Os podcasts não são mídias muito recentes, pelo contrário, já existem a mais de 15 anos, porém, nos últimos tempos eles estouraram nas mídias sociais com o “novo” formato de conversas ao vivo e inúmeros canais de cortes no YouTube.
Embora atualmente existam diversos episódios com vídeo disponível no YouTube, diversos podcasts como o Nerdcast, Braincast e o DioCast possuem seus episódios gravados e disponibilizados em aplicativos.
No artigo de hoje, você irá conhecer algumas opções de apps para ouvir podcast no Linux, desde WebApps até aplicativos disponíveis no repositório de seu sistema favorito.
Spotify, muito mais que um app de músicas
Você provavelmente já ouviu falar do Spotify, um cliente de músicas completo com um grande repertório de diversos artistas, para você poder curtir seu som a qualquer momento. De alguns anos para cá, ele trouxe algumas inovações.
Após a grande movimentação do mercado em busca de podcasts, o Spotify trouxe este tipo de mídia para o seu catalogo, integrando em sua interface um reprodutor de podcasts poderoso e totalmente gratuito, diferente de sua ferramenta de músicas.
Além de trazer um reprodutor de podcasts em seu aplicativo, a equipe do Spotify foi muito mais além e passou a fomentar a distribuição deste formato de mídia, patrocinando conteúdos originais da plataforma.
O Spotify é uma das melhores opções para ouvir podcasts no Linux, pois além de ter sua ferramenta de reprodução de podcasts gratuita, você pode utilizá-lo através de sua aplicação Web ou instalá-lo localmente em sua máquina.
GNOME Podcasts, simples e funcional
Outra boa alternativa para você ouvir seus podcasts no Linux é o GNOME Podcasts, que como o próprio nome indica se trata de uma aplicação do projeto GNOME.
A equipe do GNOME trabalha em oferecer uma grande variedade de aplicativos que seguem a identidade visual de seu ambiente gráfico, para que o usuário tenha uma ótima experiência de uso e é claro que não poderia faltar um aplicativo de podcasts.
Assim como as outras aplicações do projeto, o GNOME Podcasts possui um visual bastante simples, com poucas opções e consequentemente, poucos botões. Mesmo com poucas opções ele consegue entregar uma ótima experiência, sendo bastante intuitivo.
Para adicionar podcasts ao GNOME podcasts, você pode adicionar a URL do feed utilizado por eles, ou importar seus podcasts favoritos através de um arquivo OPML gerado através de outro agregador de podcasts que você utilize.
Adicionando através do link do feed RSS
Um dos únicos “problemas” que você pode encontrar com o GNOME Podcast deve ser a importação de seus podcasts favoritos, visto que você deverá coletar os arquivos OPML ou o feed de cada um deles. Mas, após isso, seu app estará pronto e configurado.
O GNOME Podcasts pode ser encontrado nos repositórios oficiais de algumas distribuições, ou através do repositório Flathub, caso você goste de aplicações no formato Flatpak.
Google Podcasts, do seu celular para o computador
O agregador Google Podcasts sempre foi um dos meus favoritos, desde a época em que apenas possuía aplicações para dispositivos móveis.
Com uma interface simples e um mecanismo de busca de poderoso, o Google Podcasts é um dos melhores agregadores de podcasts multiplataforma que temos disponíveis atualmente, possuindo versões para Android, iOS e Web.
Ele está integrado a sua conta Google o que pode facilitar e muito sua vida, já que possui sincronização com sua conta, para que você não perca seus podcasts favoritos após formatar o sistema.
Embora ele possua um filtro de pesquisa de podcasts, você ainda pode adicionar seus feeds de podcast preferidos que não estão listados na pesquisa, além de poder criar uma fila de reprodução de podcasts personalizada.
Para utilizar o Google Podcasts para ouvir podcast no Linux, basta acessar o site do aplicativo em seu navegador de internet favorito.
gPodder, um aplicativo para gerenciar e ouvir podcast no Linux
Um aplicativo que não podia faltar nesta lista é o clássico cliente de podcast gPodder, que está disponível no mercado a mais de 15 anos e vem evoluindo cada vez mais com o passar do tempo.
Ele possui uma interface relativamente simples, com uma barra de navegação entre os podcasts seguidos e ao lado desta barra, acesso aos episódios disponíveis para download.
Após realizar o download do episódio, você pode clicar com o botão direito sobre ele e selecionar a opção reproduzir, com isso, o gPodder irá reproduzir o arquivo de áudio baixado no reprodutor de mídias do sistema.
Embora sua interface pareça um pouco “defasada”, o gPodder é uma das melhores opções para ouvir podcast no Linux, pois é um software extremamente completo, rápido e está disponível na maioria dos repositórios de distribuições, incluindo o Flathub.
Que tal criar seu próprio podcast?
Aqui no blog Diolinux, nós temos o DioCast, onde todas as quartas-feiras às 12:00 falamos sobre um tema diferente, seja uma notícia que repercutiu na semana, um lançamento de um projeto novo, ou apenas uma troca de ideias sobre algo que achamos interessante.
E se você criasse um podcast para “chamar de seu”? Onde você possa contar as histórias que aconteceram com você, debater notícias e assuntos populares? Ou quem sabe espalhar conhecimento pela internet?
Bem, você pode fazer isso e caso não saiba por onde começar, posso te indicar um curso de edição de áudio com o Audacity para produção de podcasts que nos temos disponível no Diolinux Play.
Com ele, posso recomendar o curso de Story Telling para que você domine a arte de contar histórias e, porque não um curso de manipulação de imagens com o GIMP para fazer artes chamativas para seus episódios?
Até o próximo artigo pessoal!