Lancada iniciativa para cacar bugs no KDE
Notícias

Lançada iniciativa para caçar bugs no KDE

A comunidade e os desenvolvedores estão trabalhando em um esforço conjunto para caçar bugs no KDE Plasma. A iniciativa está funcionando como um mutirão, onde as pessoas terão a oportunidade de contribuir com a otimização do ambiente desktop, mesmo que não tenham muito conhecimento técnico sobre desenvolvimento.

O progresso recente dos softwares do KDE

Já faz algum tempo desde que os desenvolvedores do KDE ouvem os pedidos da comunidade e trabalham para tornar os seus softwares mais simples, estáveis e bonitos.

Dando continuidade a esse esforço que está trazendo diversas novidades para tornar os softwares do projeto cada vez mais apropriados para usuários de todos os níveis de conhecimento, os desenvolvedores anunciaram essa caça a bugs no KDE Plasma, que está sendo chamada de “The 15-minute bug initiative” (A iniciativa de bugs de 15 minutos).

O que são “bugs de 15 minutos”?

Segundo o que foi revelado pelos desenvolvedores, o foco dessa iniciativa para caçar bugs no KDE são aqueles problemas que podem ser encontrados dentro de 15 minutos de uso básico do sistema.

Além disso, alguns outros critérios estão sendo utilizados para filtrar os bugs que entrarão para a lista dos que serão solucionados neste “mutirão”. São eles:

  • Bugs que afetam o KDE Plasma em seu estado “default”. Ou seja, não se encaixam aqueles bugs desencadeados por personalização da interface;
  • Os bugs precisam ser 100% reproduzíveis;
  • Algo básico que não funciona. (Ex: um botão não faz nada quando você clica sobre ele);
  • Algum elemento básico da interface está visualmente quebrado;
  • Algo que faça o Plasma ou a sessão parar de funcionar;
  • Se faz necessária uma reinicialização ou comandos no terminal para que um componente do Plasma volte a funcionar;
  • Bugs que tenham sido reportados mais de cinco vezes.

Segundo os desenvolvedores, quanto mais condições, das que foram mencionadas acima, se aplicarem ao bug, maiores são as chances de que um usuário básico do Plasma o encontre ao usar o sistema normalmente.

Os desenvolvedores do KDE irão analisar todos os bugs reportados e com base nos dados acima, decidir quais entrarão para a lista dos “bugs de 15 minutos”.

A iniciativa se aplica a todos os apps do KDE?

No momento, a iniciativa irá, apenas, caçar bugs no KDE Plasma e não nas outras aplicações que fazem parte do projeto.

A razão para isso é simples. Até o momento, já foram reportados quase 100 bugs só do Plasma. Estender esta iniciativa para todos os KDE Apps seria “dar o passo maior que a perna”. De forma que, os desenvolvedores não conseguiriam corrigir rapidamente todos os problemas encontrados.

Como contribuir com a iniciativa para caçar bugs no KDE?

Você pode contribuir com a iniciativa para caçar bugs no KDE Plasma, simplesmente, reportando bugs que você encontrou e se encaixam nas condições mencionadas acima.

Para isso, acesse o “KDE Bugtracking System”, crie a sua conta de usuário e, em seguida, reporte um bug clicando sobre o botão “File a bug”.

caçar bugs no kde

Lembre-se de, antes de adicionar o seu “bug report”, utilizar o campo de pesquisa para verificar se o mesmo já foi reportado por outra pessoa. Você também pode consultar a lista com todos os bugs que já entraram para a lista dos “bugs de 15 minutos”.

Isso é tudo pessoal! 😉

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!