Tecnologia

Intel é a mais nova empresa a se tornar membro da Fundação Blender

O Blender é um dos mais famosos e poderosos softwares de modelagem 3D, utilizado em diversos projetos ao redor do mundo, desde a criação de um pequeno vaso de flores para impressão, chegando a ser utilizado para produzir filmes de animação.

Mantido pela Blender Foundation, uma organização sem fins lucrativos, o Blender é mantido por doações da comunidade e patrocínios corporativos, de empresas que utilizam o software em seus projetos ou simplesmente querem ver essa ferramenta se desenvolver ainda mais.

Pouco tempo após o software chegar em sua versão 3.0, a fabricante de chips Intel resolveu aumentar um pouco mais o seu compromisso com o Blender, se tornando um patrocinador corporativo. 

Intel, uma patrona de respeito

Conhecida mundialmente por ser uma das principais fornecedoras de chips para computador, a Intel já financiava a Fundação Blender como um membro “ouro corporativo” cujo compromisso era fazer a doação de no mínimo € 30.000 (30 mil euros) anuais, cerca de R$ 192.850,00 (cento e noventa e dois mil, oitocentos e cinquenta reais) na cotação atual.

Recentemente, ela elevou seu nível tornando-se um “Patrono corporativo” tendo como responsabilidade de doação, o valor de € 120.000 (120 mil euros) anuais, cerca de R$ 772.801,00 (setecentos e setenta e dois mil, oitocentos e um reais) na cotação atual.

Por se tratar de um membro corporativo de alto nível, a Intel poderá monitorar ainda mais de perto o que está sendo financiado com suas contribuições, além de ser designada a um conselho de membros corporativos e ter contato direto com os desenvolvedores do software.

O que esperar desta parceria?

Já faz algum tempo que a Intel divulgou seu planejamento para os próximos anos e eu acredito que essa parceria não irá beneficiar apenas os usuários do Blender, mas também os usuários de chips Intel.

É possível que nas próximas gerações de processadores e placas de vídeo da Intel, tenhamos diversas otimizações para o Blender, visto que a companhia está acompanhando o desenvolvimento da ferramenta bem de perto.

Em um comunicado à imprensa, Raja Koduri, vice-presidente sênior da Intel e gerente geral do Grupo de Sistemas e Gráficos de Computação Acelerada (AXG) disse:

“A Intel está estendendo sua colaboração e compromisso com a comunidade de código aberto do Blender. Já estamos incorporando a arquitetura cruzada oneAPI, recursos baseados em CPU/GPU e desempenho das bibliotecas do Intel® oneAPI Rendering Toolkit no Blender para beneficiar criadores de todos os tipos. Compartilhamos a mentalidade da Blender Foundation de tornar tecnologias visuais de classe mundial disponíveis para todos por meio de software de código aberto e padrões abertos.”

Utilizando o Blender em seus projetos

Caso você trabalhe com modelagem 3D ou queira iniciar na área, utilizar o Blender em seus projetos pode ser algo benéfico, visto que ele é um software gratuito, open source e possui uma grande comunidade que acompanha seu desenvolvimento.

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O Blender está disponível gratuitamente para download no Windows, Linux e mac OS, através de seu site oficial.

Você utiliza o Blender? O que achou dessa nova parceria da Intel? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!

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Sobre o autor
Olá pessoas, me chamo Carlos Augusto e desde meus 6 anos sou apaixonado por tecnologia, principalmente por computação. Além de tentar ser um projeto de redator, no tempo livre gosto de fazer algumas manutenções e gambiarras!
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