe diversas melhorias para este tipo de hardware, principalmente quando falamos em notebooks 2 em 1 que possuem uma tela que rotaciona em até 360° ou pode ser desacoplada do laptop.
Agora o KDE possui um modo de toque que deixa os ícones levemente maiores e mais espaçados para que o uso com os dedos fique mais confortável.
Além disso, o modo de toque será ativado automaticamente quando você girar a tela do notebook ou desconectá-la. Caso você queira, também é possível realizar a ativação do modo touch de forma manual.
Modernizando o sistema com painéis flutuantes
Para deixar a área de trabalho do KDE Plasma ainda mais moderna e bonita, a equipe de desenvolvimento trouxe um novo recurso para a barra de tarefas, o modo de painel flutuante.
Este recurso visa deixar a barra de tarefas do KDE semelhante ao que temos em sistemas como o macOS, iPadOS e Linux Deepin, onde a barra fica alguns pixels acima da “base” do monitor, com a sensação de que ela realmente está flutuando.
Isso permitirá a você deixar as customizações do sistema em um nível ainda mais elevado, sem a ajuda de softwares externos para deixar o KDE com uma cara totalmente nova.
Para ativar este recurso, basta:
- Clicar com o botão direito na barra de tarefas;
- Selecionar a opção “entrar no modo de edição”;
- Ir em “Mais opções”
- Clicar em “Painel flutuante”.
O fim dos bugs no KDE? Ao menos os de 15 minutos
Não faz muito tempo que noticiamos aqui no blog Diolinux sobre uma iniciativa do KDE para encontrar os bugs de 15 minutos, que consistia em reportar aos desenvolvedores da interface problemas que o usuário encontrasse durante 15 minutos usando o Plasma.
A comunidade aderiu a esta campanha e começou a reportar estes bugs que aos poucos vêm sendo corrigidos pela equipe de desenvolvimento, deixando a experiência de uso ainda melhor para os usuários.
Durante o último relatório desta iniciativa postado por Nate Graham, o mesmo desenvolvedor que disse que a interface Plasma pode se tornar o Windows do mundo open source, atualmente existem cerca de 64 bugs na fila de correção.
Diversos bugs encontrados através deste projeto já foram corrigidos, sendo alguns deles:
- O pop-up da bandeja do sistema não falha mais ao abrir depois que você clica no ícone de Notificações enquanto ele estiver na exibição oculta (Kai Uwe Broulik, Plasma 5.25);
- Foi corrigido um bug que travava o compositor KWin quando o usuário conectava ou desconectava um monitor HDMI (Xaver Hugl, Plasma 5.24.6);
- Ao visualizar arquivos na lixeira, o processo de geração de visualizações para arquivos que ainda não possuem visualizações não resulta mais na cópia dos arquivos para /tmp (Méven Car, KDE Frameworks 5.95).
Você utiliza a interface Plasma em seu sistema operacional? O que achou do KDE Plasma 5.25 ?
Até o próximo artigo pinguim!